Parnaradio - A Radio Mais Eclética da Web
More Website Templates @ TemplateMonster.com. April 02, 2012!

RN é primeiro lugar em geração de energia eólica no Brasil

Os bons números são da Agência Nacional de Energia Elétrica que destaca o RN com 736,7 MW de capacidade instalada nos 29 parques em operação.

Saiba Mais

O Rio Grande do Norte é hoje o estado brasileiro com maior capacidade instalada de energia gerada por parques eólicos. Os bons números são da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que destaca o RN com 736,7 MW de capacidade instalada nos 29 parques em operação. 

Em primeiro lugar no ranking da Agência, o Rio Grande do Norte superou o Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul, e atualmente tem 52 parques eólicos em construção que aumentará em 1447,6 MW a capacidade instalada. Até 2018 deverão ser construídos outros 49 parques, representando mais 1349,7 MW de energia gerada em solo potiguar.

“Os bons ventos do RN colocam o nosso estado em primeiro lugar no Brasil. Isso tudo é resultado do nosso trabalho e nos orgulha saber que estamos ajudando a desenvolver o país com energia renovável”, disse a Governadora Rosalba Ciarlini.

Para garantir a competitividade do estado, o Governo – via Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) - tem atuado junto ao Ministério de Minas e Energia para permitir ao RN uma melhor infraestrutura em linhas de transmissão. Um leilão de transmissão será realizado pela ANEEL no dia 09 de maio e contemplará o RN com quatro novas linhas, que somadas as já existentes, assegurarão o escoamento de projetos de geração a médio e longo prazo.

Com investimentos privados da ordem de R$ 14 bilhões no setor eólico, a estimativa do Governo do Estado é que o segmento se mantenha em crescimento nos investimentos privados, emprego e renda. 

Postado Por www.nominuto.com 14/04/2014

Fechar

Flamengo empata nos acréscimos e é campeão carioca; conheça outros campeões estaduais

Flamengo empata nos acréscimos e é campeão carioca; conheça outros campeões estaduais

Saiba Mais

Parecia que o Vasco voltaria a ser campeão em cima do Flamengo depois de mais de 20 anos sem vencer o maior rival em uma final de campeonato estadual, mas o gol de empate aos 46 minutos do segundo tempo garantiu mais um título do Campeonato Carioca para o rubro-negro.O Cruz-mailtino abriu o placar aos 30 minutos do segundo tempo. Douglas cobrando pênalti deslocou o goleiro Felipe do lance para fazer 1 a 0.


O empate rubro-negro veio apenas aos 46 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Wallace cabeceou forte e a bola bateu no travessão. No rebote, Marcio Araújo, impedido, mandou a bola pro fundo do gol.

O resultado de empate garantiu ao Flamengo o 33º título estadual de sua história. O clube é o maior vencedor do Campeonato Carioca.

Outros estaduais:


Em São Paulo, a vitória do Santos por 1 a 0 sobre o Ituano neste domingo levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o goleiro Vágner defendeu a cobrança de Neto e garantiu o título para a equipe do interior. Após dez anos, um clube de menor expressão volta a vencer o Paulistão. O último campeão foi o São Caetano, em 2004.

No Rio Grande do Sul, o Internacional se tornou tetracampeão gaúcho. Sob a batuta do maestro argentino D'Alessandro, o Colorado aplicou uma goleada de 4 a 1 sobre o maior rival Grêmio e levou para o Beira-Rio seu 43º título estadual.

Em Minas Gerais, o Cruzeiro ficou com o título após empatar com o Atlético-MG nos dois jogos finais. O 0 a 0 neste domingo deu à Raposa seu 37º título do Campeonato Mineiro.

Na Bahia, o Esporte Clube Bahia levantou a taça depois de um empate em 2 a 2 contra o maior rival, o Vitória. O goleiro Marcelo Lomba foi o responsável por erguer o troféu de campeão.

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 14/04/2014

Fechar

Açude público de Riacho da Cruz amanhece transbordando

Na manhã de terça-feira passada, 8, a população do município de Riacho da Cruz teve uma bela surpresa: a sangria do açude público da cidade. Nos últimos dias, as chuvas que caíram no entorno dos rios que abastecem o reservatório foram satisfatórias, fazendo com que o nível de água armazenada subisse e o açude viesse a transbordar nesta semana.

