Parnaradio - A Radio Mais Eclética da Web
More Website Templates @ TemplateMonster.com. April 02, 2012!

AMÉRICA DIVULGA A RELAÇÃO DOS JOGADORES PARA A PARTIDA CONTRA O CORINTIANS.

Técnico Roberto Fernandes terá que improvisar na posição, já que não conta com outro lateral-direito de ofício. Lista rubra traz três novidades.

Saiba Mais

O América-RN concentra suas atenções para a decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar, neste domingo. A partida contra o Corintians-RN será no Estádio Nazarenão, em Goianinha, com início às 17h. O técnico Roberto Fernandes não terá o lateral-direito Norberto, que cumprirá suspensão automática, e relacionou 22 jogadores para o duelo.

A novidade é a presença do lateral-esquerdo Renatinho Potiguar e do volante Régis, além do zagueiro Ita, relacionado porque Ramon foi emprestado ao Baraúnas.

Roberto Fernandes não confirmou o substituto de Norberto, já que não tem outro lateral-direito de ofício no elenco. As opções seriam o deslocamento do volante Fabinho ou a entrada do garoto Felipe Macena, ou até mesmo de Régis.

O América venceu o primeiro jogo da final por 2 a 0, em Caicó, e tem a vantagem de ser campeão mesmo perdendo por até dois gols de diferença neste domingo. A expectativa da diretoria é de que os 5.000 ingressos colocados à venda se esgotem.

Relacionados

Goleiros: Dida e Wendell;
Zagueiros: Edson Rocha, Índio, Alysson e Ita;
Laterais: Bruno e Renatinho Potiguar;
Volantes: Ricardo Baiano, Daniel, Fabinho, Felipe Macena, Régis e Gercimar;
Meias: Cascata, Netinho e Índio Oliveira;
Atacantes: Tiago Adan, Taiberson, Alemão, Glácio e Jorge Santos.

Postado Por Guimarães (Globo Esporte) 30/03/2013

Fechar

RADIALISTA DE MOSSORÓ É PUNIDO COM 180 DIAS DE SUSPENSÃO PELO TJD

Ubiratan Saldanha, da rádio RPC AM 1060, foi suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva por ameaçar quarto árbitro de Potiguar x América-RN. Se essa moda pega, hem!

Saiba Mais

A confusão ocorrida na partida entre Potiguar de Mossoró e América-RN, onde torcedores mossoroenses provocaram um tumulto na saída do Estádio Nogueirão, em Mossoró, teve mais um capítulo, no mínimo, curioso. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte apresentou uma denúncia contra o radialista Ubiratan Saldanha, da rádio RPC AM 1060, e o puniu por um período de 180 dias, por supostamente ter intimidado o quarto árbitro da partida, Zandick Gondim Alves Júnior.

O radialista foi enquadrado no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz “qualquer ação cujo emprego da força seja incompatível com o padrão razoavelmente esperado para a respectiva modalidade”.

No mesmo julgamento, realizado na terça-feira, o Potiguar também foi punido com a perda de um mando de campo e recebeu uma multa de R$ 4.000, mas já confirmou que irá recorrer da decisão. O departamento jurídico prepara o recurso para adiar a perda do mando de campo e deve dar entrada até esta segunda-feira.

A confusão

O jogo entre Potiguar de Mossoró e América aconteceu no dia 13 de março, em partida válida pela quarta rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar. O placar estava empatado em 1 a 1 até os 40 minutos do segundo tempo, quando o goleiro Roberto cometeu uma falta e o árbitro Lenilson de Lima assinalou o pênalti. Na cobrança, o meia Cascata marcou o seu segundo gol na partida e deu a vitória para o América em Mossoró.

Tem sim, que haver punição rigorosa para não se repetir mais. 

Postado Por GUIMARÃES (TOPGOL) 30/03/2013

Fechar

Operário morre após queda nas obras da Arena da Amazônia

Um operário que trabalhava nas obras da construção da Arena Amazônia, estádio de Manaus (AM) para a Copa do Mundo de 2014, morreu após acidente na noite desta quinta-feira.

Saiba Mais

Um operário que trabalhava nas obras da construção da Arena Amazônia, estádio de Manaus (AM) para a Copa do Mundo de 2014, morreu após acidente na noite desta quinta-feira. Segundo informações da polícia local, Raimundo Nonato Lima Costa, 49 anos, desequilibrou-se e caiu de altura aproximada de 5 metros ao tentar passar de coluna para andaime. A morte foi ocasionada por traumatismo craniano.

Representantes da empresa Andrade Gutierrez, responsável pela construção do estádio, estiveram nas obras da Arena para apurar os detalhes sobre o acidente. O Corpo de Bombeiros e a Perícia Criminalista da Polícia Civil também visitaram o local.

Por conta das festividades da Páscoa, todos os operários foram liberados de suas atividades na Arena da Amazônia. Na segunda-feira, as obras seguem normalmente, apesar do incidente desta quinta.

