Parnaradio - A Radio Mais Eclética da Web
More Website Templates @ TemplateMonster.com. April 02, 2012!

AMÉRICA EMPATA COM BARAÚNAS EM CASA COM GOL DO ESTREANTE ITAMAR.

Tricolor mossoroense sai na frente, com gol de Léo Guerreiro, mas Itamar, em sua primeira partida com a camisa rubra, deixa tudo igual em Goianinha.

Saiba Mais

América-RN e Baraúnas empataram por 1 a 1 neste sábado, em duelo que abriu a segunda rodada do segundo turno do Campeonato Potiguar. A partida foi realizada no Estádio Nazarenão, em Goianinha. Com o resultado, o time rubro assume a liderança da competição, com quatro pontos, mas poderá ser ultrapassado com a conclusão da rodada neste domingo. Apesar do rendimento abaixo do esperado, a equipe de Roberto Fernandes continua invicta desde que o treinador retornou ao clube.

Já o tricolor mossoroense soma seu primeiro ponto na Copa Cidade do Natal, e ocupa a quinta posição. Apesar de mostrar um bom futebol e ter a chance de vencer em Goianinha, o Baraúnas chegou ao 12º jogo sem vitórias.

O jogo

Na escalação do técnico Roberto Fernandes, a novidade foi o atacante Itamar. O jogador realizou sua estreia com a camisa do América, desde que foi contratado, no fim de janeiro. Como chegou a ir embora e só retornou no dia 20 de março, ele ainda não está com 100% de condicionamento físico, mas teve um bom rendimento, agradando aos poucos torcedores que foram ao Nazarenão neste sábado.

O Baraúnas abriu o placar aos 17 minutos do primeiro tempo. Após jogada do lateral-esquerdo Jackinha, o atacante Léo Guerreiro mandou para as redes, dando fim à seca de gols no tricolor. O empate americano veio três minutos depois. O centroavante Itamar recebeu do lateral-esquerdo Renatinho Potiguar, se livrou da marcação e chutou sem chances para o goleiro Érico. O próprio Itamar teve chance de virar a partida na etapa inicial, mas parou em Érico.

Na volta do intervalo, o América passou a atuar com três atacantes, com a entrada de Jorge Santos. O Baraúnas aproveitou os espaços deixados pela defesa rubra e também levou perigo à meta do goleiro Dida. O volante Robson e o atacante Léo Guerreiro criaram as melhores oportunidades, mas não foram felizes na conclusão.

O América volta a campo na próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil, encarando o Ji-Paraná, em Rondônia. Pelo Campeonato Potiguar, o time só jogará no próximo domingo, encarando o Santa Cruz-RN fora de casa. O Baraúnas atua no mesmo dia, diante do ABC, no Frasqueirão, em Natal. Os dois jogos estão marcados para as 20h30.

Postado Por GUIMARÃES (TOPGOL) 06/04/2013

Fechar

MISS PARNAMIRIM É HOJE

O CONCURSO MISS PARNAMIRIM É HOJE NA BASE AÉREA DE NATAL A PARTIR DA 20:00 HORAS, A ENTRADA SERÁ SOMENTE ATRAVÉS DE CONVITES.

Saiba Mais

Hoje é dia! Parnamirim escolherá  a sua representante para o Miss Rio Grande do Norte 2013 com grande festa coordenada pelo colunista e promoter Rannier Lira, e olha só, o cara é fera, está há 18 anos realizando o certame na cidade e já revelou lindas misses como Mariana Mamede e Daliane Menezes. O concurso este ano acontecerá nas instalações da Base Aérea de Parnamirim, num local histórico da época da Segunda Guerra Mundial e contará com 14 lindas concorrentes. A entrada para o evento, será somente através de convites com a doação de 3 kg de alimentos, que serão doados ao Lar Espírita Lean, na própria cidade de Parnamirim.

Postado Por TRIBUNA DO NORTE/PARNARADIO 05/04/2013

Fechar

Rafael Marques comanda o naufrágio da esquadra Vascaina: 3x0

Atacante assume papel de líder, conversa com Oswaldo, reposiciona companheiros e faz gol em clássico, algo que o holandês ainda persegue. Com esse revés, a esquadra vascaina começa a entrar água - sem chances de classificação - depois desse resultado.

Saiba Mais

Quando Oswaldo de Oliveira confirmou o time do Botafogo para o clássico com o Vasco, fez questão de dizer que não iria alterar o seu sistema de jogo, com três meias e um atacante. Com isso, coube a Rafael Marques fazer o papel de Seedorf, que estava suspenso, nas palavras do próprio treinador. Carregado no colo pela torcida, ele voltou a marcar e abriu caminho para a vitória por 3 a 0, quarta-feira, no Estádio Raulino de Oliveira, que manteve os 100% de aproveitamento na Taça Rio em três jogos.