Saiba Mais

A notícia alegra não somente a população da cidade, mas também das cidades vizinhas que são abastecidas pelo açude público de Riacho da Cruz. 

Apesar da estiagem prolongada que assolou o Nordeste nos últimos anos, o açude manteve um nível satisfatório, mas que ao mesmo tempo preocupava, pois, o reservatório abastece, além da cidade de Riacho da Cruz, a zona urbana e algumas comunidades rurais das cidades circunvizinhas de Viçosa e Portalegre. 

As chuvas trazem alegria principalmente para o agricultor nordestino, que depende de pequenos roçados para sobrevivência. A manhã da terça-feira também teve um fenômeno da natureza que chamou bastante a atenção dos moradores. Aqueles que acordaram cedo tiveram a chance de ver uma densa névoa que cobriu grande parte da cidade, deixando as ruas com clima bastante agradável e uma paisagem diferente.

Postado Por www.gazetadooeste.com.br 11/04/2014

Fechar

Seturn anuncia que não irá mais operar em linhas da zona Norte e Campus

Consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Natal, Nilson Queiroga explicou os motivos.

Saiba Mais

O transporte coletivo de Natal será modificado nas próximas semanas com a mudança anunciada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Natal (Seturn) de que irá suspender o transporte em duas linhas. A notícia foi comentada pelo consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros, Nilson Queiroga em entrevista ao RN Acontece da Band nesta quinta-feira (10).

“Estamos devolvendo linhas deficitárias que custam ao Seturn o valor de R$ 1 milhão por mês. Vivemos uma crise no transporte urbano de Natal muito maior do que se pensa”, argumentou.

De acordo com Nilson, o transporte coletivo está há 40 meses sem reajuste tarifário e passa por dificuldades financeiras. “O último reajuste foi em Janeiro de 2011 e já tivemos três reajustes de pessoal e teremos o próximo no dia 1º de maio. O sistema esta a beira de um colapso”, alerta.

O consultor técnico disse ainda que foi encaminhado a justiça o comunicado detalhando a situação financeira do transporte. “O movimento que ocorreu no ano passado [movimento estudantil para garantir redução na tarifa de ônibus] fez com que se voltasse a tarifa original e não foi dado nenhum benefício tributário para isso”, explicou.

Segundo Nilson Queiroga, nas outras capitais, como Rio de Janeiro e Brasília, o governo garantiu isenção de impostos e redução na carga tributária. “Na maioria das capitais, o governo concedeu isenção ISS e ICMS para óleo diesel para equalizar as receitas e despesas, mas aqui o Governo e a Prefeitura não foram sensíveis”, frisa.

As linhas que serão “devolvidas” são as que trafegam pelo Norte Shopping, com 4 veículos e que será substituída por 8 veículos alternativos e a o campus, que hoje tem 7 veículos e que terá a demanda de pelo menos 14 veículos alternativos. “Com a mudança, os passageiros terão a maior freqüência de veículos e menor tempo de espera”, detalha.

A justificativa é que os alternativos tem um custo inferior as empresas e oferecem melhores condições. “A cooperativa viu com bons olhos e o subsecretário também. Só o Sitoparn que foi convidado para a reunião e não participou”, descreveu.

Sobre a bilhetagem única, Nilson argumentou que a implantação começou em dezembro de 2012 e disse que a mídia e parte da classe política é desinformada. “Eu vejo uma grande desinformação na mídia e em parte da classe política, porque já foi implantada a há muito tempo. Temos hoje, dos 82 veículos, 41 já estão operando com o método e já atingimos 80% de todos os alternativos”, garante.

Postado Por www.nominuto.com 11/04/2014

Fechar

Rixa entre torcidas apontada como causa do assassinato de um homem no bairro Nova Betânia

Um acerto de contas ontem à tarde, envolvendo briga de gangues de torcedores de times rivais de Mossoró, resultou na morte de uma pessoa e outras duas feridas à bala, no bairro Nova Betânia. Fabrício de Souza, 26, foi assassinado a tiros na avenida Diocesana, quando caminhava na companhia do seu irmão Frankmar da Silva, 20, e do amigo Thiago da Silva Gomes, 28. Estes dois últimos foram baleados e conduzidos pelo Samu ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), onde estão internados.

