Parnaradio - A Radio Mais Eclética da Web
More Website Templates @ TemplateMonster.com. April 02, 2012!

Justiça Eleitoral cassa prefeito de Baraúna em outro processo

O juiz Herval Sampaio Junior, da 33ª Zona Eleitoral de Mossoró, cassou o registro de candidatura do prefeito Isoares Martins, de Baraúnas, nesta quarta-feira, 25, em Mossoró. A vice prefeita Maria Elisabete Rebouças também teve seu registro de candidatura cassado.

Saiba Mais

O juiz Herval Sampaio Junior, da 33ª Zona Eleitoral de Mossoró, cassou o registro de candidatura do prefeito Isoares Martins, de Baraúnas, nesta quarta-feira, 25, em Mossoró. A vice prefeita Maria Elisabete Rebouças também teve seu registro de candidatura cassado.Na mesma decisão, o magistrado determina que o presidente da Câmara de Baraúna, vereador Tértulo Alves, o Tertinho, assuma interinamente o comando do Poder Executivo enquanto se realiza novas eleições, num prazo de 90 dias.

 Este é o segundo processo que Isoares Martins é cassado. No primeiro, julgado segunda-feira passada no Tribunal Regional Eleitoral, o prefeito foi cassado, mas podia recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral no cargo, onde acredita que vai reverter o quadro. Neste processo, não.

A candidata que ficou em segundo lugar, Luciana Oliveira, também não poderá assumir. É que também foi cassada por compra de votos primeira instância e não conseguiu reverter o quadro no Tribunal Regional Eleitoral, mesmo que de forma liminar.

Postado Por www.defato.com 26/09/2013

Fechar

Vivaldo Costa anuncia desfiliação do PR e seguirá orientação de Ricardo Motta

O deputado Vivaldo Costa anunciou ontem que está deixando os quadros do Partido da República (PR), que ele ajudou a funda no Rio Grande do Norte sob o nome de Partido Liberal (PR) nos anos 1980.

Saiba Mais

O deputado Vivaldo Costa anunciou ontem que está deixando os quadros do Partido da República (PR), que ele ajudou a funda no Rio Grande do Norte sob o nome de Partido Liberal (PR) nos anos 1980.Na sessão de ontem na Assembleia Legislativa, ele explicou as razões que o levaram a querer a desfiliação do PR. Na oportunidade, ele afirmou que irá conversar com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, para a escolha de uma nova legenda.
O parlamentar explicou a decisão de agir de comum acordo com Motta. "É do conhecimento de todos no RN a minha convergência com o presidente Ricardo Motta e se a Justiça conceder que eu me desligue do PR, irei conversar com ele sobre as novas possibilidades", declarou.
A tendência é que ele acompanhe Motta na migração do PP.
Vivaldo declarou que desde o início de sua carreira política sempre levantou a mesma bandeira partidária, mas informou que na última campanha eleitoral teve problemas com o atual presidente do PR, o deputado federal João Maia.
Segundo Vivaldo, a divergência de apoios para os candidatos ao Governo do Estado foi o que o levou a querer deixar o PR. "Houve um desentendimento político, pois o presidente do partido apoiou a candidatura de Iberê Ferreira de Souza e eu apoiei a de Rosalba Ciarlini. Houve essa discordância e eu paguei um preço alto por isso. Com isso fui perdendo apoios de prefeitos, vereadores e lideranças em diversos municípios", afirmou.
O deputado estava no PR desde os anos 1980. Pela legenda, ele também foi vice-governador (1991/94), governador (1994) e prefeito de Caicó (1997/98).
Outros
Só este mês já são cinco deputados trocando de partido na Assembleia Legislativa. Além de Vivaldo, já foram liberados para mudar de legenda os deputados Fábio Dantas, Kelps Lima, Ricardo Motta e Raimundo Fernandes.

Postado Por www.omossoroense.com.br 26/09/2013

Fechar

Roberto absolvido e mais reforços

O técnico do ABC, Roberto Fernandes, foi julgado na noite de ontem, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e foi absolvido por unânimidade da acusação de atrapalhar o andamento do jogo entre ABC x Figueirense, no Frasqueirão.

Saiba Mais

O técnico do ABC, Roberto Fernandes, foi julgado na noite de ontem, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e foi absolvido por unânimidade da acusação de atrapalhar o andamento do jogo entre ABC x Figueirense, no Frasqueirão.Mas essa não é  a única boa noticia para o torcedor alvinegro, uma vez que a diretoria anunciou três novos reforços para ajudar a equipe na sonhada reação para escapar do rebaixamento:  o lateral direito Toty, que estava no Centro Limoeirense/PE e já está treinando com o restante do elenco, o meio campo Júnior Timbó, de 25 anos, que defendeu o Águia de Marabá/PA e teve passagens pelo Vitória/BA, América/MG e Portuguesa/SP, além do atacante Maurinho, 23 anos, que estava no Metropolitano/SC. A previsão é de que a dupla seja apresentada hoje e fique à disposição para a partida de sábado, contra o Boa Esporte/MG, no Frasqueirão. A lista de novos atletas ainda pode ser acrescida, uma vez que o fechamento da janela para regularização de jogadores na CBF vai ser fechada apenas no dia 1º de outubro.