- Acho que o Rafael tem jogado muito bem. Ele fez o primeiro gol por oportunismo, de quem merece por ter trabalhado tanto. Movimentou-se, cumpriu bem a sua função ofensiva e defensiva e se destacou muito no trabalho de bola, passe, com uma visão de jogo muito boa - analisou Oswaldo.

Rafael Marques assumiu um papel que costuma ser de Seedorf mesmo sem a bola no pé. Sempre que o jogo estava paralisado, ele se aproximava de Oswaldo, conversava com os companheiros, fazia gestos de como quem procurava explicar o melhor posicionamento.

Em campo, mesmo com as poças como mais um obstáculo, conseguiu construir boas jogadas, mas sempre com passes curtos. Foi aplaudido depois de um belo passe de peito, mas ainda assim sofreu algumas reclamações por perdas de bola em jogadas mais simples.

Voltou do intervalo e continuou participando efetivamente do jogo. Até mostrar oportunismo em uma cobrança de escanteio, depois do desvio de Bruno Mendes e do rebote de Alessandro. Ali, abriu caminho para a vitória que acabou se tornando fácil para o Botafogo.

Com mais espaço para jogar, começou a ser mais criativo. Trabalhou mais as tabelas, deu passes em profundidade e ainda participou do terceiro gol. Foi dele o cruzamento que acabou sobrando para Fellype Gabriel marcar e selar a vitória no clássico.

Na reta final do jogo, Rafael Marques saiu de campo, substituído por Vitinho, sob aplausos dos torcedores e com um fraterno abraço de Oswaldo. A sensação do dever cumprido foi além. Ele fez algo que nem Seedorf ainda conseguiu com a camisa do Botafogo: marcar um gol em clássico.

Final de jogo: Botafogo 3x0 Vasco 

Postado Por GUIMARÃES (Globo.com) 04/04/2013

Fechar

O Camaleão do Vale, fecha o Leão na Jaula com apenas um cadeado: 1x0.

Atacante Paulinho entra no segundo tempo e assegura vitória assuense em pleno Estádio Nogueirão, em Mossoró. Quatro times vencem na rodada.

Saiba Mais

O Assu começa bem o segundo turno do Campeonato Potiguar. Jogando fora de casa, no Estádio Nogueirão, em Mossoró, o "Camaleão do Vale" bateu o Baraúnas por 1 a 0 na noite desta quarta-feira. O gol da vitória foi marcado por Paulinho, aos 45 minutos do segundo tempo. O atacante, que entrou no segundo tempo, driblou até o goleiro adversário para garantir a vitória diante do "Leão".

Os assuenses, comandados pelo técnico Netinho Matias, somam três pontos, assim como Potiguar de Mossoró, Santa Cruz-RN e América-RN, que também venceram nesta rodada de abertura do returno.

O Baraúnas volta a campo neste sábado, diante do América-RN. O confronto será no Estádio Nazarenão, em Goianinha, com início às 17h. Já o Assu joga em casa, contra o Corintians-RN, no Edgarzão. Este duelo será no domingo, às 17h.

Postado Por GUIMARÃES (Globo.com) 04/04/2013

Fechar

O Gavião do Trairi bica o periquito: 2x0

Na abertura do segundo turno do Campeonato Estadual, Tricolor do Trairi derrota Verdão por 2 a 0 com dois gols de Alvinho. Seedorf não estreia.

Saiba Mais

Parece que os dez dias de parada do Campeonato Potiguar fizeram muito bem ao Santa Cruz-RN. O Tricolor do Trairi começou o segundo turno inspirado e com o pé direito, mesmo jogando no Ninho do Periquito, em São Gonçalo do Amarante. O visitante desbancou o Alecrim com dois gols do atacante Alvinho logo no primeiro tempo.

Com o resultado conquistado na noite desta quarta-feira, o Santa Cruz está entre os líderes com três pontos conquistados. Já o Alecrim começa o segundo turno na parte debaixo da tabela sem pontos.

Os gols

Alvinho abriu o placar para os visitantes aos 33 minutos. O atacante chegou pela esquerda, e mandou uma bola cruzada que morreu no fundo do gol. No último minuto da primeira etapa, ele mesmo ampliou. Fernandes lançou, o goleiro Rodrigues não encontrou nada e Alvinho, sem dificuldade, completou.

Nada de Seedorf

mas não aconteceu e talvez não aconteça neste Campeonato Potiguar. Apesar de estar com a documentação regularizada, a diretoria do Alecrim não inscreveu o jogador na competição. Como foi anunciado que o prazo para inscrever novos atletas seria prorrogado, o Verdão teria relaxado, mas nesta quarta-feira a própria FNF voltou atrás na decisão após recomendação do TJD. O presidente do clube, Anthony Armstrong, disse que vai entrar com uma liminar para tentar regularizar o meia.

Na próxima rodada, o Alecrim enfrenta o Potiguar de Mossoró no Estádio Nogueirão. Na cidade de Santa Cruz, o time da casa enfrenta o ABC no Estádio Iberezão. Todos os jogos acontecem às 17h deste domingo.