Saiba Mais

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, por volta das 17h, as três vítimas caminhavam em via pública quando dois elementos em uma motocicleta se aproximaram e atiraram neles. Os tiros acertaram as costas de Fabrício de Souza, que morreu no local. Enquanto que Frankmar e Thiago foram baleados no pescoço e pernas, e não correm risco de morte.
Os policiais que atenderam a ocorrência ouviram de familiares e populares que os tiros tinham como alvo Frankmar, que é integrante de uma torcida organizada do Baraúnas. Os motivos da morte e dos atentados serão esclarecidos no inquérito policial da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom).

Postado Por www.omossoroense.com.br 11/04/2014

Fechar

América vai enfrentar maratona

A Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), promoveu, novas alterações na tabela do 2º turno do Campeonato Estadual e divulgou as datas da final da competição, entre América e Globo. Como previsto, a disputa estadual vai ser definida depois do início da série B do Brasileiro. A primeira partida da decisão vai acontecer no dia 16 de abril, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, às 20h30.

Saiba Mais

O jogo de volta está marcado para o próximo dia 30,  na Arena das Dunas, no mesmo horário.Sendo que, nesse meio tempo de duas semanas entre um jogo e outro, o América ainda faz a partida de volta, contra o Boavista/RJ, pela Copa do Brasil, no dia 23 e dois jogos pela série B do Brasileiro. A estreia, no dia 19 de abril, contra o Avaí e no dia 25 do mesmo mês, diante do Oeste. Além disso, ainda tem o clássico potiguar, contra o ABC, marcado para o dia três de maio. Serão seis jogos em 17 dias, o que preocupa o médico americano, Maeterlink Rêgo.

“É muito preocupante. Temos que ter um elenco de qualidade e quantidade para conseguirmos manter o bom nível do time nessa maratona que iremos enfrentar. Infelizmente, a tabela do Estadual teve que sofrer alterações, já que o América se encontrava disputando três campeonatos (Copa do Nordeste, Brasil e Estadual) e acabamos sendo penalizados. O principal, no ponto de vista da Federação, é terminar o campeonato. Mas, eles não tem culpa do que está acontecendo. São coisas que acontecem”, disse o médico alvirrubro.

A certeza é de que os jogadores Dener e Alex Barros não vão enfrentar o Potiguar, amanhã, às 17h, no estádio Nazarenão, por contusões. O zagueiro Cléber e o atacante Rodrigo Pimpão, suspensos, também estão fora.

Leandro Pedro Vuaden, árbitro FIFA-RS vai ser o responsável por comandar o primeiro jogo da decisão do campeonato estadual. 

Pelo lado do Potiguar, o time quer a vitória, para manter o bom momento,  e fechar o Estadual com outra vitória sobre o Globo, na segunda-feira.

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 11/04/2014

Fechar

ABC anuncia mais reforços e reformulação

O executivo de futebol do ABC Rogério Marinho avisou que, com o final da participação do clube no Estadual, foi iniciada a etapa de reformulação do elenco visando a série B do Brasileiro. Antes mesmo de divulgar a lista dos jogadores que não estão nos planos do treinador Zé Teodoro, já estão sendo anunciados os nomes de alguns reforços.

Saiba Mais

Ontem  o zagueiro Liel, ex-Penapolense,  foi confirmado, junto com o atacante João Henrique, ex-Comercial/SP,  e o zagueiro Roboson, que vem da Aparecidense/GO .“Essa reformulação vai acontecer. Nós estamos tendo cuidado nas negociações e aqueles atletas que não vão ficar iremos  conversar com os seus representantes, para deixar tudo certo com eles. Não queremos deixar nenhuma pendência com ninguém. Possivelmente esses terão os nomes divulgados a partir de amanhã, quando os acertos já estiverem sido firmados. 40% do elenco deve ser reformado”, afirmou Marinho.

