Parnaradio - A Radio Mais Eclética da Web
More Website Templates @ TemplateMonster.com. April 02, 2012!

MP pede nova interdição do estádio Nogueirão

E lá vem mais polêmica! O Ministério Público pediu a interdição do estádio Nogueirão, às vésperas de um jogo decisivo entre Potiguar x América.

Saiba Mais

Não acho que os acontecimentos de domingo sejam motivo para interdição. O Tribunal de Justiça Desportiva deveria, e deve, cuidar do caso.Qual a justificativa para a interdição agora? Por que não antes? Por que não ainda a manutenção da interdição anterior?Pode ser que exista uma explicação, e que o MP possa, de forma clara, passá-la para os desportistas de um modo geral.Portanto, Potiguar x América, marcado para sábado, deve acontecer em outro estádio – Edgarzão, em Assu, possivelmente.E a nossa Federação Norte-rio-grandense de Futebol já tratou de remarcar jogos do Estadual.São eles: ABC x Santa Cruz – quarta-feira, 20h, no Frasqueirão.Alecrim x Baraúnas – quarta-feira, 20h, Ninho do PeriquitoPotiguar x América – sábado, 20h, falta, agora, após a interdição do Nogueirão, definir o local.Corintians x América,no Marizão, e Potiguar x Globo, em local indefinido, na quarta-feira da semana vindoura, dia 16, às 20h.

Postado Por www.nominuto.com 08/04/2014

Fechar

Polícia vai apurar origem de boatos

Durante todo o fim de semana, as redes sociais foram tomadas por boatos que circularam por meio de grupos no WhatsApp, ferramenta que permite a troca de mensagens pelo celular usando conexão via internet.

Saiba Mais

Catástrofes climáticas como buracos negros, tempestade de raios, chuva de meteoros e até uma possível fuga em massa da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, foram suspostos acontecimentos disseminados pelo WhatsApp.Rapidamente ganharam espaços nas redes sociais e disseminaram o medo. Os textos que anunciam as ‘fatalidades’ estavam assinados por supostos especialistas de órgãos, como UFRN e Semurb. Consultadas pela TRIBUNA DO NORTE, as instituições citadas afirmaram que algumas das pessoas citadas nos textos sequer existem. Em nota assinada pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, a corporação alerta para a onda de boatos. Coronel Araújo lembrou “que difundir informações falsas com o intuito de causar pânico é crime passível de prisão e que o setor de inteligência do Sistema de Segurança Pública (das Polícias Civil e Militar) já está a postos investigando as prováveis fontes dos boatos”.Ouvido pela TN, o especialista em estratégias para a internet, Glebe Duarte falou sobre o perigo desses meios de comunicação. “As redes sociais hoje representam um perigo, sobretudo porque as pessoas dissipam informações sem checar as fontes. O WhatsApp, principalmente, é uma ferramenta complexa pois, assim como outras redes sociais, ele tem um poder de compartilhamento muito forte, mas não há qualquer tipo de controle sobre o que é divulgado. No período eleitoral, a justiça terá dificuldade para encontrar os autores de boatos”, afirmou Glebe Duarte.

O especialista ainda afirma que o novo Marco Regulatório prevê penalidades para quem divulgar informações caluniosas, mas que isso não pode ser controlado no WhatsApp. “Hoje, para se retirar uma informação de uma rede social seja ela verdadeira ou não”, explica Gelebe, “é necessário entrar com uma ação na justiça. Com o novo Marco Regulatório, se alguém se sentir ofendido com alguma postagem, a rede social terá que retirar imediatamente a informação, antes mesmo de passar pelo alvará da justiça. Mas isso não se aplica ao WhatsApp”.

#boatosS.A
Pelo menos cinco mensagens falsas foram divulgadas através do WhatsApp

Temporal
Um mensagem assinada por um suposto funcionário do “Departamento de Geografia e Meteorologia da UFRN, Márcio Araújo”, anunciava que um temporal estaria prestes a chegar no RN e que órgãos como “Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cruz Vermelha, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) já estariam de plantão para socorrer pessoas e comunidades em áreas de risco”. A UFRN não tem qualquer Departamento de Meteorologia e nenhum professor com este nome na área de Geografia.

Fuga em Alcaçuz
Uma das mensagens que circulou no WhatsApp citava o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo, como fonte da informação de que 34 presos, inclusive Camaleão, acusado de assassinar gestantes no Agreste, teriam fugido do presídio de Alcaçuz na madrugada desta segunda-feira. Outra mensagem dava informações falsas de que estariam ocorrendo ataques planejados intitulados “Salve Geral” contra policiais militares do RN.

