Parnaradio - A Radio Mais Eclética da Web
More Website Templates @ TemplateMonster.com. April 02, 2012!

Desistência de Gesane Marinho expõe fragilidade do PSD para eleições deste ano

Partido de Robinson Faria corre o risco de sair das eleições de 2014 sem garantir bancada na Assembleia Legislativa

Saiba Mais

A decisão da deputada estadual Gesane Marinho (PSD) de não disputar a reeleição expôs a fragilidade do PSD, presidido no estado pelo vice-governador Robinson Faria, para as eleições deste ano. O partido, que só possui duas cadeiras na Assembleia Legislativa (AL), pode sair do pleito sem garantir representação na Casa para a próxima legislatura.

A decisão de Gesane foi uma reação ao fato de o partido não ter uma nominata competitiva para a disputa pela Assembleia Legislativa e ter sido excluído da coligação proporcional pelo PT e o PCdoB, que se coligarão ao PSD na disputa majoritária e na corrida pelas vagas do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados.

Enquanto o deputado estadual José Dias (PSD) mostra confiança, Gesane e o pré-candidato a deputado estadual Galeno Torquato (PSD) ficaram insatisfeitos com o isolamento imposto pelos próprios aliados e aceito por Robinson Faria. Gesane se retirou do projeto político da sigla. Galeno permanece em silêncio.

Se com três candidatos a deputado estadual o PSD corria o risco de eleger apenas um parlamentar nas eleições deste ano, devido ao coeficiente eleitoral, a desistência de Gesane deixa a situação ainda pior. O partido de Robinson, com agora apenas dois pré-candidatos, pode sequer garantir bancada na Assembleia para a próxima legislatura.

O vice-governador ainda tenta reverter a decisão de Gesane. Ele apelou publicamente, em nota enviada à imprensa, para que ela repense a decisão. Mas a parlamentar não esconde sua insatisfação. Antes de ser exposta publicamente, a divergência tentou ser abafada a todo custo. Por não se chegar a um denominador comum, Marinho resolveu referendar sua decisão.

Postado Por www.portalnoar.com 10/06/2014

Fechar

Fiscalização na costa do RN ser

A fiscalização na costa potiguar será intensificada, principalmente em localidades próximas aos hotéis onde ficarão hospedadas as delegações e os árbitros. Para fazer o reforço da segurança e garantir a defesa estadual durante a realização dos jogos na cidade, entre os dias 13 e 24 de junho, 1.500 militares da Marinha do Brasil estarão em Natal, espalhados por diferentes pontos da cidade. Na capital potiguar, a Fragata “União”, o Navio Patrulha “Macau”, o Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” e o Navio Patrulha “Graúna” estarão à disposição para reforçar a segurança marítima.

Saiba Mais

Segundo informações da assessoria de Comunicação da Marinha, em Natal, o trabalho das embarcações serão definidos conforme as demandas. Além de fazer a proteção da costa potiguar, o Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” e o Navio-Patrulha “Grajaú” apoiarão nas ações em Fortaleza. E o Navio-Patrulha “Goiana” seguirá para Recife.

Ainda segundo a assessoria da Marinha, em Natal, a Fifa não passou nenhum direcionamento para a execução dos trabalhos. Hoje (10), às 9h, na Base Aérea de Natal, as Forças Armadas  realizarão uma formatura de Apronto Operacional das tropas de Coordenação de Defesa de Área-Natal. Na ocasião, haverá a apresentação do efetivo da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e das demais instituições envolvidas, além de exposição de aeronaves, viaturas e equipamentos que serão utilizados na Defesa e na Segurança em Natal.

A ‘Fragata União’, uma das esquadras que atuarão em Natal, à serviço da segurança nacional durante a Copa do Mundo no Brasil, chegou à capital potiguar na última quarta-feira, dia 4 de junho e, no dia seguinte, a equipe se reuniu com as autoridades locais para definir os trabalhos de atuação durante o mundial. O Comandante Garrida afirmou que no dia 13 de junho, data do primeiro jogo em Natal, a esquadra já estará no mar. Dessa forma, o trabalho de suspensão da embarcação deve ocorrer no dia anterior, na estreia do Brasil na Copa do Mundo, na cidade de São Paulo.

A “União” foi comissionada em setembro de 1980, como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha. Após 20 anos de trabalhos, ela foi inteiramente restaurada e seguiu no alto estado de prontidão e disponibilidade da classe. A fragata trabalha com uma aeronave orgânica [helicóptero] e conta com hangar, convés de vôo, espaço para acomodações e treinamentos. Além disso, há diversos tipos de radares e oito opções de armamentos à disposição, entre mísseis, canhões, foguetes e metralhadoras.

A equipe já atuou em outras ações importantes: em 2011, passaram nove meses no Líbano. A missão foi a primeira de um navio brasileiro a participar de uma Força-Tarefa Marítima das Organizações Unidas (ONU). 

De acordo com o 2º Tenente, Christiano Bomfim, para a Copa do Mundo, “houve um trabalho de duas semanas de prática na viagem do Rio de Janeiro, base da esquadra, para a capital potiguar, na semana passada. Foram realizados diversos exercícios de adestramento, com o auxílio de outros cinco navios”.