Postado Por GUIMARÃES (Globo.com) 04/04/2013

Fechar

O Time Macho humilha o ABC no frasqueirão: 3x0

Cleiton Recife, Kattê e Ítalo garantem goleada do time mossoroense na abertura do returno. Jogadores se envolvem em confusão com árbitro.

Saiba Mais

O Potiguar de Mossoró inicia o segundo turno do Campeonato Estadual com uma vitória surpreendente sobre o ABC. O time mossoroense goleou o alvinegro por 3 a 0 em pleno Estádio Frasqueirão, em Natal, na noite desta quarta-feira. Os gols foram marcados por Cleiton Recife, Kattê e Ítalo.

Com o triunfo, o Potiguar lidera o turno ao lado de Santa Cruz-RN, América-RN e Assu, que também venceram na rodada de abertura, mas leva vantagem no saldo de gols.

O jogo

A partida no Frasqueirão começou com um atraso de 10 minutos. Com a demora do Potiguar para entrar em campo, o árbitro assistente Izac Márcio da Silva Oliveira foi até o vestiário chamar os jogadores. Na ocasião, acabou se desentendendo com o treinador Celso Teixeira. Já no campo, os atletas pressionaram o árbitro Carlos José da Silva e, na confusão, o volante Lima recebeu o cartão amarelo antes mesmo de a bola rolar.

Passado o nervosismo, o Potiguar mostrou boa marcação e chegou com perigo por duas vezes, com Chiquinho, em cobrança de falta, e Ítalo, com arremate de dentro da área. O ABC só assustou aos 25 minutos, com Júnior Xuxa mandando para fora após cruzamento de Jean Carioca.

Na volta para o segundo tempo, o alvirrubro mossoroense abriu o placar logo aos dois minutos. O lateral-esquerdo Cleiton Recife arriscou de longe e marcou um golaço. O Potiguar não parou por aí. Aos 16 minutos, Kattê recebeu na grande área e bateu sem chances para Rafael. O terceiro veio aos 38. Após cruzamento de Kattê, Ítalo não perdoou e fechou a goleada.

Pela segunda rodada, o ABC joga fora de casa contra o Santa Cruz-RN. Já o Potiguar receberá o Alecrim no Estádio Nogueirão, em Mossoró. As duas partidas estão marcadas para domingo, às 17h.

Postado Por GUIMARÃES (Globo.com) 04/04/2013

Fechar

América chamusca o galo: 2 x 1

Jogando em Caicó, campeão do primeiro turno vence com gols de Alysson e Gláucio. Partida foi até os 63 minutos devido a problemas com iluminação.

Saiba Mais

Após ser campeão do primeiro turno em cima do Galo, o América-RN venceu o Corintians-RN mais uma vez. A terceira vitória consecutiva aconteceu na noite desta quarta-feira no Estádio Marizão em Caicó: 2 a 1. Os gols foram marcados por Alysson e Gláucio. Delany descontou para os donos da casa.

Após a abertura do segundo turno do Campeonato Potiguar, o América está na terceira colocação devido ao saldo de gols (1), mas com a mesma pontuação de Potiguar de Mossoró e Santa Cruz-RN. O Corintians é o quinto colocado.

O jogo

A partida começou mesmo com problemas na iluminação em uma das torres do estádio. Desde o início da primeira etapa, a pressão foi rubra. Aos 19 minutos, Alysson aproveitou a sobra após cobrança de escanteio e, de bico, marcou o primeiro. Índio Oliveira, teve duas boas chances de ampliar. A melhor oportunidade do Corintians empatar foi desperdiçada por Didi, mas foi o campeão do primeiro turno quem marcou novamente. Desta vez, com Gláucio de cabeça após cobrança de escanteio.

No segundo tempo, os donos da casa perderam o ala Jorginho expulso, mas ainda assim conseguiram impor o ritmo na partida. Aos 12 minutos, Delany só não marcou porque Daniel tirou em cima da linha. O atacante chamou a responsabilidade e, aos 21, diminuiu para o Galo.

Paralisação

Pouco tempo depois do gol alvinegro, a partida foi paralisada por um problema na torre de iluminação. O árbitro Suelson Diógenes, que antes da bola rolar mandou seguir, resolveu paralisar a partida, que permaneceu por cerca de 15 minutos. O jogo foi até os 63 minutos com apenas uma boa chance para o América com o lateral Bruno, mas o placar não se alterou.

Agora, o Cortintians vai a Assu enfrentar o time da casa, no Estádio Edgarzão, pela segunda rodada. O América joga no Estádio Nazarenão diante de sua torcida contra Baraúnas. As partidas serão simultâneas novamente, com início marcado para as 17h deste domingo.

Postado Por GUIMARÃES (Globo.com) 04/04/2013

Fechar

América enfrenta o Galo do Seridó no Marizão.