E virou piada...
Até o Pico do Cabugi, em Angicos, virou alvo de boatos. Segundo mensagem divulgada através do WhatsApp, o vulcão extinto entraria em erupção, depois de milhares de anos adormecido, e as cinzas se deslocariam para Natal e, junto com o temporal, traria para a cidade uma tempestade de raios e chuva de meteoros.  Outro texto previa que um buraco negro estaria prestes a se abrir próximo a um supermercado na avenida Maria Lacerda Montenegro, na Zona Sul de Natal. O texto que ainda informava que “ele sugará tudo ao seu redor” estava assinado por “Luis Felipe, chefe do Departamento de Astronomia de Natal” - uma pessoa que não existe, de um departamento que inexistente.

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 08/04/2014

Fechar

Vendas de ovos de Páscoa aquecem comércio mossoroense

Faltando poucos dias para o Domingo de Páscoa, as vendas dos tradicionais ovos de chocolate ganham impulso no mercado mossoroense. A expectativa de alguns comerciantes é de que a procura pelo produto seja em torno de 10% maior do que a registrada em 2013.

Saiba Mais

De acordo com Francisco das Chagas, gerente de uma rede de supermercados da cidade, a demanda está sendo tão alta que alguns tipos de ovos já estão esgotados. "Este ano, fomos o primeiro supermercado a montar as parreiras com os ovos. Na primeira quinzena de março, tudo estava pronto, o que impulsionou as vendas", destaca.
Entre os ovos mais procurados, estão os infantis, com brinquedos em seu interior. E são justamente esses produtos que os consumidores terão dificuldade em encontrar a partir de agora nos supermercados. "Nós até estamos tentando negociar a compra de novos ovos desse tipo, mas está difícil porque essa negociação começa bem antes, com cerca de 90 dias", explica Francisco das Chagas.
Com a grande variedade de ovos de Páscoa, incluindo lançamentos e relançamentos de marcas conhecidas no mercado, a expectativa é que nos próximos dias o fluxo de pessoas nos supermercados cresça significativamente, o que leva os estabelecimentos a promoverem ações de marketing direcionadas para esse público.
"Logo, logo um encarte com ofertas exclusivas de Páscoa será lançado. Além dos ovos, produtos como vinhos e bacalhau também apresentam um grande crescimento nas vendas. Esse é segundo melhor período de vendas para o supermercado, ficando atrás apenas das festas de fim de ano", frisa a gerente de marketing Andréa Estevão.

Comerciantes preveem aumento significativo próximo ao feriadão

A recomendação dos comerciantes é adiantar o máximo possível as compras da Páscoa, uma vez que a movimentação nos estabelecimentos deve ainda ser maior por conta do feriadão que tem início na sexta-feira, 18, seguindo até a segunda-feira, 21.
"Nós iremos funcionar nesse período, mas quanto antes o consumidor efetuar suas compras, melhor para ele. Quem deixar para comprar ovos no Domingo de Páscoa, por exemplo, corre o risco de não encontrar o produto que deseja", conclui Francisco das Chagas.

Postado Por www.omossoroense.com.br 04/04/2014

Fechar

Parnamirim promove espetáculo Paixão de Cristo

O tradicional espetáculo Paixão de Cristo, promovido pela Fundação Parnamirim de Cultura já tem data e local definido para a primeira apresentação. Com direção cênica assinada por André Batista e Irmã Luzia, as apresentações vão ocorrer de 11 a 13 de abril no Pátio da Igreja Santo Antônio, na Cohabinal.

Saiba Mais

Entre elenco e equipe de apoio, em torno de 50 pessoas estão envolvidas na encenação que  marca um dos momentos mais importantes do calendário cristão: o sofrimento de Jesus na cruz e sua morte. 

Antes do início oficial das apresentações do espetáculo Paixão de Cristo, próximo sábado (5), às 10h, uma intervenção no Mercado Público de Santos Reis, em Parnamirim, será promovida para que o público assista uma demonstração da encenação.

Postado Por www.nominuto.com 04/04/2014

Fechar

Denis Marques é aguardado hoje no ABC

O atacante Denis Marques, que defendeu o Santa Cruz, já está apalavrado com o ABC. Mas a diretoria do clube potiguar não confirma a contratação devido a política de apenas falar sobre reforços depois que todos os exames estiverem sido realizados e o contrato assinado.

Saiba Mais

As informações dão conta de que o atleta deve se integrar hoje ao grupo e que só deverá ser apresentado oficialmente na segunda-feira.O executivo de futebol abecedista, Rogério Marinho, prefere não falar sobre a situação, no sentido de deixar o grupo apenas ligado no clássico diante do América. Quando fala sobre o tema, ele se resume apenas em dizer que “a diretoria está trabalhando”.

