Parnaradio - A Radio Mais Eclética da Web
More Website Templates @ TemplateMonster.com. April 02, 2012!

Enem 2013 termina sem registro de vazamentos e com 36 candidatos eliminados

Dos mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 29% não compareceram às provas. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, 5,05 milhões de candidatos fizeram o exame. Os dados são do segundo dia de prova e ainda podem ser revisados para cima. O resultado final da prova será divulgado na primeira semana de janeiro.

Saiba Mais

As abstenções, segundo Mercadante, têm se mantido constantes desde 2009, quando a taxa chegou a 37,7%. No ano passado, o percentual dos alunos que não fizeram a prova foi 27,9% – dos 5,6 milhões inscritos, 4,17 milhões compareceram. Este ano, número de participantes é recorde, 20% a mais que o de 2012. O crescimento, desde 2009, está em 95%.

Sobre a questão da segurança, o ministro destacou que não houve vazamento. "A segurança foi muito eficiente, não houve qualquer vazamento de qualquer informação, o que é central para garantir a isonomia dos estudantes."

O MEC informou que 12 candidatos foram eliminados nesse domingo (27) por terem usado celulares no local da prova. Eles postaram imagens da prova e do cartão de resposta nas redes sociais. Nos dois dias do Enem, 36 candidatos foram excluídos do exame por esse motivo. A pasta continuará monitorando as redes sociais por tempo indefinido.

O ministro também destacou alguns casos. Um deles é o do candidato Fernando Ximenes, de 26 anos, que morreu em um acidente no município mineiro de Varginha, quando estava a caminho da prova. Fernando estava em uma moto e foi atingido por uma carreta que vinha na contramão. Mercadante falou ainda sobre a estudante que deu à luz sábado (26) em Teresina. Segundo o ministro, a candidata passa bem, assim como a criança, que se chama Luna e pesa 3,5 quilos.

No total, havia 712 candidatas gestantes, que poderiam entrar em trabalho de parto no local de prova. No domingo, uma gestante no Rio de Janeiro começou a sentir as contrações, mas quis ficar no local e terminar a prova, onde foi acompanhada por um especialista.

O ministro também mencionou as fortes chuvas no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de casos de falta de energia em algumas localidades, fatos que, segundo ele, não prejudicaram a realização do exame.

Outro caso que chamou atenção foi o de um radialista da cidade mineira de Unaí, que tirou uma foto da prova no local do exame. De acordo com Mercadante, o objetivo do radialista era prejudicar o exame. Ele foi preso e pode ser enquadrado no Artigo 311-A do Código Penal.

O Enem foi realizado neste final de semana em 1.161 municípios. O gabarito será divulgado no dia 30 de outubro, na internet, no site do Inep.

Postado Por www.omossoroense.com.br 28/10/2013

Fechar

A um dia do Enem, estudantes devem ficar atentos ao horário e local de prova

O horário merece atenção especial. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília.

Saiba Mais

Faltando um dia para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os mais de 7,1 milhões de candidatos devem separar o material que precisam levar e garantir que estão com o endereço do local de prova.

O horário merece atenção especial. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Em 18 estados, o horário está diferente do da capital federal e os estudantes precisam acertar o relógio. É bom lembrar que nos finais de semana é menor o número de ônibus, trem e metrô circulando.

Para fazer a prova, é preciso apresentar documento de identidade com foto e ter em mãos uma caneta preta, revestida com material transparente, para preencher o cartão de respostas.

Amanhã (26), serão aplicadas as provas de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No total, serão 90 questões e o estudante terá quatro horas e 30 minutos para fazer a prova e preencher o cartão de respostas.

Não é permitido ficar com aparelhos eletrônicos ligados durante a prova. Quem levar qualquer eletrônico, como celular e tablet, terá que guardar em um porta-objetos lacrado que ficará embaixo da carteira. O mesmo vale para materiais como lápis, livros e apostilas. Também não é permitido usar óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras.