As contratações já anunciadas estão ocorrendo todas com o aval do treinador Zé Teodoro, mas  o comandante alvinegro  não tem a última palavra. Agora já são cinco as novidades da equipe alvinegra, que na sexta-feira passada já havia confirmado os acertos com o atacante Denis Marques e o goleiro Gilvan.

O ABC que teve o contrato de patrocínio com a Caixa confirmado e vai receber R$ 2 milhões, segundo Rogério Marinho tem receita para montar um time competitivo.

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 11/04/2014

Fechar

Potiguar perde para a Portuguesa, mas se classifica para a próxima fase da competição

Atuando no Estádio Canindé, em São Paulo, o Potiguar perdeu para a Portuguesa por 2 a 1, mas conseguiu a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, por conta do gol marcado fora de casa. Na partida de ida, no Nogueirão, o alvirrubro venceu por 1 a 0.

Saiba Mais

Agora, o adversário do Time Príncipe na próxima fase será o Santa Rita-AL. O Potiguar abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo. Vavá Cearense deu belo passe para Reginaldo Júnior, que chutou para o gol e contando com a colaboração do goleiro Gledson e abriu o placar: 1 a 0 Potiguar.

Com o gol, o alvirrubro recuou e acabou sofrendo o gol de empate ainda no primeiro tempo. Laércio, em posição irregular, estava sozinho na pequena área e deixou tudo igual: 1 a 1.

No segundo tempo, o Potiguar teve o lateral esquerdo Berg expulso, por acúmulo de cartões amarelos. A Portuguesa do técnico Argel Fucks foi para cima e conseguiu marcar o segundo gol. Vander aproveitou rebote do goleiro Ramon e fez o segundo gol dos donos da casa.

Um gol da Lusa colocaria a equipe de São Paulo na fase seguinte da Copa do Brasil. O Potiguar recuou mais ainda e segurou como pôde a equipe da Portuguesa. Rondinelly cobrou falta na trave e quase fez o terceiro da Lusa.

Foi a última grande chance da Portuguesa na partida. O Potiguar, do técnico Ubirajara Veiga, que em 2002 com o ASA eliminou o Palmeiras em pleno Parque Antártica, conseguiu a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil.

Após a partida, o zagueiro Paulo Paraíba comemorou a classificação.

“A gente perdeu um jogador muito cedo e tomamos um gol. A equipe está de parabéns pelo empenho e entrega. É procurar descansar e ver o que vamos fazer na próxima fase”, disse Paulo.

Estadual

A noite para o torcedor alvirrubro foi boa na Copa do Brasil, mas no Campeonato Estadual a equipe não tem mais chances de conseguir o título da Copa Cidade de Natal.

Em Caicó, o América de Natal venceu o Corintians por 4 a 3 e conseguiu com uma rodada de antecedência o título do segundo turno.

O Time Príncipe tem mais dois jogos no estadual. No sábado, o Potiguar enfrenta o América, às 17h. As datas dos confrontos da Copa do Brasil ainda não foram definidas.

Postado Por www.gazetadooeste.com.br 10/04/2014

Fechar

Deputada Larissa trabalha solução para o Nogueirão

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) intermediará, na Assembleia Legislativa, saída para mais uma interdição do estádio Nogueirão, em Mossoró. Ontem, ela apresentou proposição ao plenário em busca de soluções imediatas e definitivas. O Nogueirão foi interditado pela segunda vez em dois meses pela Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), que atendeu recomendações do Ministério Público Estadual (MPE) e da Polícia Militar, sob argumento de estrutura inadequada.

Saiba Mais

Como solução imediata, a parlamentar propõe diálogo urgente com MPE, FNF e PM, a fim de sanar deficiências emergentes e reabrir o estádio para a reta final do Campeonato Estadual, sábado (12). Para isso, conclama participação de todos os interessados. "Precisamos somar forças nesse momento, e usar o bom senso para evitar mais prejuízos ao futebol de Mossoró", afirma a deputada, que, como medida definitiva, defende decisão final sobre municipalização, permuta, reforma ou outra alternativa.
Larissa lamenta o descaso do poder público com o Nogueirão, cuja reforma de R$ 40 milhões foi anunciada pelo Governo do Estado em 2012, mas não passou de promessa. E a Prefeitura, segundo ela, também é omissa e convivente com a situação. "Temos que encontrar a solução mais viável para o estádio começar a agir. A Câmara Municipal iniciou o debate, a Assembleia Legislativa se soma e está aberta para fazer essa discussão definitiva e fundamental para o futebol de Mossoró", conclui Larissa.