Além do seu próprio efetivo e de seus armamentos, a “União” terá o apoio dos Navios Patrulha do Porto de Natal e do ‘Rebocador Triunfo’, realizando um trabalho conjunto pela orla potiguar. A data de finalização da missão ainda não está definida, mas o Comandante Garriga assegurou que a esquadra permanecerá no Rio Grande do Norte, pelo menos, até o último jogo da Copa na cidade, no dia 24 de junho. Após os trabalhos, a fragata retornará ao Rio de Janeiro.

Ao todo, são 200 homens à disposição do Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA) e do Comando do 3º Distrito. “Nosso trabalho aqui em Natal será baseado em ações de interdição marítima. O serviço é contínuo e por todas as áreas de patrulhamento. Temos radares e dispositivos suficientes à disposição para os procedimentos”, garantiu o Comandante Garriga, capitão da fragata.

Número
200 homens, do total de 1.500, vão estar à disposição do Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA) e do Comando do 3º Distrito durante a realização dos jogos na cidade, entre os dias 13 e 24 de junho

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 10/06/2014

Fechar

Arena das Dunas passa por vistoria antibomba e contra ameaça química

A vistoria em todas as dependências do estádio contou com a participação de 200 homens de vários órgãos de segurança. Foram inspecionados arquibancadas, vestiários, banheiros, elevadores, área de mídia e camarotes.

Saiba Mais

Cerca de 200 homens da Polícia Federal, Polícia Militar (BOPE), Exército, Marinha e Força Nacional, realizaram n0 domingo (8), na Arena das Dunas, em Natal, o procedimento conhecido como lockdown –  uma vistoria conjunta de segurança antibomba e contra ameaça química, biológica, radiológica e nuclear em todas as dependências do estádio como: arquibancadas, vestiários, banheiros, elevadores, área de mídia, camarotes, etc.

Esta foi a última grande vistoria realizada no perímetro interno da arena antes do primeiro jogo da Copa do Mundo que acontece na próxima sexta-feira, entre México e Camarões. Concluída esta etapa de segurança, o estádio passa a funcionar com um controle mais rígido em seu acesso.

A Polícia Federal e os outros órgãos de segurança e de defesa ainda irão realizar vistorias de menor porte antes dos quatro jogos do Mundial que serão realizados na capital potiguar e, também, sempre que as seleções necessitem fazer algum treino de reconhecimento do gramado do Arena das Dunas.

Postado Por www.gazetadooeste.com.br 09/06/2014

Fechar

Com forte gripe, Dilma cancela vinda ao RN

Inauguração do Aeroporto Internacional Aluízio Alves vai contar com a presença do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco e o presidente da Infraero.

Saiba Mais

A presidente Dilma Rousseff cancelou a vinda ao Rio Grande do Norte para inauguração oficial do Aeroporto Internacional Aluízio Alves. De acordo com as primeiras informações, a presidente está com uma forte gripe.

A inauguração do aeroporto de São Gonçalo do Amarante vai contar com a presença do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco e o presidente da Infraero. O voo da FAB está previsto para desembarcar às 9h40.

Postado Por www.nominuto.com 0906/2014

Fechar

Novas obras, novos caminhos

Nesta segunda-feira (9), a Prefeitura do Natal vai entregar o complexo viário no entorno da Arena das Dunas. Porém, nem todas as intervenções estarão finalizadas e prontas para o uso da população. Apesar da liberação, nem todos os trechos estarão acessíveis e, nos dias de jogo, toda a área estará bloqueada. Faltando apenas cinco dias para o início da Copa do Mundo, os natalenses não sabem ao certo como ficará o tráfego de veículos naquela área. Nesta edição, a TRIBUNA DO NORTE traz um mapa mostrando como o trânsito será afetado.

Saiba Mais

Composto de seis túneis, dois viadutos e duas passarelas, o complexo Dom Eugênio de Araújo Salles foi construído em apenas seis meses. Das dez obras, pelo menos uma – o viaduto na marginal da BR-101 –  não estará pronta até o fim da Copa e outra – o túnel da rua Raimundo Chaves – não será liberado para o tráfego amanhã. De acordo com a secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), a  previsão de entrega do túnel é o dia 15 de junho e o viaduto da BR-101 deve ter tráfego liberado no fim de julho.

O secretário adjunto de Operações da Semopi, Caio Múcio Pascoal, garante que a partir de amanhã a Prudente de Morais não terá mais as complicadas intervenções de trânsito que tanto prejudicaram a vida de milhares de natalenses. O trânsito será livre com liberação do viaduto estaiado e dos túneis no cruzamento da avenida Capitão Mor Gouveia e da rua Lima e Silva.

As construções dos equipamentos que serão entregues amanhã já estão concluídas e, de acordo com a Semopi, passam por serviços de limpeza, acabamento e sinalização. Até ontem, 1.450 trabalhadores estavam realizando atividades relacionadas às obras de mobilidade.

Não foi necessário nenhum aditivo no recurso na obra orçado em R$ 222 milhões. De acordo com a Prefeitura, o Regime Diferenciado de Contrato (RDC) – sistema de licitação adotado para estas obras – contempla o objeto contratado com as exigências impostas pelo contratantes. No caso, a empresa teria que entregar no dia previsto já em licitação independente das medidas tomadas para o cumprimento.Hoje, serão inaugurados o viaduto estaiado, de 325 metros de extensão; o túnel da avenida Lima e Silva com a avenida São José; o túnel da avenida Jerônimo Câmara em direção a avenida Prudente de Morais e a passarela nesta mesma avenida. Com estas entregas será liberada toda a avenida Prudente de Morais.