O estudante só pode deixar o local de prova duas horas após o início do exame e 30 minutos antes do término do horário poderá sair com o caderno de provas. Quem descumprir essas regras, será eliminado.

Nas últimas semanas, a Agência Brasil publicou uma série de matérias em que professores recomendamque os estudantes monitorem o tempo para não correr o risco de deixar questões em branco. Eles sugerem que se gaste em média três minutos para responder a cada questão.

Na redação, é preciso seguir a norma culta da língua portuguesa e ter atenção à concordância e a coesão do texto. A sugestão para a véspera da maratona de provas é que os candidatos relaxem para fazer o exame descansados.

O prazo final para receber o cartão de confirmação pelo correio, com o endereço do local de prova, terminou na sexta-feira (18). Quem não recebeu o cartão, deve acessar a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e conferir as informações.

As provas serão aplicadas em 1.161 municípios, em mais de 15 mil locais de prova. Para o Enem, foram impressas 442 provas em braile para os candidatos cegos, 1.647 pessoas terão prova com letra ampliada e 5.849 vão receber a prova super ampliada. Os autistas e os que têm dislexia vão contar com o auxílio de leitores e transcritores. Haverá ainda intérprete de Libras e auxílio para transcrição.

Postado Por www.nominuto.com 25/10/2013

Fechar

Espetáculo que homenageia Vinicius de Moraes é apresentado na capital

Depois de ser visto por mais de 3.500 pessoas em Currais Novos, o espetáculo “Vinicius – uma canção pelo ar...” estreia em Natal.

Saiba Mais

ntegrante da 3ª edição do Parcerias Sinfônicas – projeto do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc –, o espetáculo cênico-musical homenageia um dos maiores ícones da música e literatura brasileiras no ano do seu centenário: Vinicius de Moraes.

A apresentação gratuita acontece sexta-feira (25/10), às 20h, no Anfiteatro da UFRN, encerrando a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC).

 “Vinícius: uma canção pelo ar” conta com os talentos da Orquestra Sinfônica da UFRN – como nas edições anteriores –, que dividem o palco com os artistas potiguares Alzeny Melo, Erick Von Sohsten, Hilkélia Carlem, Lysia Condé, Quitéria Kelly e Rogério Ferraz.Em novembro, o espetáculo sobe duas vezes ao palco do Teatro Riachuelo, no shoppingMidway Mall, em eventos para convidados.

Para dezembro, estão programadas visitas às cidades de Mossoró, onde é apresentado no Corredor Cultural; e Caicó, na Ilha de Sant’Ana.

A turnê finaliza na praia de Pirangi (Parnamirim) em janeiro de 2014, encerrando o projeto Circuito Verão Sesc 2014.

Postado Por 23/10/2013

Fechar

Ceará ainda não solicitou ingressos

Faz tempo que o confronto diante do Ceará se transformou num jogo emblemático para o América. Pelas contas realizadas dentro do clube natalense, o duelo terá o poder de definir o destino alvirrubro dentro da série B.

Saiba Mais

Uma vitória praticamente afastará o risco de rebaixamento para série C mas, em compensação, um resultado negativo fará o grupo voltar a conviver com esse pesadelo. O estádio Nazarenão que já tem os ingressos destinados aos americanos esgotados, pode ser pintado todo de vermelho e branco no sábado, caso o Ceará não faça solicitação formal dos ingressos que cabem ao clube visitante.“Vamos esperar até o final do dia de amanhã (hoje). Caso não ocorra um comunicado oficial dos cearenses neste sentido, nós vamos liberar essa carga para venda entre os torcedores do América”, afirmou Padang, salientando que esse lote é composto por 410 ingressos, exatamente os 10% da carga total colocada a venda. Ciente dos problemas que uma possível superlotação do estádio pode ocasionar ao clube, a diretoria alvirrubra promete rigor no controle de acesso dos torcedores e vai solicitar um reforço de policiamento dado o grande interesse do público pela partida.