O dirigente se mostra animado com o trabalho de recuperação realizado por Zé Teodoro e salientou que ele será levado em consideração no momento das definições. “O nosso elenco que vinha produzindo pouco e deixando muito a desejar, está reagindo positivamente com a chegada do novo treinador. Isso irá pesar no momento das nossas definições. Zé Teodoro tem  mais dois jogos para observar o grupo antes de realizar a avaliação para definir quem fica para  série B”, afirmou Marinho.

Somália, com terceiro cartão amarelo, não joga o clássico. O balanço realizado pelo médico Roberto Vital colocou Marlon como outra baixa devido a uma lesão na coxa. Quanto a Renato, Vital disse que o atleta já sofreu cirurgia  na clavícula e que será reavaliado no próximo dia 7.


Postado Por www.tribunadonorte.com.br 04/04/2014

Fechar

Professores da rede municipal iniciam greve na próxima quinta

Um ofício será encaminhado ainda nesta segunda-feira (31) a Secretaria Municipal de Educação solicitando negociação.

Saiba Mais

Em assembleia nesta segunda-feira (31), os professores da rede municipal de ensino decidiram deflagrar greve a partir da próxima quinta-feira (3).  Na pauta de reivindicações o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte) estão à implantação do terço de hora-atividade e concessão de folga aos educadores infantis.

Na assembleia houve divergência sobre deflagrar ou não a greve, porém, a maioria prevaleceu e as atividades serão paralisadas como forma de chamar atenção da Secretaria Municipal de Educação.

“Vamos iniciar a paralisação somente na quinta-feira (3). Com isso vamos deixar espaço para que a Secretaria tome uma posição e resolva a situação de uma vez por todas”, disse a Diretora Jurídica do Sinte, Vera Lúcia.

A presidente do Sinte, Fátima Cardoso acrescenta que a paralisação total das atividades só começa na segunda-feira (7). “Ainda vamos conversar com os pais dos alunos e, claro, tentar uma negociação. Para isso, vamos preparar um ofício ainda hoje (31) e encaminhar à Secretaria”, falou.

Na quinta-feira (3) uma nova assembleia está marcada, no clube Assen, às 8h30min. “Se não tiver mudança em nada em relação a nossa pauta de reivindicações, vamos realmente deflagrar a greve”, acrescentou Vera Lúcia, Diretora Jurídica do Sinte.

Postado Por www.nominuto.com 01/04/2014

Fechar

Leonardo Rego e Shirley Targino deixam o Governo

Os secretários Leonardo Rego (Recursos Hídricos e Meio Ambiente) e Shirley Targino (Trabalho, Habitação e Ação Social) estão deixando os cargos que possuem na administração estadual.

Saiba Mais

Indicado pelo DEM, Leonardo Rego deverá disputar as eleições deste ano. Em torno dele duas especulações: a de que ele entraria na disputa pela vaga de deputado estadual com o líder do Governo Getúlio Rego (pai de Leonardo) abrindo mão da reeleição. Outra alternativa é tentar uma vaga na Câmara dos Deputados.
A gestão de Leonardo Rego na área de recursos hídricos foi marcada pela crise de abastecimento que causou muitos problemas na região do Alto Oeste, onde ele atua politicamente.
Shirley Targino era a única remanescente do PR no Governo. No entanto, ela não era uma indicação do partido. Era da cota pessoal da governadora Rosalba Ciarlini.
Presidente do PR Mulher, Shirley acompanhará o partido na oposição. Ela é cotada para ser candidata a deputado estadual. Ela faria dobradinha no Alto Oeste (já foi prefeita de Messias Targino) com a médica Zenaide Maia, irmã do deputado João Maia, que será candidata a deputado federal.

Bruno Barreto
Editor de Política

Postado Por www.omossoroense.com.br 01/04/2014

Fechar

Com fôlego renovado, ABC faz promoção de ingressos

O ABC que também entra em campo pela Copa do Brasil amanhã, quando vai definir seu futuro na competição frente a Desportiva-ES, no estádio Frasqueirão, sabe da sua responsabilidade, mas o clube faz isso sem perder a atenção no confronto de domingo, contra o América na Arena das Dunas.

Saiba Mais

Prova disso é que a diretoria do alvinegra deu entrada ontem, na Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), com documento solicitando um árbitro da Fifa para o clássico.O alvinegro que é o mandante do jogo e cuja diretoria vinha priorizando as arbitragens locais em suas partidas, anunciou que tomou a decisão em comum acordo com o América e a FNF. A solicitação realizada pede apenas o árbitro central da Fifa, os auxiliares serão do quadro estadual.