América enfrenta o Galo do Seridó hoje á noite no Marizão, em busca da primeira vitória nesse segundo turno.

Saiba Mais

Com a vaga garantida na final do Campeonato Estadual, o América volta a enfrentar o Coríntians de Caicó hoje, às 20h30, no estádio Marizão, em partida que marcará a estreia dos clubes na Copa Cidade do Natal (fase de volta do 2º turno). Tanto o comandante do time natalense quanto o do representante caicoense possuem desfalques. No América, Roberto Fernandes não poderá contar com o zagueiro Edson Rocha, os meio-campistas Fabinho e Cascata, além do atacante Tiago Adan. Os três primeiros punidos com o terceiro cartão amarelo e o centroavante por motivo de contusão.

Neto Maradona tem problemas na mesma proporção, uma vez que além de ter perdido o lateral esquerda Ito Cruz e o atacante Ebinho, que deixaram a decisão de domingo ainda no primeiro tempo, contundidos, o técnico alvinegro também não poderá mais contar com o goleiro David e o seu reserva imediato Baltazar. Além disso, o novo goleiro Santos, que chegou a acertar verbalmente com o clube, desistiu de atuar no Galo e, atendendo a um convite do treinador Celso Teixeira, se apresentou ao Potiguar de Mossoró. Com isso, os garotos Adonis e Vladimir serão as opções para este confronto diante do América.

Postado Por GUIMARÃES - TRANSCRITO DA TN 03/04/2013

Fechar

ABC entra em campo em busca do segundo turno

Alheio à polêmica, ABC luta para reencontrar a paz e ir em busca da conquista do segundo turno.

Saiba Mais

Depois de ficar de fora da final do primeiro turno, o ABC começa hoje, às 20h30, no estádio Frasqueirão, sua caminhada pelo título do segundo turno do campeonato estadual. O adversário de logo mais é o Potiguar de Mossoró, que vem disposto a fazer uma campanha melhor do que na fase inicial e brigar, não só por uma vaga na final, mas, como também pela vaga na série D do brasileiro. 

No ABC, o técnico Paulo Porto não deve mudar o time que terminou o primeiro turno. A única alteração que pode ocorrer na equipe titular é o retorno do ala Thiaguinho, recuperado de lesão, que entraria na direita, no lugar do volante Bileu, que vinha jogando improvisado na posição. No gol, Rafael segue com a camisa 1, já que Lopes, mesmo recuperado de contusão, só deve voltar a jogar na rodada do final de semana.

A novidade fica por conta da presença do zagueiro Lino, que foi contratado ontem e já vai para o banco de reservas.

Pelo lado do Potiguar, a situação é de tranquilidade. O time fez uma boa campanha no primeiro turno e agora briga, além  do título do segundo turno, a vaga na série D do brasileiro desse ano. Para o zagueiro Ivson, esse tempo parado, foi bom para o técnico Celso Teixeira colocar em prática sua filosofia.

Postado Por GUIMARÃES - TRANSCRITO DA TN 03/04/2013

Fechar

ABC inicia o segundo turno mais enxuto no seu plantel

ABC intensifica treinos para estreia no segundo turno e com o plantel mais enxuto onde vários atletas já sairam e outros foram emprestados.

Saiba Mais

Sem chegar à final do primeiro turno, o ABC quer vida nova a partir de agora no Campeonato Potiguar. Para isso, reformulou parte da equipe que iniciou a temporada, mas sem perder as principais peças. Ao todo, cinco jogadores deixaram o clube: Andrey, Jeff Silva, Gladstone, Walter Minhoca e Raul. O time principal, no entanto, não se viu afetado com as saídas de atletas e deve ter a base que iniciou o ano. Dos que saíram, nenhum chegou a ser considerado titular absoluto no Alvinegro.

Dentre os que chegaram à titularidade, o goleiro Andrey foi o primeiro a deixar o clube. Após ser impedido de treinar, ele rescindiu contrato com o Alvinegro. O jogador, que havia perdido a posição no time principal para Lopes, reclamou dos salários atrasados - que à época somavam cerca de quatro meses - e teve o contrato encerrado pela direção abecedista. Além dele, o lateral-esquerdo Jeff Silva, que também iniciou o ano como titular no ABC, não permaneceu no elenco. O jogador não rendeu o esperado nas partidas iniciais e, após ficar de fora por lesão em alguns confrontos, perdeu a posição para Alexandre, atual dono da camisa 6. Outro negociado foi o meia Raul, que após atuar no time principal durante boa parte da temporada 2012, virou reserva da equipe e acertou com o Santa Cruz-PE.

Em situações diferentes, o zagueiro Gladstone e o meia Walter Minhoca também saíram. Dessa vez, os atletas deixaram o clube por empréstimo, ambos para o CRB. A intenção era aliviar a folha salarial do Alvinegro durante o estadual. Por isso, os atletas retornam ao ABC para a disputa da Série B. Gladstone era reserva e lutava para conquistar a titularidade desde que chegou à Vila Olímpica, no meio do ano passado. Walter Minhoca, por sua vez, foi titular durante a reta final da Série B de 2012 e no início do Campeonato Potiguar deste ano. O jogador perdeu espaço com a chegada de Júnior Xuxa e as boas atuações de Jean Carioca no setor de criação do time.