Com a proximidade do final da temporada e com atletas excedentes no elenco, o presidente Alex Padang, que também está finalizando o seu mandato, deve iniciar a antecipação de alguns acertos com os atletas que estão fora dos planos de Leandro Sena e não vêm sendo aproveitados. Hoje deve ser anunciada as primeiras rescisões. Essa antecipação vai beneficiar os próprios atletas para negociar futuras contratações, uma vez que o período de férias dos mesmos será antecipado e eles poderão iniciar a temporada de 2014 com antecedência também.

Sonhando com uma das quatro vagas para a elite do futebol brasileiro, o Ceará terá uma semana decisiva. A três pontos de distância do Avaí, que fecha o G-4 da Série B – com um jogo a menos –, o time cearense pisa no acelerador para visitar o América-RN e garantir mais três tentos na tabela de classificação.

O elenco alvinegro treina na tarde desta terça-feira, em Porangabuçu, mas será só na quinta que o técnico Sérgio Soares começará a esboçar a escalação. As únicas certezas do treinador são o desfalque do volante Diogo Orlando, suspenso, e a volta do lateral-direito Marcos.

Mas o zagueiro Ricardo Silva e os meias Rogerinho e Lulinha, entregues ao departamento médico do clube, serão reavaliados nesta quinta. A expectativa é a de que os três voltem a ficar à disposição de Sérgio Soares para esta 32ª rodada. A partida está marcada para sábado, às 15h20 (horário no RN). No Nazarenão, em Natal, o Vovô tentará retomar o caminho dos triunfos, após três empates seguidos.

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 23/10/2013

Fechar

Na véspera do Enem, é hora de desacelerar ritmo de estudos e relaxar

Professores dizem que na véspera da prova, o melhor é relaxar, comer alimentos leves e dormir cedo.

Saiba Mais

Na reta final para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas nos próximos dias 26 e 27, professores recomendam desacelerar o ritmo de estudos e relaxar para chegar no dia do exame com a cabeça descansada.

Na véspera da prova, o melhor é apenas relaxar, comer alimentos leves e dormir cedo. São as dicas de professores ouvidos pela Agência Brasil.

O professor de história Paulo Eduardo dos Santos, do Colégio Garriga de Menezes, do Rio de Janeiro, diz que o candidato pode até aproveitar os últimos dias que antecedem a prova para repassar conteúdos de disciplinas em que tenha dificuldade, mas sem exagero. “Não adianta pensar que no último dia tem que resolver tudo, tem que fazer todos os exercícios e no dia seguinte ir para a prova morto”, acrescenta.

Para a véspera, ele sugere que os estudantes descansem dos meses seguidos de preparação, pois vão enfrentar dez horas de provas durante os dois dias do Enem. “A sexta tem que ser para descansar, relaxar, não estudar, porque a tendência de você estudar em cima da hora da prova é embolar os conteúdos, ficar com medo e achar que sabe menos do que sabe de verdade. Cria uma ansiedade que vai te prejudicar na prova no dia seguinte”.

A mesma avaliação é feita pelo professor de química José Maurício Vieira dos Santos, do Sistema Elite de Ensino, do Rio de Janeiro. Para ele, o estudante tem que se “desconectar” do estudo antes da prova. “É melhor que ele vá ao cinema, nadar, jogar bola e desconecte, saia do ar um pouco porque se ele se preparou o ano todo como se deve, ele está cansado e precisa se desconectar umas 72 horas, 48 horas, antes da prova”. Outra dica é que os candidatos mantenham a rotina no dia anterior ao da prova para que o organismo não estranhe.

O professor de história Paulo Eduardo dos Santos lembra que o apoio da família é fundamental. Pela experiência em sala de aula, ele relata que os pais e irmãos podem ser fonte de pressão ou trazer tranquilidade. “A família, neste momento, tem que ajudar muito. Evitar jogar sobre o vestibulando uma grande pressão. Às vezes, a família, na intenção de ajudar, acaba gerando uma cobrança sobre o estudante que não é positiva porque ele tem que lutar para passar e tem a expectativa de não decepcionar todo mundo”, explica.