Ainda com chances de conquistar o título do segundo turno do octogonal final do estadual, mas sem depender apenas de suas próprias forças, uma vez que se encontra três pontos atrás do América na competição local e ainda tem uma partida a mais, o ABC sabe que é indispensável para o clube passar de fase na Copa do Brasil.

Para tanto, a diretoria resolveu realizar uma promoção de ingressos para o confronto diante dos capixabas amanhã, no Frasqueirão e espera por uma resposta satisfatória da torcida após o clube ter dado sinais de recuperação com a chegada do treinador Zé Teodoro. O alvinegro vem de duas boas vitórias no Estadual e ganhou fôlego novo com as recuperações de jogadores como Gilmar e o zagueiro Suéliton. A confiança do elenco também está em alta, segundo o técnico.

"O ambiente não era bom quando cheguei, peguei um grupo com auto-estima baixa. Temos uma semana importante para o ABC e vamos encontrar o caminho da confiança que vai chegar com as vitórias. A parte técnica complica em um jogo como o de hoje, foi na superação mesmo tivemos duas ou três oportunidades e não fizemos, mas o importante é ganhar e eles estão começando gostar de ganhar e isso é bom”.

A venda de ingressos para o jogo ABC x Desportiva começaram ontem. As arquibancada estão sendo vendidas a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), já para o setor de cadeiras os preços são R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00.

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 01/04/2014

Fechar

O homem de meio milhão de reais

O ABC está envolto em mais uma batalha milionária na Justiça Trabalhista. Dessa vez foi o goleiro Andrey (hoje no América) que ingressou com uma ação e ganhou, em primeira instância, o direito a receber R$ 556.559,36. A ação tramitou na segunda Vara do Trabalho de Natal e foi julgada pela juíza do trabalho substituta, Luiza Eugenia Pereira Arraes. A defesa do clube vai recorrer da sentença e acredita que poderá reduzir o valor dessa ação. Na sentença, a juíza entendeu que o clube rompeu o acordo de trabalho de forma unilateral, sem cumprir com os compromissos assumidos com o empregado. Felipe Augusto Leite, advogado que representa o atleta, disse que em segunda instância o montante ganho na instância inicial tanto pode baixar quanto pode aumentar. Ele avisou que o seu cliente também está aberto a negociação do pagamento.

Saiba Mais

“Nós estamos dispostos a contribuir com o clube. O que meu cliente não pode e nem vai fazer é abrir mão da quantia que tem a receber, mas podemos parcelar esse débito de maneira que não fique muito pesado para o ABC”, afirmou Felipe Augusto.

O advogado disse que não adianta os clubes quererem burlar a Receita Federal e o INSS, não apontando o que realmente pagam aos seus atletas na carteira de trabalho. “No caso de Andrey eles pagavam R$ 5 mil na carteira e R$ 30 mil num contrato de direito de imagem. Mas quando bate na Justiça Trabalhista, tudo isso é considerado como vencimento”, ressaltou.

No cálculo da sentença estão contidos os salários de maio de 2012 a março de 2013, que não foram pagos pelo clube, mas o 13º salário dos dois períodos, férias e o FGTS com valores corrigidos.

“Esses dirigentes têm de aprender a cumprir com aquilo que acertam em contrato, bem como nas rescisões dos mesmos. Por causa de promissórias assinadas e não pagas, nós já estamos ingressando com ações de cobrança ao ABC em benefício de Rafael Robalo, Leandro Cardoso e Gladstone. Todos esses acertaram rescisões com o clube, mas estão com dificuldade de receber o dinheiro do parcelamento que eles realizaram”, informou Felipe Augusto.

Responsável pelo departamento jurídico do ABC, o advogado José Wilson, disse que o clube foi notificado sobre o resultado da ação de Andrey ontem e, a partir de segunda-feira, terá oito dias para recorrer. “Vi alguns pontos na ação que estão em desacordo, vamos recorrer e tentar diminuir esse valor. Nós já tivemos sucesso em casos como o de Leandrão, que cobrava R$ 2 milhões ao clube por um pré-contrato não cumprido, também ganhamos a ação movida por um goleiro que passou por aqui chamado Dida e vamos ver essa agora”, antecipou José Wilson.

Reforço
Se não pode mais contratar novos jogadores, o ABC resolveu se reforçar na diretoria. O ex-presidente do clube Judas Tadeu Gurgel foi convidado e aceitou assumir o cargo de colaborador da vice-presidência de futebol. Bira Marques, que é o responsável pelo setor, disse que necessitava de uma pessoa experiente como Tadeu, uma vez que “ele conhece o mercado, representantes de atletas e os dirigentes dos outros clubes, o que irá facilitar o trabalho de renovação do elenco para disputa da série B”.