Entre os nomes especulados para vestirem a camisa do alvinegro se encontram o experiente atacante Maikon Leite, que estava no Náutico/PE e pertence ao Palmeiras/SP, bem como do meia Diogo Oliveira, 31 anos, e que ajudou no acesso do Juventude à série C do Brasileiro. A diretoria não confirma.

A boa notícia ficou por conta do retorno de Edson aos treinamentos. O jogador, que ficou de fora na vitória contra a Chapecoense/SC para se tratar de uma lesão no ombro, se recuperou e vai entrar em campo no final de semana, assim como Bileu, retornando depois de cumprir suspensão.

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 25/09/2013

Fechar

Moradores da zona Oeste discutem hoje a licitação dos transportes coletivos

As audiências serão realizadas nas quatro zonas administrativas da cidade, sempre no horário de 8h às 13h.

Saiba Mais

Os detalhes sobre a lei autorizativa do processo que trata da licitação dos transportes públicos de Natal começarão a ser discutidos a partir de hoje (25), quando será realizada a primeira audiência pública sobre o assunto com os moradores da região Oeste da capital. O encontro será no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), localizado na av. Coronel Estevam, 3705 – Bairro de Nossa Senhora de Nazaré, a partir das 9h.

A proposta da Prefeitura do Natal é dar a maior transparência possível ao processo licitatório e para isso vai promover uma série de quatro audiências com representações das comunidades nas quatro regiões da cidade. De acordo com o cronograma elaborado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, (Semob) as audiências serão realizadas nas quatro zonas administrativas da cidade, sempre no horário de 8h às 13h.

Os moradores da zona Sul participarão da audiência pública no dia 27 de setembro, na sede do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), localizada na avenida Omar O’Grady, S/N, Pitimbú, no horário das 8h às 13h.

No dia 30 de setembro, a audiência será realizada para os moradores da zona Leste no auditório do Serviço Nacional do Comércio (Sesc), na rua Coronel Bezerra, 33, Cidade Alta, no horário das 8h às 13h.

Para os moradores da zona Norte a audiência pública será realizada no 2 de outubro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/Região Norte), localizado na rua Brusque, 2926, conjunto Santa Catarina- Potengi. Todas as audiências serão realizadas das 8h às 13h.

Postado Por www.nominuto.com 25/09/2013

Fechar

Prefeito consegue liminar para ficar no cargo enquanto recorrer de sua cassação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) emitiu liminar na tarde desta terça-feira, 24, para que o prefeito Luiz Gonzava Cavalcante Dantas, Luizinho, do PSB, e o vice-prefeito João Liberalino de Oliveira Junior, do PSC, de Carnaubais, permaneçam no cargo enquanto recorrem da sentença que cassou seus mandatos semana passada por por compra de votos e abuso de poder econômico durante a campanha de 2012.

Saiba Mais

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) emitiu liminar na tarde desta terça-feira, 24, para que o prefeito Luiz Gonzava Cavalcante Dantas, Luizinho, do PSB, e o vice-prefeito João Liberalino de Oliveira Junior, do PSC, de Carnaubais, permaneçam no cargo enquanto recorrem da sentença que cassou seus mandatos semana passada por por compra de votos e abuso de poder econômico durante a campanha de 2012.Em Assu, a Justiça Eleitoral cassou os registro de candidatura de Luizinho e Junior Liberalino por compra de votos com combustíveis e kits de bebê em três processos, sendo que dois movidos pela coligação Avança Carnaubais, liderada pelo empresário Dinarte Vieira Diniz, do DEM, e uma ação movida pelo Ministério Público Eleitoral, que foi na prática que deu o flagrante na distribuição de combustíveis pago com dinheiro público durante a campanha.

Postado Por www.defato.com.br 25/09/2013

Fechar

Nélter Queiroz defende impeachment contra governadora Rosalba Ciarlini

O deputado Nélter Queiroz (PMDB) defendeu, na sessão de ontem, a apresentação de um pedido de impeachment, termo que denomina o processo de cassação de mandato do chefe do poder Executivo.

Saiba Mais

O deputado Nélter Queiroz (PMDB) defendeu, na sessão de ontem, a apresentação de um pedido de impeachment, termo que denomina o processo de cassação de mandato do chefe do poder Executivo.Para ele, a governadora Rosalba Ciarlini deve ser afastada do cargo por não estar atendendo às expectativas da população. "Esta casa tem que tomar as providências", disse o parlamentar que ainda sugeriu aos deputados do PMDB que não votem projetos encaminhados pelo Governo do Estado enquanto não houver negociação com categorias grevistas.