O Enem deste ano tem 7.173.574 de inscritos que vão fazer as provas em 1.161 municípios. No primeiro dia, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração. No segundo dia, as provas são de linguagens, códigos, matemática e redação. O tempo aumenta para cinco horas e meia de duração.

Do total de inscritos, a maioria já concluiu o ensino médio (4.052.038) e está na faixa etária de 21 a 30 anos (2.181.084).

Postado Por www.defato.com 23/10/2013

Fechar

Saúde libera R$ 5,6 milhões para hospitais do RN

Foram contemplados o Hospital Onofre Lopes, Hospital de Pediatria Prof. Heriberto Bezerra, Maternidade Januário Cicco e Hospital Universitário Ana Bezerra.

Saiba Mais

O Diário Oficial da União de ontem (21) publicou portaria assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, liberando recursos da ordem R$ 46,8 milhões para hospitais universitários de vários Estados, inclusive o Rio Grande do Norte.

Do RN foram contemplados o Hospital Universitário Onofre Lopes (R$ 2.137,273,43); Hospital de Pediatria Prof. Heriberto Bezerra (com R$ 574.459,35); Maternidade Escola Januário Cicco (R$ 1.125.826,86) e Hospital Universitário Ana Bezerra (com R$ 1.947.295,85), totalizando mais de R$ 5,6 milhões. 

Postado Por www.nominuto.com 22/10/2013

Fechar

ABC vai com quatro desfalques para jogo com Paysandu

O ABC já está em Belém, onde enfrenta amanhã (22), às 19h30, a equipe do Paysandu, em estádio ainda não definido. A comissão técnica abecedista não poderá contar com quatro jogadores titulares, entre eles Flávio Boaventura e Giovanni Augusto, que se envolveram em confusão na partida contra o Guaratinguetá.

Saiba Mais

Boaventura está fora porque foi expulso, enquanto a justificativa para a ausência de Giovanni Augusto é foram as condições clínicas. Somália, também titular, foi vetado pelo departamento médico. Já o volante Edson, titular com Roberto Fernandes, está fora devido ao terceiro cartão amarelo.

Confira a relação completa:

Goleiros: Wilson Júnior e Getúlio Vargas;
Laterais: Thiaguinho, Toty, Wesley Bigú e Rodolfo Testoni;
Zagueiros: Lino, Rogélio e Gilson;
Volantes: Daniel Paulista, Bileu, Leandro Santos e Serginho;
Meias: Júnior Timbó e Erick Flores;
Atacantes: Rodrigo Silva, Gilmar, Alvinho, Schwenck e Maurinho.


Postado Por www.tribunadonorte.com.br 21/10/2013

Fechar

Especialistas dão dicas para revisão e bons resultados nas provas do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá nos dias 26 e 27 deste mês em todo o país. Sete milhões de estudantes se inscreveram para a prova que permite o ingresso para as principais universidades brasileiras.

Saiba Mais

No Estado, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) oferecem ingresso direto em seus cursos através do Enem. A Universidade Potiguar (UnP) oferece ingresso através do Programa Universidade para Todos (Prouni). A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é a única do Estado que ainda não usa o SiSU como porta de ingresso para seus cursos.
O professor Carlos Augusto, que ministra as disciplinas de matemática e física em um cursinho local, afirma que o segredo para uma boa prova de exatas neste Enem é apostar nas questões relativas a estatística. Para ele, o assunto será bastante explorado.
Sávio Diomedes, que ensina história em um cursinho preparatório para o Enem, esclarece que nas provas de ciências humanas o segredo é apostar na transdisciplinaridade e na interdisciplinaridade.
"O conhecimento cobrado pelas provas hoje não é mais aquela coisa objetiva, fria. É necessário entender o porquê de questões contemporâneas como a comissão da verdade, e suas implicações históricas", diz o professor, que ainda ressalta a importância da tranquilidade nos dias anteriores à prova e na data do exame também.