Postado Por www.omossoroense.com.br 10/04/2014

Fechar

Inflação tem maior taxa para março desde 2003

IPCA variou 0,92% em março, sobre taxa de 0,69% em fevereiro. Passagens aéreas lideraram principais impactos no IPCA do mês, diz IBGE.

Saiba Mais

A alta de preços ganhou força no Brasil em março. Considerado a "inflação oficial" do país, por ser usado como base para as metas do governo federal, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 0,92% no mês passado – a maior taxa para meses de março desde 2003, quando o indicador estava em 1,23%.

O resultado de março também ficou 0,23 ponto percentual acima da taxa de 0,69% registrada em fevereiro. Em março de 2013, o IPCA foi de 0,47%.

Com a alta, a inflação acumulada no trimestre alcançou 2,18%, acima da taxa de 1,94% em igual período do ano passado. Em 12 meses, a alta acumulada é de 6,15%, acima dos 5,68% relativos aos 12 meses anteriores.

Passagens aéreas lideram impacto
Os grupos alimentação e transportes registraram forte impacto no resultado do IPCA de março, representando juntos 79% da inflação do mês passado.

O grupo alimentação e bebidas subiu para 1,92% (contra 0,56% no mês anterior) e foi, sozinho, responsável por 51% do IPCA de março. Considerando os alimentos consumidos em casa, o aumento foi de 2,43%. Com altas de mais de 30% no mês, a batata inglesa e o tomate foram os "vilões" da inflação dos alimentos no mês passado.

O item transportes teve alta de 1,38%, contra queda de 0,05% na apuração anterior. Nesse caso, o destaque ficou com as passagens aéreas, que subiram para 26,49%, contra queda de 20,55% em fevereiro. "As passagens aéreas ficaram com a liderança no ranking dos principais impactos no IPCA do mês", diz o IBGE.

Ainda dentro dos transportes, o etanol teve alta de 4,07%, com reflexo sobre a gasolina, que subiu 0,67%. O IBGEdestaca ainda as altas dos grupos automóvel novo e usado, ambos com 0,78%; conserto de automóvel, que subiu 0,9%; e ônibus urbano, com 0,6%.

Postado Por 10/04/2014

Fechar

América é campeão do 2º turno

O América conquistou, com uma rodada de antecedência, o título de campeão do segundo turno do Campeonato Potiguar. O resultado de 4 a 3, ontem à noite sobre o Corintians, em Caicó também assegurou ao Alvirrubro vaga na final do Estadual, na Copa do Brasil de 2015 e na Copa do Nordeste do próximo ano. Os gols do jogo foram marcados por Dener, Rodrigo Pimpão e Max (2) para o América e Ebinho (2) e Gaúcho para o time da casa. Mesmo fora de casa, o América entrou em campo com tudo e querendo garantir desde cedo o título do turno. Tanto que logo aos 4 minutos, Dener, cobrando falta abriu o marcador para o time da capital.

Saiba Mais

O que se viu depois disso foi um verdadeiro festival de gols e de chances perdidas de lado a lado, num jogo aberto apesar da característica decisiva para o time americano. Aos 28 minutos o América ampliou. aos 28. Arthur Maia cruzou e Max completou de cabeça. O time da casa mostrou espírito de reação e aos 44 minutos Ebinho recebeu bom passe dentro da área alvirrubra, teve tempo de driblar o goleiro Andrey e fez o primeiro do Corintians.

O técnico Oliveira Canindé então tratou de conversar sério com o grupo no intervalo. O comandante americano queria evitar qualquer tipo de reação. O papo surtiu efeito e logo aos 19 minutos Rodrigo Pimpão ampliou o marcador. O gol pareceu relaxar o América. Tanto que em dois lances o Corintians chegou ao empate. Aos 30, Ebinho aproveitou rebote da penalidade que ele mesmo cobrou para diminuir. Em seguida, Gaúcho empatou em 3 a 3.