A diretoria trabalha no sentido de promover uma grande remodelada no elenco e, como as chances de classificação e de título no Estadual são apenas remotas, o treinador Zé Teodoro vai aproveitar o restante dos jogos para realizar as avaliações necessárias. “Ou entramos na série B com um grupo para ser campeão, ou correremos um sério risco de rebaixamento. Temos de trabalhar para que isso não ocorra e a chegada de Judas Tadeu será muito importante para isso”, enfatizou Bira Marques.

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 29/03/2014

Fechar

Políticos anunciam apoio ao nome de Henrique para Governo

Pré-candidato ao Governo do Estado no Rio Grande do Norte, Henrique Alves reuniu milhares de pessoas e líderes políticos em encontro.

Saiba Mais

Em um auditório apertado para milhares de pessoas que participaram do encontro do PMDB na tarde desta sexta-feira (28), o deputado federal e atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves anunciou sua pré-candidatura ao Governo do Estado no Hotel Praiamar, em Natal.

Prestigiado por milhares de pessoas, o evento foi marcado pelos discursos em tom positivo para a candidatura do PMDB pelos apoiadores de Henrique e Garibaldi em terras potiguares. O deputado federal e líder do PMDB, Eduardo Cunha também participou do encontro.

O clima literalmente quente – já que o calor imperou durante as três horas de evento deixando marcas de suor nas roupas dos convidados – foi intensificado aos comentários de bastidores sobre a desistência de Wilma anunciar a candidatura ao Senado.

A intenção de Henrique era anunciar sua candidatura junto com a candidatura da ex-governadora Wilma de Faria ao Senado, mas ela disse que "ainda está conversando com a executiva nacional". De fato, Wilma esteve reunida ontem com o candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) e voltou com a incerteza de sua candidatura.

Voltando a reunião do PMDB, as lideranças do Estado ouviram de Henrique que a candidatura era "um sonho" e que estava "unindo forçar para recuperar o Rio Grande do Norte".

O líder do Pros, o presidente da Assembleia Ricardo Motta ofereceu o apoio e trabalho dos deputados de seu partido - que compõe  a maior bancada do parlamento estadual - para o palanque de Henrique. 

No meio dos discursos, a falta de energia por cinco minutos também marcou o encontro do PMDB com seus aliados e liderados.

Um dos atores do quadro eleitoral, cotado como vice-governador da chapa de Henrique, o deputado federal João Maia (PR) conversou com o Nominuto e defendeu a participação do PR. "Ninguém e nenhum partido tem mais a oferecer do que o PR", disse.

No palanque, João ouviu de Henrique que ele o PR eram "muito importantes", ma não confirmou sua participação na chapa majoritária. 

Confira as fotos da reunião do PMDB em Natal.

O prefeito Carlos Eduardo também discursou no encontro do PMDB e foi além dos laços familiares, defendendo o nome de Henrique como experiente e capaz de gerir o Estado.

Na reunião, a ausência dos representantes do DEM no Rio Grande do Norte como o senador José Agripino (DEM) e o deputado federal Felipe Maia (DEM) não foi comentada e foi pouco notada pelos presentes.

O ex-secretário e líder do PSDB no RN, Rogério Marinho também participou do encontro e confirmou o apoio de seu partido ao projeto de Henrique.

As poucas vezes que o discurso de Henrique foi mais forte e em tom crítico foi quando fez referência ao PT, alegando que ele queria chegar ao V de Vilma e de vitória e que o PT só queria ir até o T.

Henrique também comentou sua posição política na presidência da Câmara como "o terceiro cargo mais importante do Brasil" e que a confiança de que a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula (PT) tiveram quando ele assumiu por duas vezes a Presidência do país será a mesma para o apoiar ao governo.

Com a aprovação de Garibaldi Alves Filho (PMDB), de Agnelo Alves (PDT), da ex-governador Wilma de Faria (PSB), de Geraldo Melo (PMDB) e de líderes dos partidos, prefeitos, vereadores e lideranças do RN, Henrique Alves disse estar pronto para ser governador.

Postado Por www.nominuto.com 29/03/2014

Fechar

Governo inicia pagamento da Arena

O Governo do Estado efetuou o pagamento da primeira parcela de contraprestação pública pela construção e administração do estádio Arena das Dunas à construtora OAS. Até dezembro de 2022, serão depositadas parcelas de R$ 10,2 milhões na conta da construtora. A partir de 2023, o valor sofrerá redução e, ao final dos 17 anos de repasses mensais, o Estado terá pago mais de R$ 1 bilhão à empreiteira.