PREPARAÇÃO
Nos cursinhos preparatórios de Mossoró, muitos alunos se preparam para tentar fazer a prova pela primeira vez, encarando os medos de uma prova tão importante. A estudante do 3º ano do Ensino Médio Maria Luiza Andrade, 16 anos, comenta que o horário reduzido, e as provas exatas são o seu grande temor. "Meus maiores medos são o tempo, que é curto, deixando a prova cansativa, e as provas de questões exatas, já que tenho uma facilidade maior em humanas."
Alunos que já tiveram a experiência de fazer a prova do Enem comentam que o mais importante é manter a calma e não deixar a pressão interferir na realização da prova. Yan César, estudante de 16 anos, comenta que sua primeira tentativa no Enem foi marcada pela pressão, e espera que a segunda tentativa tenha um resultado mais positivo.
"São 10 horas que definem um ano inteiro de estudo, a dica que eu posso dar é que o concorrente não fique nervoso, se alimente bem e não leve muitas coisas para a hora da prova, prefiro levar apenas uma garrafa d'água do que alimentos que podem distrair ou até causar uma indisposição" diz Yan.
Para Yan, a forma de seleção do Enem, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é muito interessante, pois abre um leque de possibilidades aos estudantes, porém, o sistema utilizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o Processo Seletivo Vocacionado (PSV), ainda é melhor e mais justo.

Postado Por www.omossoroense.com.br 21/10/2013

Fechar

Polícia prende casal com droga avaliada em aproximadamente um milhão de reais

A Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Defesa Social e Segurança Pública (SESED) informa que apreendeu em dois veículos em Parnamirim na manhã desta quinta-feira, 16, mais de 700 quilos de drogas, duas armas e R$ 1,9 milhão em dinheiro.

Saiba Mais

Dois suspeitos, Amanda Lauriane Amorim, de 20 anos, e Jussie de Araújo Santos, de  22 anos (são casados) estão sendo autuados na Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC), em Natal por tráfico de drogas, porta ilegal de armas.

Os agentes da DENARC, Natal, chegaram aos suspeitos depois de tomarem conhecimento que os ocupantes de um Fox branco havia trocado tiros com outro veículo não identificado nas imediações do Parque Industrial.

Na Rua Aeroporto de Lodrina, onde haviam visto o Fox saindo, os agentes revistaram e encontraram vários tablets de maconha e um revólver calibre 38 e R$ 1,9 milhão em dinheiro vivo, supostamente dinheiro de venda de drogas.

Na ocasião foi presa Amanda Lauriane. Pouco tempo depois os agentes encontraram o marido dela, Jussie Araújo, dirigindo um Celta. Com o suspeito, os agentes apreenderam 3 quilos de cocaína e uma revolver calibre 357.

O trabalho de investigação continuou e em Nova Parnamirim, os agentes encontraram o Fox branco. Estava abandonado e dentro haviam mais caixas de maconha. Todo o material e veículos foram levados para Denarc.

A Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social observa a apreensão como um duro golpe no tráfico de drogas no RN.

A comunidação da SESED convoca a imprensa para uma coletiva ás 10h na Delegacia Geral de Polícia Civil (DEGEPOL), em Natal, ocasião que será detalhada como se deu o trabalho que resultou na apreensão das drogas.

Veja abaixo imagens da operação, divulgadas pela Secretaria de Segurança:

Postado Por www.defato.com 18/10/2013

Fechar

Mais de 8000 Carteiras de Trabalho esperam por donos em Centrais do Cidadão

A unidade do Via Direta detém o recorde de 3575 carteiras de trabalho aguardando entrega. Alguns exemplares estão encalhados desde 2002.

Saiba Mais

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para quem presta algum tipo de serviço profissional no Brasil. Obrigatória desde 1934, ela é  um dos únicos documentos a reproduzir, esclarecer e comprovar dados sobre a histórico funcional do trabalhador. Mesmo com toda essa importância, muitas pessoas solicitam o documento e acabam não indo buscá-lo quando fica pronto.