As obras de todo o Complexo Viário de Natal estão orçadas em R$ 222,4 milhões, sendo R$ 179,9 milhões repassados pelo Governo Federal por meio de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e R$ 42,5 milhões de contrapartida da Prefeitura do Natal. A obra é de responsabilidade do consórcio constituído entre a Construtora Queiroz Galvão (60%) e Ferreira Guedes (40%) e foi estimada para ser concluída dentro do prazo de 330 dias.

Pendências

Além do túnel da Raimundo Chaves, o binário da Capitão Mor Gouveia com a Jerônimo Câmara, a macrodrenagem da Arena das Dunas, o viaduto da BR-101 e o serviço de padronização das calçadas não serão concluídos antes dos jogos do Mundial em Natal. A macrodrenagem enfrentou dificuldades durante as chuvas, deve ser concluída dois meses após a Copa e é fundamental para o andamento da obra do binário. Essa, tem previsão de ser liberada em meados de setembro.

Do serviço nas calçadas dos principais corredores viários de Natal e suas vias adjacentes, é visível que não será concluído dentro do prazo previsto. A rua Lima e Silva, no trecho entre a Prudente e a rua São José, é um exemplo, onde diversas calçadas foram quebradas e estão no barro, sem qualquer sinal de que alguma serviço está em andamento. A obra orçada em R$ 24,5 milhões para 55 quilômetros de calçadas executou cerca de 12 km, segundo a Semopi devido a questionamentos do Ministério Público a respeito das adequações de acessibilidade.

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 0906/2014

Fechar

MP identifica problemas no entorno da Arena

Entre os problemas, está a não instalação de grades de proteção no entorno dos túneis e viadutos ainda inacabados. A intenção do Ministério Público do Rio Grande do Norte foi verificar possíveis situações de risco na região das obras de mobilidade urbana no entorno do Arena das Dunas que ainda estão em andamento.

Saiba Mais

Alguns setores de risco para população em trechos das obras de mobilidade urbana no entorno do Arena das Dunas foram identificados pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, durante vistoria na tarde de quarta, 4. Entre os problemas, está a não instalação de grades de proteção no entorno dos túneis e viadutos ainda inacabados.

A intenção do Ministério Público do Rio Grande do Norte foi verificar possíveis situações de risco na região das obras de mobilidade urbana no entorno do Arena das Dunas que ainda estão em andamento.

A vistoria foi realizada por promotores de Justiça com atuação em áreas como o Meio Ambiente, Cidadania e Consumidor. Acompanharam também a vistoria representantes das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Ministério das Cidades, Corpo de Bombeiros e o consórcio responsável pelas construções.

O secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Pereira Neto, que estava presente na vistoria, foi questionado sobres problemas desse tipo e garantiu a conclusão das obras, como a de acessibilidade e drenagem, além da limpeza da área, até a próxima segunda-feira, dia 9.

O grupo de atuação especial do MP formado para acompanhar o planejamento e as ações para a Copa do Mundo FIFA 2014, com atribuição para fiscalizar os processos de construção dessas obras de mobilidade, continuará monitorando os serviços através de relatórios de vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros, que serão apresentados às promotorias de Justiça envolvidas nesse trabalho.

Caso não sejam implementadas as providências para sanar as falhas detectadas, antes da primeira partida do mundial na cidade, o Ministério Público expedirá recomendações aos órgãos responsáveis para cumprimento do que foi assegurado ser feito, sem prejuízo de outras medidas que se fizerem pertinentes.

Nos dias de realização dos jogos da Copa do Mundo em Natal, as vias que dão acesso ao Arena das Dunas serão interditadas, segundo a Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (SEMOPI). As obras inacabadas serão isoladas para segurança das pessoas e da construção, como é o caso do novo viaduto da Avenida Salgado Filho.

Para acesso ao estádio, os torcedores deverão utilizar estacionamentos predeterminados, como é o caso do estacionamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a área externa do Presépio de Natal/Ginásio do DED, em Candelária, e o Caic de Lagoa Nova, além disso, contarão com linhas de ônibus especiais durante os dias das partidas na capital.

Postado Por www.gazetadooeste.com.br 06/06/2014

Fechar

DER/RN garante sinalização do prolongamento da Prudente em oito dias

Trecho do prologamento da Av. Prudente de Morais entre Cidade Satélite e Emaús ficará pronto até o fim da próxima semana

Saiba Mais

O diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN), Demétrio Torres, assegura que o trecho do prolongamento da Avenida Prudente de Morais entre o conjunto Cidade Satélite e Emaús estará devidamente concluído e sinalizado até o fim da próxima semana. Segundo ele, até o fim da primeira quinzena de julho será concluído o viaduto sobre a BR 406 (que liga Natal à Ceará-Mirim), que dá acesso à estrada que leva ao Aeroporto Internacional Aluísio Alves. Ele marca ainda para o mês de agosto a entrega do acesso Sul ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Demétrio Torres conta que as máquinas que estavam trabalhando no prolongamento da Av. Prudente de Morais foram deslocadas para São Gonçalo do Amarante para finalizarem as obras do acesso Norte ao Aeroporto Internacional Aluísio Alves. “A negociação para as desapropriações no trecho final da Av. Prudente de Morais ainda estão acontecendo, por isso levamos o maquinário para esse outra frente de obras, pois era algo mais urgente. Mas estamos com elas de novo na Prudente, finalizando o trecho entre o conjunto Cidade Satélite e Emaús. Até o fim da próxima semana vai estar tudo pronto e sinalizado”.