PROMOÇÃO
O ABC lançou ontem uma promoção para promover a ida do torcedor ao Frasqueirão na quarta-feira, diante do Potiguar de Mossoró. O torcedor que apresentar duas apostas no concurso 407 da Timemania, com o ABC marcado com o clube de coração, pode comprar o ingresso pelo preço de R$ 20. As apostas tem de ser apresentadas no momento da compra do ingresso.

A ideia é aumentar o público no estádio, que foi pouco ocupado no primeiro turno do Campeonato Potiguar. Para se ter ideia, o ABC teve média de 1.054 torcedores por partida, abaixo do América, por exemplo, que mandou seus jogos em Goianinha, distante cerca de 60 quilômetros de Natal.

Postado Por GUIMARAES - TRANSCRITO DO NJ 02/04/2013

Fechar

ABC contrata zagueiro - Lino - do Caxias /RS

O atleta Lino foi indicado pelo treinador Paulo Porto que já trabalhou com o mesmo. Segundo o treinador alvinegro, Lino é um jogador de muita eficiência na cobertura a na saída de bola da defesa para o ataque.

Saiba Mais

O zagueiro Lino, 28 anos, acertou sua saída do Caxias ontem e  se transferiu para o ABC. O jogador é apontado pelo site Gaúcho - CLIC RBS como um dos principais destaques da equipe grená no Gauchão. Lino teria se destacado nos desarmes, mas também mostrou eficiência no ataque, nas jogadas aéreas. Até o momento, no Estadual gaúcho, havia marcado três gols.

Quem está em fase final de recuperação, da cirurgia que passou no final da temporada passada é o atacante Eliomar Bombinha. Sem contrato com o ABC, o atacante ainda não tem seu futuro definido, mas pode ser o único reforço para a Taça Cidade do Natal. Sabendo disso, o técnico Paulo Porto, do ABC, não deve realizar mudanças no time titular, que estreia amanhã na Taça Cidade do Natal, contra o Potiguar de Mossoró, no estádio Frasqueirão.

A equipe deve ser a mesma que entrou em campo contra o ASSU, na última rodada da Copa RN, com Bileu na lateral direita, já que Thiaguinho e Renato ainda estão em fase final de recuperação das lesões sofridas pelos atletas. No gol, Rafael segue ocupando a vaga de Lopes, contundido.

Postado Por GUIMARÃES - TRANSCRITO DA FOLHA - RS 02/04/2013

Fechar

Falta de UTI pediátrica complica a vida dos mais necessitados desses serviços: as crianças.

O Rio Grande do Norte, estado com mais de 3,1 milhões de habitantes, possui somente 44 leitos de UTI pediátrica – entre rede pública e privada. Desse total, 42 estão em Natal. Desse total, 42 estão em Natal. Os outros dois atendem pela rede privada e estão localizadas em Mossoró, cidade cuja população perde em número apenas para a capital. São mais de 263 mil habitantes.

Saiba Mais

Os dados estão disponíveis no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde, do Ministério da Saúde, e explicita a necessidade de ampliação desse quadro. Os números, segundo o portal do Ministério da Saúde, foram atualizados em março deste ano. 

O fotógrafo Carlos Fernandes pode não ter conhecimento desses números, mas sabe bem o que eles  implicam. Há 22 dias que a filha Ana Raquel, 2 anos e oito meses, sofre as consequências da falta de estrutura da rede pública de saúde no estado. Inicialmente, ele levou a menina para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em função de um resfriado. Retornou quatro vezes e a recomendação que recebia era para fazer  nebulização na criança.

Como o quadro se agravou, a menina foi levada ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), onde um segundo médico pediu um raio-x e identificou um quadro mais sério. “O primeiro médico mandava ela tomar amoxilina e ir para casa. Depois do raio-x, o segundo médico disse que era um derrame pleural”, conta o pai.

Enquanto o quadro evoluia negativamente e sua filha não recebia atendimento adequado, Carlos Fernandes precisou acionar o Conselho Tutelar duas vezes. “O comprometimento do pulmão com pus chegou a 51%. Para aplicar um dreno, ela ficou mais de 19 horas em jejum, por duas vezes até ser atendida”, indigna-se.

Faltou medicamento e um exame de ultra-som precisou ser pago uma vez que o HRTM não possui o equipamento. O transporte entre o hospital e a clínica particular foi feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “A ambulância do hospital estava quebrada”, conta.