A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (Codaci), informa à população que existem 8.700 Carteiras de Trabalho (CTPS), nas Centrais da Capital à espera dos seus titulares.

A unidade do Via Direta detém o recorde de 3575 carteiras de trabalho aguardando entrega. Alguns exemplares estão encalhados desde 2002.

O usuário que se encontrar nesta situação, de ter solicitado a documentação e não tê-la recolhido posteriormente, deve procurar a unidade da Central do Cidadão em que requereu a Carteira; e no caso dos postos do Praia Shopping e Centro, cujas centrais foram desativadas, é necessário dirigir-se para o Via Direta e o Alecrim respectivamente. No caso de solicitação de documento feita durante ações de cidadania, basta procurar a Central mais próxima do local onde ocorreu a ação. A CTPS será devolvida ao dono gratuitamente.

Postado Por www.nominuto.com 18/10/2013

Fechar

A dez dias do Enem, simulados são boa opção para alunos

Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio, a dica de vários professores para os estudantes é identificar as dificuldades e se dedicar aos estudos nessas áreas.

Saiba Mais

Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a dica de vários professores para os estudantes é identificar as dificuldades e se dedicar aos estudos nessas áreas. Os simulados online são uma boa opção para avaliar os conhecimentos e se preparar para as provas.

“A orientação que dou para os alunos é fazer muitos exercícios de provas anteriores até porque isso é bom, eles vão ter ideia do que precisam estudar mais. Os sites são ferramentas que ajudam. Antes, os estudantes tinham que ficar buscando a prova no próprio site do Enem, tinham que imprimir, era muito complicado. Essas ferramentas são muito importantes na preparação”, diz a professora de sociologia da escola pública Centro de Ensino Médio Elefante Branco, Adriana Souza Toledo.

Agência Brasil e o Portal EBC convidaram alunos do centro para fazer o simulado desenvolvido pelaEmpresa Brasil de Comunicação (EBC) e contar em que áreas do Enem têm mais dificuldade. O programa é gratuito e reúne todas as questões das provas de 2009 a 2012 para que o candidato possa testar os conhecimentos e monitorar o desempenho em todas as disciplinas. O estudante deve fazer o cadastro e, ao acessar o sistema, escolher se quer responder a todas as questões ou selecionar áreas do conhecimento específicas: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Também é possível selecionar o ano da prova a que o aluno quer responder.

Os alunos do 3º ano Ana Luisa Pimentel e Jonatas Rodrigues fizeram o simulado. Ambos disseram que o mais difícil no Enem é a quantidade de textos. “É uma prova de resistência”, diz Ana Luisa.

Ela fez o Enem no ano passado apenas para treinar. Este ano, vai fazer para concorrer a uma vaga em arquitetura. A prioridade é a Universidade de Brasília (UnB), que passará a adotar em 2014 o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - que usa a nota do Enem como critério de seleção.

Desde o começo do ano, ela está em um cursinho preparatório e faz simulados. “Eu vejo no que eu tenho mais dificuldade e estudo. Na escola, o meu rendimento é melhor em exatas. Eu consigo nos simulados ver se o que eu rendo melhor é em exatas ou em humanas, tenho noção do que preciso fazer para melhorar”. No ano passado, ela disse que foi bem. Com o preparo deste ano, está mais confiante.  

“O problema é a interpretação do Enem, com o conteúdo tenho facilidade”, diz Jonatas.  A alguns dias da prova, ele prefere gravar as aulas que tem na escola e escutar no ônibus. “Se eu ficar estudando, lendo, não vou ter tempo de reler o conteúdo. As dúvidas, tiro na internet e também vejo muitas videoaulas”, conta. Os simulados, segundo ele, ajudam a pegar o ritmo da avaliação. Ele quer fazer economia, também na UnB.