"O assunto que está nas ruas, em todos os recantos do RN, é a péssima gestão do Governo Rosalba Ciarlini. Não é de hoje que a situação da segurança, saúde, centrais do cidadão, de todos os órgãos do Governo do Estado, da falta de professores de várias escolas, em municípios do interior, está em pauta em todas as rodas de conversa. Esta Casa vem recebendo comissões de várias classes de servidores. A Assembleia tem feito o seu papel", declarou.
Durante seu pronunciamento, Nélter falou sobre uma reunião entre os servidores do Itep e a Polícia Civil com o chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado. Segundo o deputado, Carlos Augusto teria afirmado que dos 500 servidores do Itep, apenas 50 seriam qualificados. "Essa é a palavra do Governo do Estado, representado pelo chefe do Gabinete Civil. Ele chamou os funcionários de incompetentes. Todos tinham a esperança de negociação, a sensibilidade dos governantes. Mas o Governo acirrou os ânimos, ao invés de ser sensível, humilhou os servidores", declarou o deputado.
Os deputados Ezequiel Ferreira (PDT), Fábio Dantas (PCdoB), Gustavo Fernandes (PMDB), Márcia Maia (PSB), George Soares (PR) e Hermano Morais (PMDB) apartearam Nélter concordando com as críticas feitas ao Governo e cobrando providências com relação aos grevistas. "As categorias precisam ser escutadas pelo Governo que, lamentavelmente, trata com desdém os servidores, não só os do Itep, mas os que fazem nossa segurança. Aliás, segurança que está combalida. Onde a gente chega, em qualquer cidade, é reclamação sobre segurança. Parece que o nosso discurso não está chegando ao Governo do Estado. Nossa intenção era estar aplaudindo a administração, mas, infelizmente, não é possível", disse Ezequiel Ferreira.

Márcia votará contra dispensa de tramitação

A deputada Márcia Maia (PSB) voltou a criticar o governo do RN pela crise instalada na segurança pública e disse que na condição de líder não dispensará a tramitação de matérias do governo enquanto a situação não for resolvida.
Na Assembleia Legislativa existe um colégio de líderes e basta um voto contrário para que a matéria não seja liberada da tramitação. "O governo humilhou os grevistas, desprezou a Polícia Militar, os agentes penitenciários e, principalmente, a população", disse. As críticas à segurança pública no Estado têm sido uma constante nos seus últimos pronunciamentos.
A parlamentar, inclusive, chegou a promover audiência pública recentemente."Deixo o meu repúdio e reafirmo aqui que vamos continuar firmes na oposição. E enquanto o governo não sentar para negociar, não vou liberar a tramitação das matérias aqui na Casa", disse. O deputado Gustavo Carvalho (PSB) endossou as críticas da colega. "Ficaremos vigilantes no dia a dia para que o governo possa dar uma atenção muito melhor e para que se restabeleçam os serviços", disse, referindo-se aos grevistas.

Postado Por www.omossoroense.com.br 25/09/2013

Fechar

Site do Brasiliense questiona jogo do Baraúnas em Goianinha

Taguatinga, DF, 23 (AFI) - O Campeonato Brasileiro da Série C está entrando na reta final e novas polêmicas começam a surgir.

Saiba Mais

Taguatinga, DF, 23 (AFI) - O Campeonato Brasileiro da Série C está entrando na reta final e novas polêmicas começam a surgir.Na segunda-feira, o site oficial do Brasiliense acusou o Baraúnas de ter vendido o mando de campo para o Santa Cruz, no duelo vencido pelo clube pernambucano, por 3 a 1, no último domingo, no Estádio Nazarenão, em Goianinha.

Mesmo sem ter relação com a partida, a assessoria de comunicação do Jacaré estampou a seguinte manchete em sua capa: "Baraúnas-RN é o segundo rebaixado da chave ao perder duelo do mando de campo 'vendido'". No corpo do texto, o clube endossou: "A suspeita é de que o Santa Cruz tenha comprado o mando de campo por R$ 200 mil, valor importante para melhorar a situação financeira do Baraúnas".
Vivendo situação financeira delicada, o Baru decidiu mandar o duelo para um local mais próximo de Recife, com intuito de lucrar com a presença da torcida do Santa. Com média de público de apenas 695 torcedores, o clube potiguar lucrou R$ 68.880 com os 2.533 pagantes, maioria esmagadora tricolor. (Fonte: futebolinterior.com.br)

Presidente do Santa Cruz diz que não dará eco a acusações levianas

Durante todo o texto, a assessoria de comunicação do Brasiliense sugere que houve favorecimento à “Cobra Coral”. "O local do jogo suspeito é mais próximo do Recife (226km) do que de Mossoró (RN), sede do 'mandante' (314km)", destacou. "O duelo chegou a ser transferido para ainda mais perto de Recife (122km), no Almeidão, em João Pessoa, a 428km de Mossoró (RN). No entanto, o estádio da capital paraibana acabou interditado", continuou.
O time do Distrito Federal afirmou que, além da maior presença de sua torcida, o Santa também evitou desgaste da viagem. "O Baraúnas manda as suas partidas no Nogueirão, em Mossoró, onde seus adversários são obrigados a enfrentar uma viagem mais desgastante, de avião até Natal ou Fortaleza, seguido de três a quatro horas de ônibus. Como foi o caso do Brasiliense, na vitória por 1 x 0", argumentou.
No fim, o clube candango destacou os beneficiados e prejudicados com a vitória tricolor. "O 'autoexílio' do Baraúnas prejudicou os candidatos do Grupo A por vaga na segunda fase. Com a vitória, o Santa Cruz subiu da sétima para a quarta posição, com os mesmos 27 pontos do Fortaleza (terceiro colocado) e dois abaixo do líder Treze-PB e do vice-líder Brasiliense", finalizou. O presidente do Santa, Antônio Luiz Neto, evitou estender-se sobre o assunto, mas não deixou de alfinetar o presidente do Brasiliense, o ex-senador cassado Luiz Estevão. "Não vamos dar eco, nem repercussão a esta acusação leviana", disse. (Fonte: futebolinterior.com.br.