Conforme o diretor do DER/RN, o trecho entre a BR 101, em Emaús, e ao ponto em que o prolongamento se divide em quatro pistas, ainda nesse bairro, ainda não teve as obras iniciadas por dois motivos: desapropriações e um outro projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). “Descobrimos que havia outro projeto do DNIT para aquela área que conflitava com o nosso. Tivemos que fazer adequações por causa disso e acabamos economizando R$ 22 milhões em obras e desapropriações na área”.

Demétrio diz que, assim que forem definidas as desapropriações, “vamos precisar apenas de 10 a 15 dias para finalizar esse trecho”. Ainda segundo ele, o DNIT já contratou a empresa para trabalhar nesse trecho e deve começar a obra em breve.O diretor do DER/RN informa também que na próxima segunda-feira (9) estará liberado para tráfego de veículos o acesso ao Aeroporto Aluísio Alves por dentro de São Gonçalo do Amarante. “Trata-se do trecho que liga o aeroporto até a RN 106, que vai de São Gonçalo até Macaíba e ao trevo da BR 304”.

Ele afirma ainda que as obras do acesso Sul ao aeroporto já foram iniciadas. “Se você passar por Macaíba hoje, verá que estamos trabalhando na ponte sobre o Rio Potengi, colocando as fundações. As desapropriações já foram concluídas e temos um prazo até agosto para termina-lo”.

Demétrio Torres conta que os desvios feitos para ligar a BR 406 ao acesso que vai ao aeroporto estão devidamente iluminados e sinalizados. “E as obras do viaduto nesse local devem estar totalmente concluídas até a primeira quinzena de julho. Tivemos um problema com essa obra devido à rede de alta tensão que passar por ali, mas também já foi resolvido”.

Postado Por www.nominuto.com 06/06/2014

Fechar

Câmera térmica reforça Potiguar 1

O Rio Grande do Norte recebeu, recentemente, um dos equipamentos anunciados como parte do “legado da Copa” para a área de segurança pública. Com investimento na ordem de R$ 8 milhões do Governo Federal, o helicóptero Potiguar 1, da secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) foi equipado com um imageador térmico aéreo. Entre as missões, o Potiguar 1 vai auxiliar na escolta das delegações e autoridades que estarão em Natal durante o evento esportivo.

Saiba Mais

As imagens geradas pelo equipamento serão enviadas, em tempo real, para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), instalado na Escola de Governo. O imageador chegou ao Estado há algumas semanas, mas foi apresentado à imprensa somente na manhã de ontem, dia 5. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesed, nos últimos dias, agentes da secretaria e da Polícia Militar do Estado (PM/RN) realizaram treinamentos e testes com o equipamento de alta tecnologia.

O imageador pode ser usado diuturnamente para filmagens à a longa distância. À noite, as imagens são captadas por meio térmico. O aparelho contém sistemas de mapas digitais, gravação e de transmissão de vídeo em tempo real. O sistema permite a leitura da placa de um veículo a cerca 750 metros de distância e identificação de pessoas a 10 quilômetros. A transmissão de dados tem sistema com alcance superior a 50 quilômetros.

O equipamento foi instalado na parte externa do Potiguar 1, na parte dianteira da aeronave. O investimento de R$ 8 milhões é do Ministério da Justiça (MJ) através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).

De acordo com o presidente da  Comissão Estadual de Segurança Pública de Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge/RN) e delegado da Polícia Federal, Paulo Henrique de Oliveira Rocha, o imageador será utilizado em várias missões. Entre elas, está o auxílio às escoltas das seleções e comboios de autoridades. “O equipamento será usado em vários momentos. No momento das escoltas, o helicóptero vai à frente do comboio para captar imagens do trânsito e, se necessário, informar sobre a necessidade de mudança de rota”, contou. “É um aparelho muito importante. O custo é mais elevado do que o próprio helicóptero e ficará aqui no Estado após a Copa”, ressaltou.

Entre as atividades da Polícia Militar onde o imageador pode ser usado, destaca-se a vigilância e patrulha aérea, comando e controle de operações especiais, apoio à perseguição e captura, monitoramento ambiental e monitoramento de trânsito.

Câmeras
As imagens geradas pelo novo equipamento da Sesed serão enviadas para o CICCR e devem se unir às imagens das outras 200 câmeras responsáveis pelo monitoramento eletrônico em Natal durante a Copa do Mundo. No entanto, faltando exatamente uma semana para o primeiro jogo na Arena das Dunas, nem todos os equipamentos anunciados pelo Governo do Estado foram instalados. No entorno da Arena das Dunas, a empresa responsável pelo serviço trabalha na fixação das estruturas de metal que darão suporte às câmeras.

Na Via Costeira – corredor que será utilizado no deslocamento das delegações de seleções e autoridades – os postes já foram fixados. Naquela área, serão pelo menos nove equipamentos ao longo da via.

Além das câmeras extras que se somam aos equipamentos já em operação da Sesed e Prefeitura do Natal, a capital do Estado ainda não recebeu um caminhão anti-tumulto. O veículo é dotado de canhões que disparam jatos d’água para dispersar aglomerações. Segundo Paulo Henrique, as pendências serão resolvidas até antes do início da Copa. “Estamos recebendo o caminhão nos próximos dias. As  câmeras também serão instaladas. No total, são mais de 200 câmeras além de alguns dispositivos móveis que vão estar com os policiais que podem transmitir imagens para o CICCR”, contou.