O drama da família piorou quando uma médica pediatra levantou a possibilidade da menina ser submetida a uma cirurgia. Como o hospital não possui UTI pediátrica, ela precisaria ser transferida para Natal. “Agora ela passará por uma bateria de exames para identificar o que ela tem realmente”, diz indignado. A menina foi transferida na tarde de ontem para o Hospital Infantil Varela Santiago, mas ressalta que só conseguiu após mobilização de pessoas na rede social. “É um absurdo uma situação dessas”, afirma.

Na quinta-feira passada, uma menina de pouco mais de um mês, morreu no HRTM, enquanto aguardava a transferência para Natal. Em Mossoró, só existe  UTI neonatal, voltada para o tratamento de bebês com até 28 dias de vida. A unidade também sofre com a suerlotação. Segundo Luiz Roberto Fonseca Mossoró ganhará seis leitos de UTI pediátrica em agosto. “Estamos tentando dar celeridade às obras para colocar as UTIs do Hospital Tarcísio Maia para funcionar”, explicou.

Postado Por GUIMARÃES - TRANSCRITO DA TN 02/04/2013

Fechar

Médicos do Samu e do Deoclécio Marques, em Parnamirim cruzam os braços

A Cooperativa dos Médicos do Rio Grande do Norte, retirou seus profissionais desses dois órgãos devido a falta de compromisso da Sesap em demorar a renovar o contrato.

Saiba Mais

A Cooperativa dos Médicos do Rio Grande do Norte (Coopmed) retirou, ontem, profissionais de dois serviços da rede pública estadual: dos plantões do Samu Metropolitano e do atendimento ortopédico Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim. No caso do Samu, localizado na BR-101, em Macaíba, o contrato venceu ontem. Trinta médicos ligados à Coopmed, que complementavam 50% da escala do serviço suspenderam o plantão. Até o dia 12, as escalas serão cumpridas pelos profissionais efetivos da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap-RN). No caso do Deoclécio Marques, o serviço de ortopedia ficou inviabilizado, por atraso no pagamento do salário dos 25 médicos contratados. 

O atendimento ortopédico nessa unidade está paralisado. Os pacientes estão sendo transferidos para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. Segundo a diretora geral do Hospital Walfredo Gurgel, médica Maria de Fátima Pereira Pinheiro, a demanda de atendimento ortopédico cresceu nos últimos dias. Ela admite que o HWG pode enfrentar problemas no atendimento em virtude da paralisação dos serviços no Hospital Deoclécio Marques. Na quarta-feira (27) só havia quatro macas no corredor de urgência do HWG. Ontem, esse número subiu para 19. 

Cirurgias

No Hospital Deoclécio Lucena os 25 ortopedistas cooperados respondem por 100% do atendimento e, por isso, nenhuma cirurgia eletiva está sendo realizada, a não ser para os pacientes que já se encontravam internados naquela unidade hospitalar. O presidente da Coopmed, Fernando Pinto, informou que os médicos voltarão a trabalhar, assim que os contratos forem renovados e os salários atualizados pelo governo do Estado. “A promessa sempre foi de realizar a licitação pública”, afirmou Pinto, para lembrar que a Sesap já fez três contratos emergenciais com a Coopmed. O  atraso no pagamento das faturas soma cerca de R$ 2,8 milhões. 

Em relação ao Samu, explicou Fernando Pinto,  a licitação pública para a contratação da Coopmed-RN se arrasta desde 2011, o que obriga a Sesap a recorrer a contratos emergenciais. O contrato que expirou ontem teve vigência de seis meses.

Fernando Pinto  esclareceu que  existem faturas atrasadas de dezembro, janeiro, fevereiro e março dos plantões do Hospital Deoclécio Lucena e dos meses de janeiro e fevereiro do Samu Metropolitano. Fora isso, no caso do hospital, existe um débito decorrente de agosto de 2012, período em  que os ortopedistas trabalharam sem contrato. No caso do Samu, há um débito referente ao mês de setembro do mesmo ano.

Segundo Pinto, a Coopmed sempre tem o cuidado de alertar dois meses antes do fim dos contratos, para que as providências sejam tomadas para a sua renovação, “mas sempre deixam para os 48 minutos do segundo tempo”.

HWG recebe sobrecarga do Deoclécio

A diretora geral do Hospital Walfredo Gurgel, médica Maria de Fátima Pereira Pinheiro, que a demanda de atendimento ortopédico cresceu já na quinta-feira (28) da Semana Santa, o que sempre ocorre períodos de feriados prolongados. “Geraldo no interior os pronto-socorros estão fechados e o Walfredo Gurgel termina sendo a solução”, disse a médica. Ela admitiu no HWG pode enfrentar problemas no atendimento em virtude da paralisação dos serviços no Hospital Deoclécio Marques, porque se na quarta-feira (27) só havia quatro macas no corredor de urgência do HWG, esse número já tinha subido, ontem, para 19 pacientes internados em macas.