Postado Por www.omossoroense.com.br 25/09/2013

Fechar

Betinho oficializa desfiliação do DEM e vai buscar novo partido para eleições 2014

O deputado federal Betinho Rosado acaba de oficializar o pedido de desfiliação do Democratas. Ele apresentou o documento ao Diretório Municipal do partido e comunicação a Justiça Eleitoral (33ª zona, onde vota), cumprindo, dessa forma, a palavra de que não continuaria no DEM, onde se sente discriminado.

Saiba Mais

O deputado federal Betinho Rosado acaba de oficializar o pedido de desfiliação do Democratas. Ele apresentou o documento ao Diretório Municipal do partido e comunicação a Justiça Eleitoral (33ª zona, onde vota), cumprindo, dessa forma, a palavra de que não continuaria no DEM, onde se sente discriminado.A decisão de Betinho contraria a posição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que na semana passada negou o seu pedido de desfiliação por “justa causa”. Mesmo assim, o parlamentar garantiu que não ficaria no DEM, mesmo correndo o risco do partido pedir o mandato.

Numa entrevista à Rede Potiguar de Comunicação (RPC), Betinho chegou a afirmar que se ficasse no DEM encerraria a carreira pública, não participando, assim, das eleições do próximo ano. No entanto, o deputado vai buscar nova filiação e garante que será candidato à reeleição.

O PP e o PTB são as duas opções que Betinho, com prioridade para o primeiro. Só que o PP, hoje dirigido no RN pelo vereador natalense Rafael Motta, filho do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, é uma sigla bastante disputada o que certamente provocará dificuldades para Betinho.

No caso do PTB seria mais fácil,  já que a legenda é controlada no Estado pelo ex-deputado baiano Benito Gama, hoje ocupando uma das vice-presidências do Banco do Brasil.

Betinho Rosado, com um novo partido, poderá ter uma participação mais efetiva nas discussões da sucessão 2014, uma vez que ele já controla o PSC no RN, que é presidido pelo seu filho Betinho Segundo.

CONFRONTO

O pedido de desfiliação de Betinho é consequência do difícil relacionamento com o presidente nacional do Democratas, senador José Agripino Maia. Há meses que o deputado reclama do tratamento que vinha recebendo do líder. Inclusive, disse que nas eleições de 2010 não recebeu qualquer apoio financeiro do Democratas, acusando o partido de ter priorizado outros candidatos.

Já Agripino reagiu e afirmou que o partido pedirá o mandato na Justiça Eleitoral, sob a justificativa da infidelidade partidária.

Postado Por www.defato.com.br 24/09/2013

Fechar

Terror ataca e mata 62 em shopping

Nairóbi (AE)- O governo do Quênia anunciou na início da noite de ontem que todos os reféns mantidos por militantes do grupo radical somali Al-Shabab em um shopping de luxo em Nairóbi foram libertados. “Nossas forças estão checando andar por andar do shopping procurando alguém que tenha ficado para trás.

Saiba Mais

Nairóbi (AE)- O governo do Quênia anunciou na início da noite de ontem que todos os reféns mantidos por militantes do grupo radical somali Al-Shabab em um shopping de luxo em Nairóbi foram libertados. “Nossas forças estão checando andar por andar do shopping procurando alguém que tenha ficado para trás.Acreditamos que todos foram libertados”, afirmou o ministro do Interior, Joseph Ole Lenku, no twitter.  A Cruz Vermelha queniana revisou de 69 para 62 o número de mortos. Ao menos 63 pessoas continuam desaparecidas. Dez suspeitos de envolvimento com o atentado foram presos pela polícia queniana.

Em novos confrontos ontem, as  forças de segurança afirmaram ter matado pelo menos três dos militantes do grupo radical somali Al-Shabab suspeitos do atentado contra o Westgate Mall. No domingo, segundo a polícia, a maior parte do shopping tinha sido liberada. Praticamente todos os reféns mantidos pelos militantes no fim de semana foram soltos, segundo as autoridades quenianas. O número exato de reféns, no entanto, permanecia desconhecido.

“A retirada dos reféns do prédio tem sido bem conduzida”, disse o ministro Ole Lenku. “Acreditamos que restam muito poucos reféns no prédio, isso se houver algum.” Pela manhã, quatro grandes explosões foram ouvidas do lado de fora do shopping. Pouco depois das detonações, dezenas de soldados, alguns deles com armas pesadas, foram vistos na rua que dá acesso ao shopping. Um tanque foi posicionado no local. Segundo a polícia, os militantes atearam fogo em uma loja para criar uma tática de dispersão e tentar fugir.