As provas do Enem serão nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, os estudantes terão quatro horas e meia para responder 90 questões de ciências humanas e tecnologias e de ciências da natureza e tecnologias. No segundo dia, além das 90 questões de linguagens, códigos e tecnologias e matemática, será aplicada a prova de redação e o tempo aumenta para cinco horas e meia.

Dos estudantes que já fizeram o simulado disponível no Portal EBC, mais da metade tiveram dificuldade em ciências da natureza e tecnologias. Conforme levantamento, 57% das respostas na área estavam erradas. Em segundo lugar, aparece matemática (com 54% das respostas erradas). As línguas tiveram os maiores percentuais de acertos: inglês (59%) e espanhol (53%), seguidas de linguagens, códigos e suas tecnologias (52%).

Segundo a professora Adriana, na escola é também nas exatas que os alunos têm mais dúvidas. “Essas disciplinas exigem conhecimentos anteriores, matemática, química, física. São questões que exigem conhecimento até do ensino fundamental, das operações básicas. A gente tenta trabalhar por meio de exercícios”.

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão disponíveis materiais e gabaritos que podem ajudar na preparação dos estudantes.

Postado Por www.nominuto.com 17/10/2013

Fechar

Com dois gols do atacante Max América vence o Asa fora de casa

Com dois gols do centroavante Max o América derrotou o Asa de Arapiraca, em Alagoas, na noite desta terça-feira (15). Com a vitória por 2 a 1, o alvirrubro natalense se distanciou mais um pouco da zona de rebaixamento e respira aliviado no Campeonato Brasileiro da Série B.

Saiba Mais

O América subiu para a 14ª colocação, com 36 pontos. Na próxima rodada, sexta-feira (18), o América sai para enfrentar o Boa Esporte.

Já o Asa permanece na lanterna do campeonato, com apenas 23 pontos. O próximo compromisso será contra o Oeste, em casa;

O time americano fez um jogo seguro, sem arriscar, pois sabia que o adversário iria com tudo em busca da vitória. Para não correr o risco, o alvirrubro fez uma marcação forte, sem sofrer ameaça de gol nos primeiros 45 minutos. Mas também ameaçou a meta adversária.

No segundo tempo, brilhou a estrela de Max. Logo no início abriu o marcador, cobrando pênalti, sofrido pelo atacante Adriano Pardal. Max bateu com perfeição, não dando chance ao goleiro Gilson.

Depois do gol, o time da casa partiu no desespero em busca do empate, mas deixou brecha para os contra-ataques. As chances apareceram, sendo desperdiçadas principalmente por Pardal.

Mas, sem noite inspirada, Max não deixou escapar a segunda oportunidade. Ao receber passe de Cascata, o goleador deixou o goleiro Gilson no chão e bateu em cima.

Em seguida, o Asa atacou com maior frequência e teve algumas boas chances, até diminuir o placar com gol de Caique.

O América venceu com Andrey; Noberto, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Márcio Passos (Cascata), Fabinho, Coutinho e Régis (Rai); Adriano Pardal e Max. Técnico: Leandro Sena.

O Asa perdeu com Gilson; Jorginho, Wellington, Edson Veneno e Chiquinho Baiano; Samuel, Reinaldo, Valdívia e Didira; Lúcio Maranhão e Kléber (Bombinha). Técnico: Heron Ferreira.

Postado Por www.defato.com 16/10/2013

Fechar

ABC VENCE MAIS UMA E VAI PARA SUA SEXTA VITÓRIA SEGUIDA.

Ontem a noite o Abc venceu mais uma partida pelo Campeonato Brasileiro da Série B, e dessa vez a vítima foi o São Caetano.

Saiba Mais

Com os gols que só saíram apenas no segundo tempo, o Abc venceu e acabou somando mais três pontos na tabela do campeonato, Lino e Júnior Timbó marcaram para o clube de ponta negra que agora chega aos 35 pontos ocupando a 16 posição. Agora a equipe descansa e parte para enfrenar no próximo sábado o Guaratinguetá dependendo do resultado do STJD, equipe alvinegra corre o risco de ser penalizada por mando de campo.