Ainda de acordo com o delegado, o Rio Grande do Norte recebeu investimento de R$ 80 milhões referente à área de segurança pública. “A Sesge investiu esse valor no Estado. É um investimento que ficará permanente”, colocou.

Simulação
A estrutura da segurança e defesa para Copa do Mundo será testada hoje. Militares das Forças Armadas, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), homens da Polícia Federal (PF), Corpo de Bombeiros, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e outros profissionais de instituições ligadas ao evento participarão, logo mais, a partir das 13h, de uma simulação de acionamento de bombas e/ou ataque por meio de agentes Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares na Arena das Dunas. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Marinha, mas não há outros detalhes do evento. A imprensa não terá acesso ao estádio durante o treinamento.  Foi informado também que haverá uma simulação de contaminação com aproximadamente 50 figurantes que serão atendidas no posto de descontaminação instalado ao lado do estádio, na BR-101.

Bate-papo - Paulo Henrique Oliveira Rocha
Presidente da Coesge/RN e delegado da PF/RN

Que função tem o imageador térmico aéreo?
Ele tem capacidade de me enviar uma imagem com alta definição, transmitir para o CICCR e me informar a posição geográfica que o objeto está. O aparelho custa R$ 8 milhões.

Onde ele será usado?
São várias missões. Uma delas é fazer o acompanhamento das escoltas. Ele vai sempre posicionado um pouco à frente das escoltas para saber como está o terreno e informando ao CICCR para que, numa situação de emergência, decidir por uma mudança de rota.

Por falar em rota, por onde os torcedores terão acesso à Arena?
São três entradas pelo acesso Sul (voltado para a BR-101), por baixo do viaduto que está sendo construído. Fora essas três entradas, há os acessos no ponto Norte que ocorrerão pela avenida Lima e Silva, próximo à avenida Prudente de Morais.

O acesso Sul está viabilizado?
Há uma compromisso da Prefeitura do Natal e da própria construtora de entregar aquele local limpo, sem restos de obras e isolado para que todos cheguem com segurança

Onde estarão instalados os detectores de metal?
São duas baterias de “mag and bag” – áreas parecidas com aquelas existentes em aeroportos onde colocamos as malas – para análise de bolsas e detector de metais. Uma em cada local de entrada.

A segurança pública vai agir nesses “mag and bag”?
O acesso ao estádio é uma área privada da Fifa. A nossa função, como segurança pública, é garantir que as pessoas cheguem a esses entradas com segurança. A revista apenas ocorrerá nas catracas e será feita pelos seguranças privados do COL/Fifa. Embora, nas proximidades, teremos segurança pública para agir em qualquer ocorrência ou suspeita.

A presença da delegação dos Estados Unidos preocupa?
Claro que ela inspira um pouco mais de cuidado por todo contesto geopolítico que envolve o país. Existirá um reforço, mas, por questões de segurança, não podemos divulgar números. E faço uma ressalva: aqui, no Rio Grande do Norte, teremos um reforço com relação à delegação americana. Em outros Estados, existe previsão de reforço em outras delegações.

Já estão confirmadas, nas redes sociais, pelo menos duas manifestações em Natal durante a Copa. A segurança pública tem essa informação?
Essa área é reservada. Não posso lhe dar detalhes. O que posso garantir é que a gente tem efetivo suficiente para fazer acompanhamento de qualquer tipo de manifestação: pacífica ou violenta. A gente tem a estrutura necessária para dar resposta. Quando digo resposta, não é reação ou repressão. Pode vir a ser. A manifestação pacífica é um direito do cidadão. Ele pode fazer, desde que respeitado os limites da lei.

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 06/06/2014

Fechar

Rosalba vai para o confronto direto contra Agripino na convenção do DEM

Governadora não entrega os pontos e tentará reverter decisão do diretório estadual, que preteriu sua candidatura, na convenção

Saiba Mais

Se engana quem pensa que acabou. A novela do racha do DEM entre a governadora Rosalba Ciarlini e o senador José Agripino terá novo capítulo no próximo dia 15 de junho, durante a convenção do partido que vai definir as diretrizes da sigla para as eleições deste ano. Há quem garanta que não tem nada definido e tudo pode acontecer.

Personagens antagônicos na trama, Rosalba e Agripino buscam apoios dos delegados do partido aos seus posicionamentos. A governadora quer ser candidata à reeleição. O senador defende a coligação com os partidos que sustentam a candidatura do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) ao governo. O conflito foi armado e promete novos golpes.

Na primeira fase da disputa, Agripino derrotou Rosalba por 45 a 10, em votação no diretório estadual (clique no link e veja a matéria).

O segundo round será na convenção, quando votam os delegados do Partido, representantes dos diretórios municipais. É aí que Rosalba pretende reverter a tendência da sigla e consagrar sua candidatura.

Nos bastidores, o grupo da governadora tem conversado com os delegados da legenda, para garantir a maioria no dia da convenção. Ela argumenta a legitimidade do seu direito de ser candidata. Os interlocutores rosalbistas apostam que conseguirão a maioria, tendo como principal argumento as divergências das bases com o PMDB e o PSB.