“Pedimos aos quenianos para manter a calma e informar sobre suspeitos à autoridade policial mais próxima”, escreveu a polícia queniana em sua conta no Twitter. Entre 10 e 15 militantes estavam no prédio.

Imagens divulgadas em meio à crise de reféns mostravam os extremistas entrando no prédio. Todos estavam armados com granadas, fuzis e pistolas e chegaram por duas portas diferentes. Os que invadiram o centro de compras pela entrada principal lançaram granadas ao chão e fuzilaram clientes de um café. Os que chegaram pelo estacionamento mataram um guarda antes de chegar aos andares superiores, onde uma rádio organizara uma festa.

Segundo testemunhas do ataque, os militantes obrigaram os clientes do shopping a citar uma oração islâmica. Quem não conseguia fazê-lo, era executado.

Por meio do Twitter, o Al-Shabab reivindicou a autoria e disse ter autorizado os radicais que permanecem no shopping a executar os reféns. “Autorizamos os mujahedin dentro do edifício a retaliar os prisioneiros”, afirmou o grupo. A tomada de reféns foi a pior ação extremista realizada no Quênia desde 1998, quando a Al-Qaeda, à qual o Al-Shabab é filiado, explodiu a embaixada americana em Nairóbi, matando 213.

Ao reivindicar a autoria do ataque, o grupo somali o atribuiu à presença militar queniana na Somália. Forças da União Africana combatem militantes islâmicos que se insurgiram contra o governo central em Mogadiscio.

Entre as vítimas mortas no ataque ao centro de compras, frequentado pela elite queniana e estrangeiros, estão australianos, peruanos, ganeses, holandeses, franceses, indianos, canadenses, suíços, britânicos e chineses. Cinco cidadãos norte-americanos ficaram feridos.

Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama, cujo pai tem raízes quenianas, condenou o atentado e ofereceu ajuda às autoridades do país. “Quero expressar minhas condolências pessoais ao presidente Uhuru Kenyatta, que perdeu parentes ao ataque, e a todos os quenianos. Somos todos solidários com eles”, disse Obama. “Oferecemos todo o apoio necessário.”

Já o presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, reiterou que “a ameaça representada pelo grupo extremista islâmico Al-Shabab é global”, e não apenas limitada a seu país. Ele fez o comentário durante discurso na Universidade Estadual de Ohio. Segundo ele, alguns dos participantes da ação são somalis que viviam nos EUA.

Postado Por 24/09/2013

Fechar

Greve da Polícia Civil: Justiça determina medidas restritivas ao Sinpol

Entre as medidas está a determinação que diretores e sindicalizados deverão manter uma distância mínima de 200 metros do Centro Administrativo.

Saiba Mais

Entre as medidas está a determinação que diretores e sindicalizados deverão manter uma distância mínima de 200 metros do Centro Administrativo.O desembargador Claudio Santos, do Tribunal de Justiça potiguar, acatou pedido formulado pelo Estado do Rio Grande do Norte e determinou que diretores e sindicalizados do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado do RN (Sinpol-RN) deverão manter uma distância mínima de 200 metros do Centro Administrativo, delegacias de plantão, Degepol e Itep; além de não criarem qualquer obstáculo, dificuldades ou embaraços ao acesso de quaisquer pessoas, cidadãos ou mesmo servidores públicos a esses órgãos, sob pena de multa ao Sindicato, no valor de R$ 50 mil por cada obstáculo ou embaraço criado.

A medida é uma das várias determinadas pelo magistrado, após petição do procurador geral do Estado, que buscam coibir práticas daquele sindicato, durante movimento grevista que “tem perturbado ou obstado o normal funcionamento de algumas repartições públicas, bem como o funcionamento do serviço de remoção de cadáveres”, fazendo-se necessária “a adoção de medidas mais eficazes para compelir o Sindicato recalcitrante a obedecer a ordem jurídica posta”, conforme destaca o julgador.

Em sua petição, o Estado alega que o Sinpol-RN não cumpriu e tem manifestado que não cumprirá decisão judicial que determinou a garantia de umefetivo mínimo de 70% de agentes, escrivães e funcionários do Itep, durante o período de paralisação da categoria, iniciado em 6 de agosto. “Esse gesto irresponsável, de prepotência, além de caracterizar crime de desobediência à decisão judicial (…) representa graves sinais premonitórios de que há um solene desprezo, pelo Sindicato, ao Poder Judiciário e à democracia”, assinala o procurador geral do Estado, Miguel Josino.

Em sua decisão, o desembargador Claudio Santos observa que embora o processo esteja suspenso, uma vez que o Sinpol alegou que ele é suspeito para julgar o processo, o Código de Processo Civil, em seu artigo 266, prevê a adoção, pelo juiz, “de medidas urgentes, a fim de evitar dano irreparável, mesmo durante o prazo de suspensão do processo, e visando ao resguardo da ordem jurídica, e ante a essencialidade do serviço de segurança pública, que ora é flagrantemente desrespeitada”.