No entanto, o “Homem de Pedra”,  artilheiro dos momentos decisivos voltou a aparecer e aos 39 deu o título ao América.

Ficha técnica

Corintians (3) - Hudson,Gaúcho (A) Edivan,Paulão,Rafael Recife Índio,Coruja,Wlademir (Cris),Wilson (Lee) Leleu e Ebinho - Técnico: Bira Lopes
América (4) - Andrey,Walber, Cleber,Edson Rocha,Alex Barros (Marcelinho) (A),Márcio Passos,Fabinho (A),Dener (Tiago Dutra), Arthur Maia (Val), Rodrigo Pimpão (A) e Max - Técnico: Oliveira Canindé

Local: Marizão em Caicó/RN
Árbitro: Pablo Ramon
Renda e Público: Não divulgados

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 1004/2014

Fechar

Cláudia Regina pretende registrar candidatura nesta quarta-feira

A prefeita afastada Cláudia Regina (DEM) deverá ingressar com o registro de candidatura hoje, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com informações obtidas pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE, a postulante do Democratas esteve ontem na capital do Estado, onde permaneceu até a manhã de hoje, quando retorna Mossoró.

Saiba Mais

 A assessoria jurídica da prefeita afastada acredita que não haverá problemas em relação ao registro da candidatura no pleito suplementar. Os advogados evitaram se pronunciar a respeito, mas alegam que caso o pedido de registro seja negado, buscarão alternativas para viabilizar mais uma tentativa de Cláudia Regina em chegar ao comando da Prefeitura.

DIFICULDADES

O candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Raimundo Nonato Sobrinho, o Cinquentinha, teve dificuldades para proceder o seu registro de candidatura. De acordo com informações do portal da Rádio Difusora, ele não conseguiu a impressão do formulário necessário para o registro da candidatura. Até a próxima amanhã, o candidato do PSOL deverá proceder o registro de sua postulação no TRE.

Postado Por www.gazetadooeste.com.br 09/04/2014

Fechar

Mais três municípios do RN encerram revisão biométrica do eleitorad

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) encerrou, ontem (7), mais uma etapa da revisão biométrica em três municípios da 29ª zona eleitoral. Em Porto do Mangue, compareceram 3.807 eleitores (81,09%); em Itajá, 5.294 eleitores (78,01%) e, em Carnaubais, 7.030 títulos eleitorais (81,16%).

Saiba Mais

A revisão biométrica nos outros municípios da 29ª zona ainda continua. Em Ipanguaçu, o recadastramento terminará sexta-feira (11), na Câmara Municipal.  Em Assu, a revisão vai até sábado (12), no ginásio poliesportivo Arnóbio Abreu. O agendamento pode ser feito através do link http://www.tre-rn.jus.br/eleitor/agendar-atendimento/agendamento-assu

Os eleitores de Porto do Mangue, Itajá, e Carnaubais que não fizeram o recadastramento, podem fazê-lo em Assú até sábado.

Postado Por www.omossoroense.com.br 09/04/2014

Fechar

Aeroportos estarão prontos para receber torcedores, garante ministro

Moreira Franco informou que, na próxima semana, a SAC vai lançar material com instruções sobre as operações que serão feitas nos aeroportos durante a Copa do Mundo.

Saiba Mais

O ministro Moreira Franco, chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, disse hoje (8) que os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo estarão aptos a receber o fluxo de torcedores brasileiros e estrangeiros que irão assistir ao Mundial, que começa em junho.

“Eu garanto que sim. Nós fizemos todo esforço para que isso ocorra. Do ponto de vista da operação, sim. O que eu não posso fazer, lamentavelmente, é negociar com São Pedro para que não haja uma condição climática que leve um aeroporto a ser fechado", brincou.