Já Agripino, para convencer seus liderados, argumentará que Rosalba não tem condições de disputar a reeleição por estar inelegível, devido a uma condenação por abuso de poder econômico nas eleições de 2012 em Mossoró, e não tem partidos aliados que viabilizem o crescimento do partido na proporcional, além, é claro, dos altos índices de rejeição e reprovação de seu governo e de sua atuação como gestora.

Postado Por www.portalnoar.com 05/06/2014

Fechar

Justiça Federal aceita denúncia contra envolvidos na Operação Assepsia

Ex-prefeita Micarla de Souza está entre os denunciados por supostas fraudes em licitações envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde.

Saiba Mais

O Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara, aceitou quatro processos de denúncia envolvendo a Operação Assepsia, onde supostamente teria ocorrido fraudes em licitações envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Natal. No total, 32 pessoas estão envolvidas, incluindo a ex-prefeita, Micarla de Souza.

O processo inicialmente tramitava na Justiça Estadual, mas foi enviado para o Judiciário Federal, por envolver recursos da União. Desde o dia 5 de fevereiro de 2014 o processo foi encaminhado ao Ministério Público Federal para análise e parecer. Os autos foram novamente entregues à Justiça no dia 30 de maio e o magistrado Walter Nunes, três dias depois de receber a denúncia apresentada pelo MPF já emitiu decisão recebendo os quatro processos.

Na decisão, o Juiz Federal Walter Nunes ratificou os atos introdutórios, todas as provas até agora produzidas e igualmente os atos decisórios praticados pela Justiça Estadual na presente ação penal e nos processos acessórios. Ele também deferiu o compartilhamento de provas colhidas nos processos de busca e apreensão, quebra de sigilo telefônico, de dados, bancários e fiscais, instaurados contra Micarla Araújo de Souza Weber, Miguel Henrique Oliveira Weber, Thiago Barbosa Trindade, Alexandre Magno Alves de Souza, Anna Karina Cavalcante da Silva, Bruno Macedo Dantas, Thobias Bruno Tavares Gurgel, Carlos Fernando Pimentel Bacelar Viana, Francisco de Assis Rocha Viana, Antônio Carlos Soares Luna, Annie Azevedo da Cunha Lima e das pessoas jurídicas de direito privado a eles pertencentes.

Ao analisar que o processo deve tramitar na Justiça Federal, o magistrado ressaltou “as condutas delituosas constantes na denúncia, de fato, ainda que os recursos tenham sido incorporados ao patrimônio do Município, a sua origem era federal e, ademais, continuaram sob fiscalização do TCU, de modo a demonstrar, de forma evidente, o interesse da União quanto à utilização das verbas para os fins a que foram destinadas”.

O Ministério Público Federal noticiou, na denúncia, que no período de outubro de 2010 a junho de 2012 ocorreram ilícitos na Secretaria Municipal de Saúde de Natal, referentes à contratação de suposta organização social denominada Associação Marca para Promoção de Serviços, no valor global de R$ 24.415.272,31.

Postado Por www.nominuto.com 05/06/2014

Fechar

UOL: Pior governadora do Brasil, Rosalba Ciarlini tem reeleição vetada pelo DEM

Com a pior avaliação entre os governadores do Brasil, segundo a pesquisa CNI/Ibope, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), não vai concorrer à reeleição, em outubro.

Saiba Mais

O partido Democratas decidiu em votação, nessa segunda-feira (2), que vai abrir mão da candidatura dela para fortalecer a chapa proporcional e ampliar a aliança com outras legendas.

Entre os 59 presentes, foram 45 votos a favor de priorizar a chapa contra dez que defendiam candidatura própria. Houve ainda um voto em branco, um nulo e duas abstenções.

Ao ser informada do resultado, Ciarlini chegou a chorar e saiu antes que a reunião terminasse. A governadora defendeu que o partido deixasse para definir o caso na convenção, no dia 15 de junho, mas os outros filiados não concordaram.

"Para fazer um arco de alianças, precisamos ter solidariedade do partido e não sei por que isso não está sendo feito. Só estão se preocupando com a questão da proporcional", reclamou Ciarlini.

Questionada se vai recorrer na Justiça da decisão, ela deixou no ar a possibilidade, respondendo apenas: "Vamos aguardar".

O presidente do Democratas, senador José Agripino Maia (RN), afirmou que não tem dúvidas de que a executiva nacional do DEM vai homologar a decisão dos membros da legenda no Estado.

"Os números falam por si só e não preciso tecer nenhum comentário. De 57 votos, 45 membros do diretório votaram pela coligação proporcional, e essa é a recomendação da executiva estadual. De forma democrática, todos tiveram a oportunidade de falar, manifestar as suas opiniões. O contraditório se estabeleceu, para que cada um votasse conforme as suas convicções", disse Agripino.

Piores índices

A atuação no governo de Rosalba Ciarlini Rosado teve a pior avaliação entre os 26 Estados e o Distrito Federal, segundo a mais recente pesquisa CNI/Ibope, divulgada em dezembro.

Dos entrevistados, apenas 7% consideram o governo de Rosalba ótimo ou bom.