Estimadas em R$ 590 milhões, as obras da Arena Amazônia tem conclusão de 56,8%, segundo dados da Unidade Gestora do Projeto (UGP) Copa, e deve ser concluída em dezembro desta ano.

Postado Por http://esportes.br.msn.com 29/03/2013

Fechar

ALECRIM CONTRATA O LATERAL DIREITO LÉO ROCHA

Léo Rocha, de 21 anos, chegou nesta quinta-feira e já treinou com o grupo no Estádio Ninho do Periquito. Jogador deve estrear na primeira rodada.

Saiba Mais

O Alecrim apresentou nesta quinta-feira mais um reforço para a sequência do Campeonato Potiguar. Trata-se do lateral-direito Léo Rocha, que já atuou por clubes como Madureira, Figueirense, Internacional e Atlético-PR. Ele chega para suprir a ausência de Maneco, dispensado nesta semana.

 É uma grande oportunidade de atuar ao lado de jogadores já consagrados em uma equipe tradicional aqui de Natal - disse Léo ao site oficial do clube.

Leonardo Amendola Fernandes da Rocha, o Léo Rocha, tem 21 anos e é natural do Rio de Janeiro. O atleta chegou a Natal nesta quinta, e já treinou com o elenco alviverde no campo do CCTAN, em Parnamirim. Sua estreia deve acontecer na primeira rodada da Copa Cidade de Natal, o segundo turno do Estadual.

Marcinho fica

O lateral-esquerdo Marcinho, que estava inicialmente na lista de dispensas, foi reintegrado ao elenco após um pedido da comissão técnica. Segundo o técnico Wassil Mendes, o jogador ainda não atingiu seu ápice por não ter participado da pré-temporada e ainda tem condições de melhorar.

- Após algumas conversas decidimos pedir à diretoria a reintegração do Marcinho. Ele chegou com um trabalho em andamento, ainda com o técnico anterior, e desde então o time jogou sempre duas vezes na semana, o que prejudica o preparo e treinamento de qualquer atleta. Entendemos que ele ainda pode evoluir e ajudar o Alecrim nesta próxima fase - explicou o treinador.

O Verdão fará mais um jogo-treino neste sábado, às 15h30, contra o Atlético Potengi. A partida será no Ninho do Periquito.

Pelo Campeonato Potiguar, o Alecrim só volta a campo na próxima quarta-feira, quando recebe o Santa Cruz-RN no Estádio Ninho do Periquito, em São Gonçalo do Amarante. A partida marca a estreia do Verdão no segundo turno, e tem início às 20h30.

Postado Por Guimarães (Globo Esporte) 29/03/2013

Fechar

COPA DO BRASIL: ABC E AMÉRICA ESTREIAM FORA DE CASA

Depois de várias modificações de data e horários, finalmente foi decidido que o ABC vai jogar - fora de casa - contra o Parnahyba e o América em casa, contra o Ji-Paraná.

Saiba Mais

O primeiro jogo - de ida - do ABC pela Copa do Brasil - 2013, será realizado no Estádio Albertão, no dia 10/04/2013 (quinta-feira) ás 20h30 contra a equipe do Parnahyba. O jogo da volta será no dia 25/04/2013 (ás 20h30) no Estádio Frasqueirão.

Já o América, no dia 10/04/2013 (21h) vai se encontrar com o Ji-Paraná no Estádio Biancão no jogo de ida. O jogo da volta, foi marcado para o dia 25/04/2013 (20h30) no Estádio Nazarenão. Possivelmente este jogo pode ser no Barretão (Ceará-Mirim).


Postado Por GUIMARÃES - REPORTAGEM PRÓPRIA. 28/03/2013

Fechar

PRESIDENTE DO AMÉRICA, ALEX PADANG ANUNCIA DOIS REFORÇOS PARA O CAMPEONATO POTIGUAR - 2013.

O goleiro Rodrigão e o volante Peu foram contratados e já se apresentaram no CT Alvirubro, em Parnamirim. Os dois se juntam ao meio campista Jorge Santos, que estava em período de teste.

Saiba Mais

O presidente do América-RN, Alex Padang, confirmou na noite desta quarta-feira a contratação do goleiro Rodrigão, que estava no Central de Caruaru. O jogador de 29 anos deve ser apresentado nesta quinta-feira, no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim.

Rodrigão tem 1,93m de altura e acumula passagens por clubes como J.Malucelli, Itabaiana-SE, Uberaba, União Suzano, Juazeiro e Mixto-MT.

Segundo Padang, o elenco do América-RN precisava de mais um goleiro desde a saída de Galatto, já que só conta com Dida e Wendell.

- Vimos a necessidade porque só temos Dida e Wendell. Se Dida machucar, Wendell é muito novo, e vimos que precisávamos de um goleiro mais experiente para a sequência do Campeonato Estadual - disse à Rádio Globo Natal.