Saiba Mais

De acordo com o titular da secretaria de  Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan), Francisco Obery Rodrigues Júnior, o pagamento da contraprestação está garantido até o mês de dezembro deste ano. Até lá, serão R$ 91,8 milhões para a construtora. “Temos os repasses garantidos com verba do tesouro estadual. Como o orçamento é anual, só posso falar sobre o que temos para esse ano, até dezembro”, disse.O pagamento da contraprestação está garantido através do contrato assinado entre Governo do Estado e OAS para construção da Arena das Dunas – a Parceria Público-Privada (PPP). O equipamento custou R$ 423 milhões, mas vai sair mais caro para o Estado. De acordo com o documento, as mensalidades seriam pagas a partir da entrega do estádio. A segunda parcela será creditada na conta da construtora em abril.

A engenharia financeira feita pelo Executivo para a construção da Arena das Dunas prevê repasses mensais durante 17 anos para a construtora. Esses repasses não terão qualquer ligação e/ou compensações com a possível receita auferida pela OAS da administração compartilhada do estádio.

O contrato de concessão é de 20 anos, mas os primeiros três anos – quando o estádio estava sendo erguido –  é o chamado “período de carência” do contrato Governo/OAS. Para a obra, a construtora contraiu  empréstimo de R$ 300 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e desembolsou mais de R$ 100 milhões do próprio bolso.A partir de agora e pelos próximos oito anos, a OAS vai receber, mensalmente, a quantia de R$ 10,2 milhões. Ao final desse período, o total desembolsado pelo Governo à construtora será de R$ 948,6 milhões, ou seja, mais que o dobro investido na construção da Arena das Dunas. A contraprestação pública só sofrerá redução (30%) a partir de 2023. Ao final da contrato de 20 anos, incluindo os três de carência, o Governo do Rio Grande do Norte terá pago R$ 1.288.400.000, ou seja, o equivalente a três estádios.

Divisão de lucros
Apesar da Arena das Dunas ter sido inaugurada oficialmente no dia 19 de janeiro, ter recebido alguns jogos e, na próxima sexta-feira, receber um evento com shows artísticos, não houve qualquer repasse da administração do estádio para o Governo do Estado referente à divisão de lucros prevista no contrato assinado entre as partes.

O titular da secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 (Secopa), Demétrio Torres, informou que o repasse será realizado somente após uma auditoria nas contas da OAS, o que deve acontecer apenas no segundo semestre deste ano. “Vamos começar o processo licitatório para  contratar uma empresa de auditores. Somente após a Copa, teremos detalhes”, disse.

O secretário garantiu que todas as receitas e despesas referentes aos meses deste semestre estarão contabilizadas. Os valores de divisão de lucros não são utilizados para abater a quantia da contraprestação. “São contas diferentes. Não existe troco”, colocou Demétrio.

NÚMEROS
R$ 10,2 milhões – valor pago à OAS na contraprestação até dezembro de 2022
R$ 91,8 milhões – valor que será pago até dezembro deste ano e já assegurado no orçamento do Estado
R$ 1.288.400.000 valor que será pago pelo Governo à OAS no final dos 20 anos

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 29/03/2014

Fechar

Feira do Livro de Mossoró é lançada com homenagem a incentivadores da leitura

Na noite de hoje, será lançada a 10ª Feira do Livro de Mossoró, que já chega trazendo uma série de novidades que irão inovar um dos mais importantes projetos de fomento ao acesso à literatura no Estado. O lançamento da feira, que acontecerá no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 19h, contará com o show do contador de histórias e humorista Jessier Quirino, importante nome da literatura nordestina.