“A gente compra insumos para uma demanda e aumentando o número de atendimentos, isso termina acabando mais cedo”, disse Maria de Fátima Pinheiro, ao explicar que  no Hospital Deoclécio Marques é feito o que se chama de segunda cirurgia, a eletiva, mas lá também se faz os primeiros socorros a pacientes que sofreram algum trauma ortopédico em decorrente de acidentes de carro, moto ou queda, por exemplo. Segundo ela, no HWF são realizados os primeiros socorros, como lavagem de ferimento, fixação do osso em casos de fratura exposta e o atendimento de membros inferiores, como algum ferimento de dedo, mão: “A cirurgia definitiva é feita no Deoclécio Lucena”.

Para ela, o que ainda pode evitar uma grande demanda para o HWG, é o fato de que a Sesap também dispõe de uma rede conveniada, com a contratação de leitos ortopédicos na Prontoclínica da Criança e nos Hospitais Memorial e Médico Cirúrgico (HMC).

Raynickson Antunes de Oliveira sofreu um trauma na região do pescoço e foi socorrido na manhã de domingo (31) para o HWG, depois que pulou no rio Pirangi e bateu a cabeça no leito: “Fiquei todo dormente e desacordado, quem me tirou, boiando, foi um tio meu”. Ele ainda informou que um médico que lhe atendeu disse que felizmente não tinha nenhuma lesão grave e estava movimentando braços, pernas e se sentava: “Só sinto ainda uma quentura nos braços”.

“Atraso deve ser resolvido até sexta”, diz Sesap

O secretário estadual de Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, admitiu que a burocracia da máquina pública está travando a conclusão da licitação pública, porque, como se trata apenas de um caso em que se apresenta apenas um interessado, as exigências se tornam mais rígidas.

Luiz Roberto Fonseca disse que vai se reunir, hoje à tarde, com o presidente da Coopmed. “Já estamos solicitando à área de planejamento do governo agilidade para liberar recursos e realizar o pagamento das faturas em  atraso com a Coopmed.

Com relação aos meses que os serviços foram prestados de forma precária, sem contrato, Luiz Roberto Fonseca reconhece que a dificuldade para vencer os trâmites burocráticos são ainda maiores, porque se tratam das chamadas verbas indenizatórias, “onde a fiscalização é mais rigorosa”.

Fonseca informou que até amanhã espera assinar a minuta sobre a renovação, emergencial, para a contratação dos serviços prestados ao Samu,  bem como explica que o contrato com a Coopmed relacionado aos ortopedistas do Hospital Deoclécio Lucena está em vigor desde 21 de fevereiro e a questão  lá “é só em virtude do atraso do pagamento dos serviços prestados, o que deve estar solucionado até a próxima sexta-feira (5)”.

Fonseca explicou que o atraso do pagamento da fatura de dezembro de 2012, foi ocasionado porque o valor ficou em restos a pagar no ano seguinte e, depois, o Orçamento de 2013 só foi aberto do final de fevereiro para o começo de março.

Segundo o secretário estadual de Saúde afirmou que a questão foi repassada aos técnicos da Sesap, que estão fazendo gestões na Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Controladoria Geral do Estado (Control) “para que se dê mais celeridade e mais ritmo aos processos que envolvem a Coopmed e que estão em restos a pagar”.

Postado Por GUIMARÃES - TRANSCRITO DA TN 02/04/2013

Fechar

AMÉRICA VENCE CORINTIANS E É CAMPEÃO DO PRIMEIRO TURNO - COPA RN

Além da vaga na final do campeonato, América garante presença na Copa do NE e na Copa do Brasil de 2014. Tiago Adan marca o gol da partida.

Saiba Mais

O América-RN é o campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar 2013. O time rubro confirmou o favoritismo neste domingo, venceu o Corintians-RN por 1 a 0 e levantou a taça no Estádio Nazarenão, em Goianinha. O gol do atacante Tiago Adan ainda no primeiro tempo sacudiu os mais de 4.000 espectadores presentes (assista aos melhores momentos da partida no vídeo ao lado).

Como havia vencido o primeiro jogo da final por 2 a 0, em Caicó, o América tinha a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença, já que realizou melhor campanha na primeira fase. Com o apoio da confiante torcida, que lotou o Nazarenão, o Mecão assegurou presença na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2014, além da vaga na final do Campeonato Potiguar.

A conquista do primeiro turno teve como destaques o meia Cascata, artilheiro da equipe com cinco gols; o atacante Índio Oliveira, autor de gols importantes na trajetória para o título; e o técnico Roberto Fernandes, que se mantém invicto desde que reassumiu o comando do alvirrubro, na segunda rodada.

O Corintians foi o único clube a derrotar o América no primeiro turno, vencendo por 3 a 1, em Goianinha, na rodada de abertura do torneio. Sem o título, o Galo do Seridó volta suas atenções para o segundo turno, em busca da vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, além da classificação para as Copas do Nordeste e do Brasil de 2014.