Ela também tem a pior colocação na avaliação da maneira de governar, com 13%, e apresentou o pior índice de confiança, com 11%. (por Aliny Gama, do UOL, em Maceió, em 03/06/2014, às 14h39)

Postado Por www.omossoroense.com.br 04/06/2014

Fechar

COL corre contra o tempo e crê em ‘milagre’ por estruturas temporárias na Arena das Dunas

Termo foi utilizado pelo italiano Marco Sansoni, gerente de serviços ao espectador do COL, que acredita que a estrutura estará em pleno funcionamento

Saiba Mais

O atraso na instalação dos assentos móveis e demais estruturas temporárias que darão suporte a operação da Arena das Dunas durante os quatro jogos da Copa do Mundo preocupa o Comitê Organizador Local (COL) que chega a esperar um “milagre” para que todos os itens estejam em funcionamento no dia 13, primeiro jogo em Natal.O termo foi utilizado pelo italiano Marco Sansoni, gerente de serviços ao espectador do COL. Segundo ele, a preocupação existe, mas ele acredita que na primeira partida, toda a estrutura estará em pleno funcionamento para atender aos torcedores.

“Tenho bastante experiência para responder que já vi acontecer milagres, coisas que não dá para acreditar, mas de um dia para outro, acontece. E não tenho dúvida de que isso aqui vai acontecer, isso aqui é Copa do Mundo, e todo mundo trabalhando para as coisas acontecerem”, disse Sansoni que afirmou a descrença na construção dos estádios se desfez anos depois. “Quando cheguei no Brasil em 2012, todos diziam que os estádios não ficariam prontos. Estão todos prontos”, destacou.

Ele revelou ainda que um plano de contingência já está sendo pensado para caso haja algum imprevisto na conclusão da instalação. “Como gerente de serviço ao espectador, é óbvio que estou preocupado. Inclusive, minha equipe tenta arrumar um plano de contingência para na hora que precisar. Estamos trabalhando perto da equipe da bilheteria para achar soluções, uma vez que já aconteceu isso na Copa das Confederações com problemas de assentos e foram resolvidos.”

A Arena das Dunas, na área interna e externa, é um verdadeiro canteiro de obras. Estruturas temporárias para atendimento ao torcedor, ampliação de cabines, instalação de assentos, cabos de telecomunicações e outros aparatos estão sendo disponibilizados.  Sansoni admite que o prazo para que tudo seja concluído é curto, mas ele garante que será cumprido. “Não tem nem duas semanas que os estádios estão nas mãos da Fifa, o cronograma  é espetado, mas vai acontecer com o primeiro jogo, tudo perfeito”, diz.Obras ameaçam segurança

Outro ponto que já havia sido cobrado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na visita a Natal na semana passada, e que foi reiterado por Sansoni está relacionado às obras no entorno da Arena das Dunas, em especial, do viaduto na marginal da BR-101 que não deverá ser concluído antes do mundial.

“Não são as condições ideais, com certeza, com o que estamos planejando. Por isso, orientamos aos torcedores a chegarem cedo para evitar chegada de multidão em cima da hora e que por causa das obras no estado do viaduto da entrada Sul, poderia impactar seriamente na segurança do evento”, disse.

Sansoni orienta aos torcedores que, para minimizar os eventuais problemas na mobilidade, utilizem não apenas o transporte público, mas procure especialmente aquele que levará próximo ao seu portão de acesso. Ele promete a presença de centenas de voluntários no entorno da Arena para dar orientações e garantir o acesso tranquilo ao estádio.  “Andar o mínimo possível vai ajudar a melhorar a experiência de cada um. Torcedor bem informado é torcedor feliz e vamos trabalhar para que todos cheguem com o máximo de informação possível”, disse.


Postado Por www.portalnoar.com 04/06/2014

Fechar

Governo do Estado sai na frente e anuncia expediente para o período da Copa

Aos poucos novas providências vão sendo adotadas para o período do mundial de seleções. A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos divulgou o calendário de expediente dos órgãos e entidades do Governo do Estado (exceto os de serviços essenciais) durante os jogos da Copa do Mundo em Natal e da seleção brasileira em outras capitais, no período de 12 a 24/6, sem prejuízo da prestação de serviços considerados essenciais. O calendário serve para todo o território do Rio Grande do Norte.

Saiba Mais

O decreto foi publicado na edição de quinta-feira, 29, do Diário Oficial do Estado. O documento traz o seguinte calendário de como funcionarão os órgãos públicos estaduais no período dos jogos. No dia 12/6 (5ª feira) - expediente das 8h às 12h (Brasil X Croácia, às 17h, em São Paulo); no dia 13/6 (6ª feira) - Ponto Facultativo (Camarões X México, às 13h, na Arena das Dunas); no dia 16/6 (2ª feira) - Ponto Facultativo (Gana X Estados Unidos, às 19h, na Arena das Dunas); no dia 17/6 (3ª feira) - expediente das 8h às 12h (Brasil X México, às 16h, em Fortaleza); no dia 19/6 (5ª feira) - Feriado de Corpus Cristhi (Japão X Grécia, às 19h, na Arena das Dunas); no dia 23/6 (2ª feira) - expediente das 8h às 12h (Brasil X Camarões, às 17h, em Brasília) 24/6 (3ª feira) - Ponto Facultativo (Itália X Uruguai, às 13h, na Arena das Dunas).
Outros segmentos deverão tomar a mesma atitude, suspendendo ou tornando ponto facultativo em dias de jogos do mundial. Nos municípios, por exemplo, as prefeituras devem adotar um calendário especial, assim como setores ligados à Justiça, com possíveis mudanças no horário de expediente dos fóruns. O calendário dos jogos deverá atingir também o ano letivo.