Saiba Mais

De acordo com Rilder Medeiros, organizador da Feira do Livro de Mossoró, o objetivo principal do evento é conseguir estender a feira para além dos cinco dias de exposição e palestras. Ele revelou que as datas do evento já foram escolhidas e que atrações de relevância nacional possivelmente estarão presentes. 
"A Feira do Livro acontecerá entre os dias 6 e 10 de agosto, e nosso grande objetivo é conseguir realizar cinco meses de atividades voltadas para a literatura, para a troca de experiências com livros, que vão ampliar o panorama do nosso evento. Quanto às atrações, posso dizer que teremos nomes para todos os públicos, desde aqueles mais conhecidos, até escritores locais", comenta Rilder.
O organizador comenta que alguns projetos paralelos já estão preparados para serem lançados em consonância com a feira. Ele ressalta os projetos "Poesia de Guardanapo", que percorrerá os bairros da cidade, produzindo e divulgando poesia, e "Liberte um livro", que promoverá doação e distribuição de livros usados.
Rilder Medeiros confirmou que o local de realização da feira será informado hoje no lançamento, serão apresentados também alguns dos nomes já confirmados para as palestras e programações do evento. "Em Mossoró, a literatura popular tem muita força, acredito que seja por conta dos principais nomes da literatura da cidade, como Antônio Francisco", comenta Rilder, falando sobre os possíveis convidados para a feira em 2014.
Outro momento interessante no lançamento da feira acontecerá com a homenagem a escritores e apoiadores da literatura local. Será entregue o Troféu Niná Rebouças aos 10 grandes parceiros da leitura em Mossoró, entre eles, o editor-geral do O Mossoroense, Cid Augusto; e o poeta e cordelista Antônio Francisco, que receberá o título de patrono da Feira do Livro.
As outras homenagens da noite serão destinadas à Companhia Energética do Rio Grande Norte (Cosern) e à Fundação José Augusto, grandes patrocinadores do evento nestes 10 anos, e também para a própria Niná Rebouças, falecida em 2010 e uma das fundadoras da Feira do Livro de Mossoró, que será homenageada com a entrega de um troféu póstumo para seu marido Elviro Rebouças.

O "matuto" Jessier Quirino vem a Mossoró para lançar Feira do Livro

O poeta e contador popular de histórias Jessier Quirino é o grande nome do lançamento da Feira do Livro 2014. O "matuto" é reconhecido nacionalmente pelo estilo peculiar de recontar histórias do imaginário nordestino. O show começará às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, dentro do lançamento da feira.
De acordo com o organizador da feira, Rilder Medeiros, Jessier já era um antigo sonho dos organizadores, que sempre era inviabilizado por um motivo distinto, mas que em 2014 foi concretizado. Ele ressalta que a participação do artista que possui escrita de caráter popular já dá o tom do que será a feira em 2014, com um olhar bem íntimo para a literatura regional e popular.
"Jessier é um grande contador de histórias, é um homem que relata com precisão histórias que transitam no imaginário popular do nordestino, e isso é muito importante, pois tem muita relação com nosso trabalho na Feira do Livro. Já tínhamos tentado trazê-lo outras vezes, mas sempre fomos inviabilizados por questões estruturais", comenta Rilder, comemorando a vinda do artista.

Postado Por www.omossoroense.com.br 25/03/2014

Fechar

Delegados esclarecem sobre a prisão do tenente Iranildo Félix

De acordo com a delegada Daniele Filgueira, durante as investigações todos os álibis trazidos pelo tenente em sua defesa foram quebrados.

Saiba Mais

Os delegados Silvio Fernando e Daniele Filgueira concederam na tarde de ontem (24) uma coletiva de imprensa, na Degepol, para detalhar a prisão do tenente da polícia militar Iranildo Félix de Sousa, acusado de assassinar o professor de muay thai Luís de França, no dia 10 de fevereiro deste ano. O delegado geral, Adson Kepler, também participou da entrevista.

Durante a coletiva a delegada Daniele Filgueira esclareceu que durante as investigações todos os álibis trazidos pelo tenente em sua defesa foram quebrados, a polícia também colheu provas que confirmam que o tenente vinha ameaçando pelo menos três testemunhas, além disso, há outras provas que estão em segredo de justiça e, segundo a delegada, confirmam a participação efetiva do tenente Iranildo no homicídio de Luís de França.

O delegado Silvio Fernando explicou que a contradição entre o depoimento do tenente e os registros feitos por uma câmera de segurança e pelo controle de entrada da academia frequentada por Iranildo também foram fatores importante para que sua prisão temporária fosse decretada. “Em depoimento o tenente disse que chegou na academia por volta das 8h05, quando na verdade o registro biométrico do local acusou que ele chegou à academia por volta das 10h08, ou seja são duas horas de diferença da hora informada pelo tenente no depoimento”, disse o delegado.

No momento da prisão o tenente Iranildo estava prestando esclarecimentos em uma sindicância, por porte ilegal de arma de fogo. Ao cumprir o mandado de busca e apreensão, a polícia ainda apreendeu uma arma calibre 38 e anabolizantes. Em virtude disso, Iranildo Félix também foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

O tenente Iranildo Félix de Sousa permanecerá em prisão temporária por 30 dias, podendo ser a prisão renovada por mais 30 dias.