A final

Sem um lateral-direito de ofício, já que Norberto teve que cumprir suspensão, o técnico do América, Roberto Fernandes, escalou o atacante Jorge Santos improvisado. E foi dele o primeiro bom arremate do time rubro, mas David Escorpião pegou com tranquilidade. O Corintians respondeu com uma triangulação entre Ebinho, Didi e Jozicley. A conclusão de Jozicley acabou travada pela defesa americana.

O Mecão deu o troco em seguida. Índio cobrou falta, a bola bateu na barreira e sobrou para Índio Oliveira, que, pressionado, completou para fora. Três minutos depois, o centroavante revelado nas bases do América teve nova chance. Após passe de Tiago Adan, ele puxou para a esquerda e arriscou da intermediária. David defendeu com estilo e saiu bem na foto. Cinco minutos depois, em cobrança de falta ensaiada, Didi soltou a bomba e assustou o goleiro Dida.

O primeiro gol do jogo veio aos 36 minutos. Em rápido contra-ataque, Tiago Adan recebeu na frente, passou pelo adversário e chutou. A bola quicou no chamado "morrinho artilheiro" e matou o goleiro David. Esse foi o primeiro gol do centroavante com a camisa alvirrubra.

Além do placar adverso, o Corintians perdeu o lateral-esquerdo Ito Cruz e o atacante Ebinho, contundidos, ainda no primeiro tempo.

Já no início da segunda etapa o América mostrou que queria mais. Tiago Adan fez boa jogada, passou pelo goleiro David e rolou a para Índio Oliveira. Com o gol aberto o camisa 11 americano fez o mais difícil, e mandou por cima da meta.

O Corintians parecia não ter forças para reagir e o Mecão aproveitava. No contra-ataque americano, aos 20 minutos, Índio Oliveira recebeu bom passe de Cascata, invadiu a área e soltou a bomba. A bola passou muito perto do gol de David.

Com a torcida gritando "É campeão!" desde os 30 minutos, o América apenas cozinhou o Galo do Seridó e esperou o apito final para se sagrar campeão, comemorando o primeiro turno do Campeonato Potiguar em casa.

Ficha Técnica do jogo: 

Local: Estádio Nazarenão (Goianinha)

Horário: 17h

Renda: 50.250,00    Público Pagante: 4.130 (torcedores) 

O América jogou e venceu com: Dida, Fabinho, Indio, Edson Rocha e Netinho (Renatinho Potiguar); Ricardo Baiano, Daniel, Jorge Santos (Allyson) e Cascata; Tiago Adan e Indio Oliveira (Taiberson).

O Corintians perdeu com: David Escorpião, Everton, Fábio Seixas, Marcinho e Iton Cruz (Índio); Ramon, Coruja, João Paulo e Jozicley; Ebinho (Jorginho - depois sai para a entrada de Geovani) e Didi.

Cartões Amarelos (América): Edson Rocha, Tiago Adan, Netinho, Cascata e Fabinho.

Cartões Amarelos (Corintians): Jorzicley, Jorginho e Marcinho. 

Postado Por GUIMARÃES (TOPGOL) 31/03/2013

Fechar

O GOLEIRO RESERVA DO CORINTIANS PEDE PARA SAIR

Correndo contra o tempo, o dirigente Lobão que havia dispensado o goleiro Adonis (foto) depois da derrota frente ao ABC, foi correndo pedir que o mesmo voltasse a vestir a camisa do Corintians - novamente, já que o titular pediu para não jogar contra o América devido a um probleminha interno.

Saiba Mais

As vésperas da partida decisiva do primeiro turno do estadual, onde o Corintians de Caicó terá a difícil missão de ter que vencer o América por no mínimo três gols de diferença, um princípio de incêndio surge entre os goleiros que defendem a meta do clube caicoense.

Segundo informações repassadas a reportagem do Blog do Niltinho o 2ºgoleiro do galo, paraibano Baltazar - por razões ainda desconhecidas - teria pedido a diretoria pra deixar o clube, deixando a meta do Corintians apenas nas mãos deDavid Escorpião, que por sua vez teria ficado insatisfeito com uma determinadasituação e teria pedido a comissão técnica para não jogar a final que acontece neste domingo, restando portanto uma situação complicada pra ser administrada..

Diante desse fato a diretoria na pessoa do presidente Lobão recorreu mais uma vez a uma solução caseira. De pronto o velho Lobo contactou o jovem arqueiro Adonis, que havia deixado o galo na 4ª rodada, após a derrota do clube para o ABC em Natal. Adonis aceitou o convite pro retorno e será opção do treinador Neto Maradona para a partida.

Tanto a comissão técnica como a diretoria do Corintians ficaram de conversar com o grande goleiro David pra tentar contornar a situação, no sentido de que ele possa atuar normalmente contra o América, de qualquer forma Adonis volta ao grupo alvinegro e fica como opção podendo pintar na meta corintiana.

Postado Por GUIMARÃES - TRANSCRITO DO BN - CAICÓ0 30/03/2013

Fechar