Postado Por www.omossoroense.com.br 31/05/2014

Fechar

Agência dos Correios de São Rafael é roubada e suspeitos levam R$ 6

Suspeitos chegaram em uma moto e anunciaram o assalto, mas só conseguiram levar o valor de R$ 6.

Saiba Mais

Os constantes assaltos à agências dos Correios em todo o Rio Grande do Norte já viraram estatísticas para a Polícia. E nessa sexta-feira (30), mais um caso foi registrado em São Rafael só que dessa vez os suspeitos levaram apenas R$ 6. 

De acordo com as testemunhas, cinco homens armados chegaram em duas motos e anunciaram o assalto, mas no momento a agência tinha apenas o valor de R$ 6 guardado.

Os suspeitos foram embora e assaltaram lojas do comércio da cidade e no fim da noite acabaram presos pela Polícia. O crime será investigado pela Polícia Federal.

Em recente matéria publicada no Nominuto, a situação da segurança pública foi abordada e os Correios anunciaram que no Rio Grande do Norte serão investidos mais de 12 milhões de reais em segurança nas agências.

O primeiro assalto à agência dos Correios de São Rafael foi no dia 31 de janeiro, onde apenas um homem armado conseguiu render todos os clientes e funcionários e levou uma quantia não divulgada. o segundo assalto foi registrado no dia 10 de fevereiro.

Postado Por www.nominuto.com 31/05/2014

Fechar

No final, um motivo de alegria

Com dois marcados após os 44 minutos da segunda etapa, o América que sofreu bastante para furar o bloqueio defensivo da Luverdense, mas conquistou uma importante vitória no retorno do clube ao estádio Nazarenão, ontem pela série B do Brasileiro. O primeiro, de Rodrigo Pimpão, batendo de voleio, foi digno da instalação de uma placa como o gol mais bonito já marcado desde a inauguração da praça esportiva na cidade de Goianinha. Adriano Pardal fechou o placar aos 48 minutos, se aproveitando do erro na linha de impedimento do representante mato-grossense.

Saiba Mais

Apesar de ter o domínio territorial da partida em toda etapa inicial, a equipe natalense encontrou dificuldade para se livrar da marcação da Luverdense, que parece ter ido a campo com a função exclusiva de não deixar o adversário jogar. Tanto, que o goleiro Fernando Henrique não teve o menor trabalho, se transformando num mero expectador do que aconteceia dentro de campo.

Sem a figura de um armador, devido a contusão de Arthur Maia, e a timidez apresentada por Daniel Costa, escolhido como o substituto do camisa dez titular,  as oportunidades claras de gol do lado alvirrubro foram raras. Apesar de sofrer alguns sustos, o goleiro adversário também não teve lá grande trabalho devido a falta de pontaria dos atacantes americanos.

Nas duas únicas oportunidades reais dessa etapa, a primeira ocorreu num cruzamento perigoso de Marcelinho pela direita, que não se transformou em gol por que  a zaga adversária conseguiu cortar a bola para escanteio antes que ela chegasse aos pés de Max. Na segunda, o mesmo Max dominou uma bola na frente da grande área, percebeu a entrada de Rodrigo Pimpão pela esquerda, tocou, mas o seu companheiro de ataque chutou cruzado, praticamente na cara do gol e acabou errando o alvo, com Daniel Leite apenas acompanhando a trajetória da bola rumo a linha de fundo. No segundo tempo, mesmo disposto a sair um pouco mais em busca de um resultado melhor, o forte da Luverdense continuou sendo a destruição das jogadas ofensivas americana.

Com uma postura um pouco mais ofensiva, a equipe passou a rondar mais a área do goleiro Fernando Henrique, criando situações de perigo, mas seus atacantes levaram desvantagem ante os zagueiros do time potiguar.

Ciente de que a igualdade não interessava, o América manteve a postura ofensiva, a ponto de o zagueiro Cleber ter sido o responsável em obrigar o goleiro Gabriel Leite a realizar duas grandes defesas, desviando duas bolas cruzadas na área após cobrança de escanteio. Walber, que entrou na lateral, na etapa final, ainda chegou a acertar uma bola na trave.

O gol, que amadurecia, só saiu aos 44 minutos quando Walber desceu pela direita e realizou um cruzamento, na medida, para Pimpão subir e bater de voleio, sem chance de defesa para o goleiro. Neste momento o que era apreensão se transformou em festa na arquibancada, que aumentou, aos 48, quando Pimpão acertou um excelente lançamento para Adriano Pardal invadir a área, em velocidade, se livrar do goleiro e tocar para o fundo da rede, decretando o resultado final.

Ficha técnica
América (2): Fernando Henrique; Marcelinho (Wálber), Cléber, Roberto Dias e Paulo Henrique (Adriano Pardal); Fabinho, Jean Cléber e Wanderson; Daniel Costa (Jéferson); Rodrigo Pimpão e Max. Técnico: Oliveira Canindé
Luverdense (0): Gabriel Leite; Raul Prata, Renato, Braga e Edinho; Carlão (Júlio Terceiro), Jean Patrick, Washington e Rubinho; Léo Valério (Samuel) e Reinaldo (Lê). Técnico: Júnior Rocha
Local: Estádio Nazarenão (RN)
Árbitro: Diego Almeida Real-RS
GOLS: Rodrigo Pimpão/AME (44’/2ºT) e Adriano Pardal/AME (48’/2ºT)

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 31/05/2014

Fechar