Postado Por www.nominuto.com 25/03/2014

Fechar

Oração e trabalho no primeiro dia

A segunda-feira do ABC foi de muita conversa entre o novo treinador, Zé Teodoro, e o elenco alvinegro. Antes de iniciar o treinamento, o comandante do time conversou por mais de 30 minutos com os jogadores no centro do gramado do Frasqueirão para ter o primeiro contato com os atletas.

Saiba Mais

Depois disso, o auxiliar técnico, Zé do Carmo, comandou um coletivo com aqueles jogadores que não participaram de todo a jogo na derrota para o Alecrim, por 2x0 ou que não foram relacionados. Os demais fizeram apenas um trabalho leve.E leveza não é uma palavra que está em moda no ABC. Além do time fazer uma campanha bem abaixo do esperado pela sua torcida, ocupando a modesta sétima posição na tabela de classificação do segundo turno, alguns torcedores abecedistas invadiram o centro de treinamento do clube na noite do último domingo, logo após o time  ser derrotado pelo alviverde e danificaram os carros dos jogadores que estavam no estacionamento do clube.

Atitude que foi desprezada pelos atletas, como foi o caso do volante Somália, que está em fase final de recuperação e pode ser novidade no time para a partida de amanhã, contra o Coríntians de Caicó, no Frasqueirão. “Essa não é a maneira correta de se cobrar o atleta, porque acaba criando um momento de instabilidade nesse período difícil que estamos atravessando. Não podemos generalizar. A maioria dos torcedores do ABC são da paz e esses que fizeram isso, não estão a altura de um clube como o nosso. Torcedor tem que apoiar o time, independente do jogador ou do momento que atravessa. O ABC foi o time que eles escolheram para torcer”, disse o atleta, que contou que já tinha passado por uma situação parecida.

“Essas atitudes não acontecem só aqui. Os torcedores fazem isso e acabam ferindo o direito dos outros. Fico chateado com isso. Já passei por uma situação assim. Minha esposa estava grávida e os torcedores quiseram me bater no meio da rua. É complicado. Esses torcedores dependem do anonimato para fazer isso”, criticou.

O experiente atacante Gilmar falou também sobre a atitude dos torcedores e criticou o que aconteceu no último domingo, temendo o que essa ação possa desencadear, principalmente nos jogadores mais novos. “Cria um certo desconforto, principalmente nos jogadores mais novos. Tenho certeza que grande parte dos torcedores do ABC repudiam um ato desses. Particularmente sou contra ações dessa natureza. Se, tudo que acontece, não só no futebol, mas em todas as áreas, qualquer tipo de problema, fôssemos agir com violência, nosso país estava acabado. Tenho certeza de que a torcia repudia esse ato”, afirmou o atacante.

Gilmar revelou também, que os jogadores mais experientes se reuniram e conversaram para tirar o clube dessa situação em que se encontra. “Nos reunimos e conversamos com os mais novos, para deixar eles mais tranquilos. Agora é esquecer o que passou e nos focar. Não temos mais tempo a perder e o período de desculpa já está ultrapassado. É o momento de trazer o torcedor para o estádio, que ele nos ajude”, finalizou.

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 25/03/2014

Fechar

Porto Alegre corre risco de ficar fora

Porto Alegre (AE) - A menos de três meses do início da Copa do Mundo, o Beira- Rio ainda vive indefinições antes de ter suas obras totalmente concluídas. Em entrevista à Rádio Gaúcha ontem, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT-RS), afirmou que o impasse em relação ao financiamento das estruturas temporárias do estádio pode tirar a capital do Rio Grande do Sul do Mundial.

Saiba Mais

Fortunati condicionou a realização dos jogos da Copa em Porto Alegre à aprovação de projeto de lei que concede incentivos fiscais às empresas privadas que vão bancar as obras das estruturas temporárias. O projeto está parado há quase um mês na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. “Se não for votado, estará definido que não teremos Copa do Mundo em Porto Alegre, porque não teremos como buscar recursos. A prefeitura não vai tirar dinheiro do seu orçamento [para as obras], o Estado também não. Não tem Plano B, nem Plano C, nem Plano Z”, destacou o prefeito. “Este é o ponto que representa hoje o gargalo em termos de realização da Copa do Mundo em Porto Alegre.”

Preocupado com o andamento da discussão, Fortunati deu a entender que a situação ainda pode ser definida nesta semana. “Na próxima quarta-feira, o vice-prefeito Sebastião Melo e o procurador Marcelo do Canto estarão no Rio em reunião convocada pelo COL (Comitê Organizador Local da Copa) para discutir exatamente as estruturas temporárias de Porto Alegre. Nós estamos em um situação difícil, mas temos de reconhecer que isso nos preocupa”, disse o prefeito.

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 25/03/2014

Fechar