Medidas

Além da restrição sobre a distância mínima a ser observada pelo Sinpol, o magistrado determinou - sob alegação de que os policiais civis andam armados e de que os dirigentes sindicais querem o confronto - a proibição de qualquer manifestação armada, sob pena de multa de R$ 50 mil ao sindicato, e proibiu que os servidores do Itep deixem de recolher os cadáveres, sob pena de multa de igual valor. Claudio Santos aplicou ainda uma multa pessoal a todos os diretores do Sinpol-RN, no valor de R$ 5 mil por dia de descumprimento, até o limite de R$ 50 mil, enquanto perdurar a greve. Além disso, por medida de cautela, autorizou “a retenção da contribuição sindical descontada de cada servidor contribuinte, viabilizando o adimplemento da execução da decisão judicial”.

Finalmente, o membro da Corte de Justiça assinala que “embora pareça desnecessário, considerando a deliberada e consciente desobediência pública às ordens judiciais, ratifico o chamamento à sensatez a todos os funcionários e policiais em greve, para que atendam imediatamente ao Estado-juiz, ora representado na autoridade deste Desembargador, subscritor da presente Decisão, inclusive em respeito ao Estado Democrático de Direito, alertando-os das graves e inevitáveis consequências que poderão advir do comportamento assumido até presente, haja vista a supremacia do interesse público da população à segurança pública, e, mais ainda, por parte de servidores que encarnam tão honrosa função pública”.

Postado Por www.nominuto.com 24/09/2013

Fechar

Governadora apresenta 215 escolas estaduais reformadas

Símbolo da educação potiguar, o Atheneu voltará a sua posição de destaque, após a conclusão da reforma prevista para ser iniciada no mês de outubro.

Saiba Mais

Símbolo da educação potiguar, o Atheneu voltará a sua posição de destaque, após a conclusão da reforma prevista para ser iniciada no mês de outubro.O anúncio foi dado pela governadora Rosalba Ciarlini, que estava acompanhada da secretária estadual de educação, Betania Ramalho, na manhã de hoje (23), no auditório da Governadoria.

Nos últimos 33 meses, o Governo do Estado recuperou 215 escolas estaduais distribuídas por todas as regiões do Rio Grande do Norte. O número representa 33% do total de 668 unidades, somando um investimento, compartilhado com o Governo Federal, que ultrapassa os R$ 44 milhões. Das 215 escolas reformadas, 153 receberam até R$ 100 mil em recursos para recuperação hidráulica e/ou elétrica, pintura, pequenos e médios reparos na estrutura de sustentação e na cobertura.

Trinta unidades tiveram um aporte de recursos na faixa de R$ 100 mil a R$ 500 mil, cada, para uma recuperação mais abrangente, devido ao precário estado de conservação em que se encontravam. É o caso das escolas estaduais Alberto Maranhão, de Nova Cruz, Senador João Câmara, de Passa e Fica, e Monsenhor Honório, de Pendências.

Outras 32 escolas foram praticamente reconstruídas ou ganharam prédios próprios, com investimentos entre R$ 500 mil e R$ 2,5 milhões, cada. Entre elas, estão as escolas estaduais Juscelino Kubistchek, de Assu, Ronaldo Néo Júnior, de Almino Afonso, Josefa Sampaio, de Natal, e a escola estadual Santa Terezinha, de São João do Sabugi, que funcionava em prédio alugado.

Rosalba Ciarlini também anunciou que o ginásio Marcelo Carvalho, também conhecido como DED, passará por uma reestruturação. Segundo a chefe do Executivo Potiguar, o Rio Grande do Norte estará em evidência em 2014 e o esporte será o grande protagonista. "Temos um evento importante prestes a acontecer no Estado, então vamos unir forças para conseguir priorizar não só a educação como também o esporte, que ainda é uma das melhores formas de educar, socializar e incluir jovens e crianças".

Para o final de 2013 e o início de 2014, a previsão é de mais reformas, seguindo a programação por nível de prioridade, planejada pela Secretaria de Estado da Educação. A SEEC aguarda, inclusive, a liberação de recursos conveniados com o Plano de Ações Articuladas - PAR, do Governo Federal, para realização de 20 grandes reformas em escolas como Anísio Teixeira e Winston Churchill, no centro da capital, Ana Júlia Mousinho, Raimundo Soares e Zila Mamede, na Zona Norte, Nestor Lima e 15 de outubro, ainda em Natal, além de unidades no interior.

O Governo do Estado chama atenção ainda para o fato de que as demais escolas da rede, que não estão inseridas na lista das 215 recuperadas, receberam recursos no caixa escolar para realização de pequenos reparos e manutenção estrutural. Esses recursos são repassados pelo Ministério da Educação e pelo Governo do Estado, de acordo com o porte das unidades, para que os diretores possam manter suas estruturas em boas condições.

Atheneu e DED

Com a abertura das propostas e o anúncio da empresa vencedora, a licitação para a reforma do Colégio Estadual Atheneu Norte-Riograndense foi encerrada na última quinta-feira (19). A ordem de serviço deve ocorrer no prazo de um mês, quando será iniciada a recuperação completa da estrutura, incluindo a renovação da rede elétrica e da tubulação hidrosanitária, que ainda é de ferro e será substituída por tubos de PVC. Também está incluída a reforma do ginásio de esportes Sílvio Pedrosa e a construção, no pátio interno, de um recreio coberto, com cozinha e área para refeitório. O investimento é de R$ 2,2 milhões.