Postado Por www.parnaradio.com.br post. Jarbas França 16/10/2013

Fechar

Câmara Municipal mantém veto do prefeito ao projeto Passe Livre

Com o placar de nove votos favoráveis, 10 contrários, seis abstenções e quatro ausências, o veto foi mantido.

Saiba Mais

A sessão de hoje, na Câmara Municipal de Natal, foi bastante acalorada. A casa manteve o veto do prefeito Carlos Eduardo ao projeto Passe Livre. Discussões entre vereadores e a manifestação do Movimento Passe Livre marcaram a sessão. 

Em alguns momentos, foi necessária a intervenção da guarda municipal para acalmar os ânimos. Com o placar de nove votos favoráveis, 10 contrários, seis abstenções e quatro ausências, o veto foi mantido. Seriam necessários pelo menos 15 votos para a derrota do encaminhamento do governo.O líder da bancada governista, vereador Júlio Protásio (PSB), foi o primeiro a se posicionar. “O prefeito esteve reunido conosco, com o presidente desta casa e com a Procuradoria do Município. Estamos buscando uma alternativa exequível pois da maneira como a matéria está é inviável para os cofres do município. Representantes do Executivo foram até a cidade de João Pessoa (PB) pegar mais informações do Passe Livre de lá e vamos estruturar para adequar à realidade de Natal”, explicou o vereador.

“O prefeito nos explicou a realidade do município e se comprometeu a entregar na próxima segunda-feira a sua proposta para o Passe Livre. O projeto será apreciado, com a adequação financeira necessária para sua viabilização. Tão logo esteja na Câmara, a matéria tramitará nas Comissões e votaremos em primeira e segunda discussão seguindo todos os trâmites. Não adianta votar algo que não pode ser colocado em prática. Temos de ter responsabilidade”, defendeu o presidente da CMN, vereador Albert Dickson (PROS).Para a vereadora Amanda Gurgel (PSTU) todos os argumentos da Prefeitura para o veto são incoerentes. “Nosso projeto está em absoluta compatibilidade com a Lei Orgânica do Município e não tem qualquer vício de iniciativa nesse projeto. Os argumentos jurídicos são improcedentes. O prefeito poderia ter vetado parcialmente o projeto e adequado ao que ele defende estar dentro dos limites da Prefeitura”, argumentou.  

O vereador Sandro Pimentel (PSOL) disse que entrará na justiça pedindo o cancelamento da sessão. “Qualquer proposição tem que ter pelo menos 24 horas após a leitura e o projeto foi lido e votado hoje. Vamos tomar nossas providências legais para anular esta sessão”, informou.

Postado Por www.nominuto.com 16/10/2013

Fechar

Entrega da Arena das Dunas está confirmada para dezembro

A semana começou com mais uma visita da equipe de fiscalização da Fifa nas obras de construção da Arena das Dunas que em Natal será a sede de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. Ao observarem um avanço nos serviços, novamente se anunciou a crença de que no dia 30 de dezembro, de 2013, a obra será entregue.

Saiba Mais

Após a entrega existe a previsão de que a seleção brasileira, antes do Mundial, possa disputar uma partida amistosa ainda sem data ou adversário confirmado. Seria assim, o primeiro grande evento, já que os jogos programados pela própria Copa, além da novidade do evento, não representam grande apelo para o público em relação às prováveis seleções envolvidas. 
Sobre a visita da segunda-feira, Demétrio Torres, secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, destacou o compromisso do Governo do RN em seguir o cronograma inicial estipulado e cumprido desde a assinatura da ordem de serviço. Para o titular da pasta, graças ao empenho da Fifa, Governo do Estado e COL, a Arena das Dunas saiu de posto de uma construção desacreditada para uma das mais bonitas e avançadas do Brasil.

Postado Por www.omossoroense.com.br 16/10/2013

Fechar