Moreira Franco informou que, na próxima semana, a SAC vai lançar material com instruções sobre as operações que serão feitas nos aeroportos durante a Copa do Mundo. O material será destinado a outras instituições envolvidas na dinâmica do evento, como as polícias Civil, Militar e Federal, a Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as empresas concessionárias de alguns aeroportos e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “Vamos treinar todas as equipes, em todos os aeroportos, a partir da segunda quinzena deste mês, para que não haja nenhum tipo de imprevisto.”

Ele informou que, nos seis aeroportos que passaram a ser administrados por concessionários, a partir de amanhã (9), as operações de check-in serão feitas nos novos terminais. “Amanhã será apresentado, de comum acordo, o plano de transferência dos terminais antigos para os terminais novos das empresas. Não é uma operação trivial. Não são apenas pessoas, são sistemas tecnologicamente sofisticados. Essa transferência terá que ser feita com muita cautela para não criar transtornos para os passageiros”, ponderou o ministro.

A medida vale para os aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, de Brasília, Viracopos e Guarulhos, em São Paulo, Galeão, no Rio de Janeiro, e Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais.

“Em Brasília, a partir de amanhã, serão iniciados os testes no novo Píer Sul, e a operação normal deve ser aberta na próxima semana,” anunciou Moreira Franco.

Sobre o atraso de obras em aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o ministro reconheceu que nem todas as mudanças ficarão prontas até o início da Copa – caso dos aeroportos Pinto Marins, em Fortaleza, e Deputado Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador.

“No caso de Fortaleza, o que fizemos foi abrir uma alternativa, que é a contratação de um terminal provisório, que será montado no mês de maio e desmontado depois da reunião do Brics (grupo formado pelo Brasil e pela Rússia, Índia, China e África do Sul) imediatamente após a Copa, destacou o ministro.

Em Salvador, Moreira Franco determinou que a segunda etapa da obra para o novo terminal de check-in fosse paralisada. “A primeira foi concluída, mas fora do prazo, e eu não correria o risco de autorizar o início da segunda etapa. Então, determinei à Infraero que providenciasse a suspensão”, relatou.

Segundo o ministro as estruturas desmontáveis atendem a todos os requisitos para embarque de passageiros. “[Isso] já foi usado em outros grandes eventos, como as Olimpíadas de Londres e a Copa do Mundo da África do Sul”, afirmou.


Postado Por www.nominuto.com 09/04/2014

Fechar

Pela Série B, ABC só joga no Frasqueirão após a Copa

O ABC só deve estrear no Frasqueirão pela Série B no mês de julho. O clube terá que cumprir três perdas de mando de campo e ainda deve sofrer com as cessões de Frasqueirão e Arena das Dunas à Fifa durante a Copa do Mundo.

Saiba Mais

 A primeira partida do Mais Querido em seu estádio próprio seria apenas na 12ª rodada diante do Joinville, pré-agendada para o dia 19 de julho.O Alvinegro estreia na competição contra o Santa Cruz, em Recife, e cumpre as punições contra Boa Esporte, no dia 26 de abril, Sampaio Corrêa, no dia 16 de maio, e Icasa, no dia 24 de maio. O clube ainda não deve jogar em Natal contra o Oeste e o Náutico, por Frasqueirão e Arena das Dunas estarem cedidos à Fifa.


Ontem a CBF confirmou o que o presidente da FNF (Federação Norte-rio-grandense de Futebol), José Vanildo, havia antecipado e e o ABC utilizará o estádio Iberezão, na cidade de Santa Cruz, que tem distância superior a 100 km de Natal, para cumprir as três punições de perda de mando de campo impostas pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Vanildo havia informado que os laudos para utilização do estádio estão todos em dia e após ter recebido, o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, chancelou documento permitindo a utilização do estádio. Durante a semana, o presidente da FNF deve visitar o Iberezão com representantes do clube e da CBF. O ABC cumpre pena por causa da superlotação no jogo contra o Palmeiras, pela 27ª rodada da Série B do ano passado. O clube ainda foi multado em R$ 45 mil.

Após o cumprimento das três perdas de mando de campo, durante o período de cessão dos estádios da capital para a Copa do Mundo, o clube deve utilizar o estádio Nazarenão, em Goaininha.

Postado Por 08/04/2014

Fechar