As obras de recuperação do DED serão iniciadas no mês de novembro. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 3 de setembro e a licitação deve ocorrer no dia 14 de outubro. Haverá a recuperação do piso e da cobertura, substituição da rede elétrica e hidráulica, reforma de vestiários e banheiros, acessibilidade e urbanização de todo o entorno. O valor da obra é de R$ 480 milhões.

Ginásios Esportivos

Em parceira com o Ministério da Educação, o Governo do Estado vai construir 53 ginásios poliesportivos em escolas estaduais de 23 municípios. Somente em Natal, 20 unidades serão beneficiadas. Entre elas, as escolas estaduais Varela Barca, Ana Júlia Mousinho, 15 de Outubro, Peregrino Junior e Miryan Coeli, na Zona Norte, Tiradentes, Padre Miguelinho e CENEP, na Zona Leste, Rêgulo Tinôco, Antônio Pinto e Lourdes Guilherme, na Zona Sul. O investimento total é de R$ 22 milhões.

Postado Por www.defato.com.br 24/09/2013

Fechar

Sete baleias encalhadas no Rio Grande do Norte morrem antes de chegar ao mar

Todos os mamíferos que morreram antes de chegar ao mar serão levadas para estudos no Centro de Estudos Cetáceos da Costa Branca

Saiba Mais

Sete das trinta baleias encalharam neste domingo (22), na praia de Upanena no município de Areia Branca, há 330 Km de Natal, no Rio Grande do Norte, morreram antes dos biólogos conseguirem reconduzi-las ao mar.Segundo moradores, o encalhe começou às 4h de domingo. Os banhistas chamaram a Polícia Militar e em seguida foram acionados Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), Capitania dos Portos, Polícia Ambiental de Mossoró (cidade pólo da região) e o Grupo de Estudos Ambiental Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A partir da chegada dos especialistas começou uma operação, com mobilização de voluntários e técnicos, para reconduzir os mamíferos.

Os especialistas que participaram da operação disseram que ainda não é possível saber o que motivou o encalhe das baleias, mas observaram que como as praias do litoral do Rio Grande do Norte são rasas os encalhes não são raros.

As sete baleias que morreram antes de chegarem ao mar serão levadas para estudos no Centro de Estudos Cetáceos da Costa Branca.

Postado Por www.otempo.com.br 23/09/2013

Fechar

Novos tiros e explosões são ouvidos dentro de shopping no Quênia

O intenso tiroteio teria durado cerca de 15 minutos. Não se sabe ao certo quantos reféns ainda continuam em poder dos militantes.

Saiba Mais

Mais de 36 horas após a invasão do shopping center Westgate em Nairóbi, capital do Quênia, entre 10 e 15 supostos membros do grupo militante islâmico somali Al-Shabab permanecem entrincheirados dentro do prédio. Não se sabe ao certo quantos reféns ainda continuam em poder dos militantes.

 

Na manhã desta segunda-feira foram ouvidos muitos tiros e algumas explosões. O intenso tiroteio teria durado cerca de 15 minutos.

Segundo a agência de notícias AFP, um representante das forças de segurança quenianas disse que soldados do Exército tinham invadido o complexo.

A Cruz Vermelha queniana confirmou na noite de domingo que ao menos 68 pessoas morreram e 175 pessoas ficaram feridas em consequência do ataque de sábado.

Autoridades quenianas comentaram as dificuldades da operação de resgate, ressaltando que a segurança dos reféns é a maior prioridade dos agentes.

Um porta-voz das forças de segurança locais disse à BBC que estariam recebendo ajuda dos Estados Unidos e de Israel.

O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, disse no domingo que "os criminosos estão reunidos em um único local dentro do prédio". Ele acrescentou que as forças de segurança têm agora "boa chance de neutralizar os terroristas."

O presidente disse ainda que um de seus sobrinhos com a noiva estão entre os mortos no ataque. 

Resposta

O grupo militante somali Al-Shabab afirmou ter realizado o ataque como uma resposta contra as operações militares do Quênia na Somália.

Cerca de 4 mil soldados quenianos estão no sul da Somália desde 2011, combatendo os militantes.

O shopping center Westgate é frequentado pela elite de Nairóbi e também é muito popular entre a comunidade estrangeira da cidade.

Entre os mortos, estão ao menos três britânicos, além de cidadãos de França, China, Gana, Holanda, África do Sul, Índia, Canadá e Austrália.

Segundo o correspondente da BBC Will Ross, que também está próximo ao shopping, será extremamente difícil para os militares invadirem rapidamente o shopping para atacar os militantes por causa dos civis ainda presos no local.

O Al-Shabab afirmou ter ao menos 36 reféns sob seu controle, mas a informação não foi confirmada por fonte independente.

Os atiradores entraram no shopping por volta das 12h (5h de Brasília) do sábado, atirando granadas e disparando com fuzis automáticos.

Centenas de frequentadores do shopping conseguiram fugir do local, mas alguns ficaram presos do lado de dentro.

O shopping realizava no sábado um evento infantil, levando a crer que haveria crianças entre os mortos.

Postado Por www.nominuto.com 23/09/2013

Fechar

Ataques terroristas matam 173 no final de semana

Um final de semana sangrento no mundo protagonizado por terroristas.

Saiba Mais

Depois do ataque num shopping do Quênia e do atentado num funeral no Iraque, homens-bombas entraram em ação neste domingo em mais uma matança de inocentes. Desta vez foi no Paquistão.Segundo relato da polícia, um ataque suicida na cidade de Peshawar deixou ao menos 60 mortos e 120 feridos. As vítima participavam de um ato religioso numa igreja histórica da cidade.  O ataque acontece no momento em que o governo paquistanês tenta fechar um acordo de paz com os simpatizantes do talebans naquele país.De acordo com relato de autoridades ouvidas pela Associated Press, os explosivos foram detonados por homens-bomba quando centenas de fiéis terminavam as orações e se dirigiam para fora do local.


No Quênia, a polícia confirmou a morte de 59 pessoas, incluindo os terroristas, e estima em  175 o número de feridos. Em contato com a BBC, um comandante do grupo militante islâmico somali Al-Shabab assumiu a autoria do ataque. O grupo, que vem agindo desde 2011, já havia ameaçado atacar o shopping Westgate no ano passado. 

De acordo com a BBC, “os atiradores entraram no shopping por volta das 12h (5h de Brasília), atirando granadas e disparando com fuzis automáticos. Centenas de frequentadores do shopping conseguiram fugir do local, mas alguns ficaram presos do lado de dentro.”

Em Bagdá, capital do Iraque, um atentado durante um funeral matou 54 pessoas, segundo o último boletim da polícia local.  Setenta ficaram feridos, muitos em estado grave.  O atentado ao funeral ocorreu no bairro xiita de Sadr City. O terrorista conseguiu conduzir o carro até a tenda onde ocorria o funeral antes de detonar o carro e explodir-se em seguida.

Postado Por www.tribunadonorte.com.br 23/09/2013

Fechar

Baraúnas perde para o Santa Cruz e está matematicamente rebaixado

Após um ano do acesso a Série C do Campeonato Brasileiro, o Baraúnas está de volta a Série D na próxima temporada com a derrota deste domingo, 22, por 3 a 1, diante do Santa Cruz, em Goianinha.

Saiba Mais

Após um ano do acesso a Série C do Campeonato Brasileiro, o Baraúnas está de volta a Série D na próxima temporada com a derrota deste domingo, 22, por 3 a 1, diante do Santa Cruz, em Goianinha.O clube mossoroense levou o jogo para Goianinha, pela cidade ser mais próxima da capital pernambucana, Recife, e de olho em uma renda maior, se a partida fosse disputada em Mossoró pelas campanhas dos dois times na competição.

Os gols do Santa Cruz foram marcados por André Dias, aos 6 minutos do primeiro tempo e Raul, aos 21, ambos de cabeça e Luciano Sorriso, aos 47 minutos da etapa final. Índio, de falta, aos 42 minutos do primeiro tempo fez o gol do tricolor Mossoroense.Com o resultado, o Leão do Oeste está matematicamente rebaixado para a 4ª divisão e o Grupo A da Série C conhece seu segundo time rebaixado. Além do Baraúnas, o Rio Branco também já está rebaixado para a Série D na próxima temporada.

 Faltando apenas três jogos para finalizar a participação, o Baraúnas enfrenta no próximo domingo, 29, o Águia, em Marabá, pela 16ª rodada. Já o Santa Cruz terá um confronto direto contra o Sampaio Correa, no Arruda, também no domingo, ambos os jogos às 16h.

Ficha técnica:

Baraúnas x Santa Cruz

Local: Nazarenão, em Goianinha

Horário: 16 horas

Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa

Auxiliares: Francisco Nurisman Machado e Karol V. Soares Martins

Renda: R$ 68.880,00

Público pagante: 2.223

Público não pagante: 360

Público Total: 2.583

Gols: André Dias (STC) 6’ (1º), Índio (BAR) 42’ (1º), Raul (STC) 21’ (2º), Luciano Sorriso 47’ (2º)

Cartões Amarelos: Sandro Emanoel (STC), Radames (BAR), Luciano Sorriso (STC), Natan (STC), Índio (BAR) e Renatinho Carioca (BAR)

Baraúnas: Érico, Pedrinho, Índio, Ramon Baiano e Renatinho Carioca; Wilker, Fidélis, Paulinho Mossoró (George) e (Júlio Brasília) e Tiago Alagoano; Radames (Ricardo Soares) e Fabinho Cambalhota. Técnico: Paulo Renato

Santa Cruz: Tiago Cardoso, Nininho, Everton Sena, Renan Fonseca  e Tiago Costa; Ramirez (Renatinho) , Sandro Barbosa e Luciano Sorriso e Raul (Leozinho); Dênis Marques (Natan) e André Dias. Técnico: Vica

Postado Por www.defato.com.br 23/09/2013

Fechar