O América-RN confirmou a contratação de mais dois atletas para a disputa do Estadual. O volante Peu e o atacante Jorge Santos assinaram contrato com o alvirrubro, a pedido do técnico Roberto Fernandes. Os nomes dos dois jogadores já foram publicados no BID da CBF e estão regularizados para vestir a camisa alvirrubra.

De acordo com o gerente de futebol do clube, Carlos Moura Dourado, os jogadores estavam realizando um período de avaliações no centro de treinamento do América, em Parnamirim, e receberam o aval do treinador, devido à necessidade de qualificar o elenco rubro.

- Os dois jogadores já estavam realizando atividades no nosso CT. Peu estava há quase 30 dias e Jorge há mais de 15 dias, e como temos a necessidade de contar com mais atletas, para dar opções ao nosso treinador, Roberto gostou do desempenho deles e acertamos o contrato - confirmou Moura.

Postado Por Guimarães (Globo Esporte) 28/03/2013

Fechar

CASCATA MOSTRA QUE É JOGADOR DE DECISÃO

Camisa 10 do alvirrubro garante vitória por 2 a 0 na primeira partida da decisão do primeiro turno. Mecão pode perder por dois gols e ser campeão.

Saiba Mais

O América-RN deu nesta quarta-feira um passo importante para conquistar o título do primeiro turno do Campeonato Potiguar. Com gols de Cascata, o time rubro bateu o Corintians-RN por 2 a 0 em pleno Estádio Marizão, em Caicó.

Com este resultado, o Mecão pode perder por até dois gols de diferença no próximo domingo, já que tem a vantagem por ter feito melhor campanha na primeira fase. Ao Galo do Seridó só resta vencer por três gols para ficar com o título. A partida decisiva será realizada no Estádio Nazarenão, em Goianinha.

Segundo o regulamento do Campeonato Potiguar, o campeão do primeiro turno ganha vaga para a Copa do Nordeste 2014 e a Copa do Brasil 2014.

O jogo

O América abriu o placar aos 29 minutos. O atacante Tiago Adan foi derrubado pelo goleiro David Escorpião na grande área e o árbitro Ítalo Medeiros de Azevedo assinalou o pênalti. Cascata cobrou bem, para a alegria dos torcedores americanos que foram ao Marizão. O Galo do Seridó não desanimou e assustou no minuto seguinte. João Paulo chutou forte e exigiu grande defesa de Dida.

Na segunda etapa, logo aos oito minutos, Índio Oliveira acertou a trave e quase ampliou. Cascata ainda tentou no rebote, mas parou em David Escorpião. Norberto, de cabeça, também forçou David a fazer boa defesa, aos 15. Dois minutos depois, Cascata recebeu na área e superou o goleiro do Corintians com categoria, consolidando a vitória rubra.

CORINTIANS-RN 0 X 2 AMÉRICA-RN
David, Everton (Ito Cruz), Fábio Seixas, Messinho e Índio; Ramon, Jozicley,  Leleu (Jorginho) e Thiago Santos (João Paulo); Didi e Ebinho. Dida, Norberto, Índio, Edson Rocha e Netinho; Ricardo Baiano, Fabinho, Daniel e Cascata (Jorge Santos); Tiago Adan (Bruno) e Índio Oliveira (Gláucio).
Técnico: Neto Maradona Técnico: Roberto Fernandes
Arbitragem: Ítalo Medeiros de Azevedo; Flávio Gomes Barroca e Vinicius Melo de Lima
Local: Estádio Marizão, em Caicó.
Público pagante: 2.397 | Renda: R$ 37.150,00

Postado Por Guimarães (Globo Esporte) 28/03/2013

Fechar

O CORINTIANS INTERROMPE TREINAMENTOS DEVIDO FORTES CHUVAS EM CAICÓ-RN

O Corintians-RN precisou interromper o treinamento coletivo na tarde desta terça-feira devido a uma forte chuva.

Saiba Mais

O Corintians-RN precisou interromper o treinamento coletivo na tarde desta terça-feira devido a uma forte chuva que caiu em Caicó. Raios e trovões também foram registrados. A movimentação durou apenas 20 minutos no Estádio Marizão, local da final do primeiro turno do Campeonato Potiguar. O jogo está marcado para as 20h30 desta quarta-feira. A comissão técnica decidiu encerrar o treino para que os atletas não corressem o risco de lesões. Além disso, o treinador Neto Maradona decidiu antecipar a concentração do elenco.

Postado Por http://www.vermelhodepaixao.com.br/ 27/03/2013

Fechar

ABC E AMÉRICA FAZEM O PRIMEIRO CLÁSSICO NA SÉRIE B EM AGOSTO.

Time alvinegro estreia em casa, contra o Paraná, enquanto o alvirrubro encara o Figueirense em Florianópolis. Tabela foi divulgada nesta segunda. Será que antes do clássico pela Série B, o time alvinegro vai conseguir quebrar essa sequência de invencibilidade do América no campeonato potiguar - 2013?

Saiba Mais

Os dois representantes do Rio Grande do Norte na Série B do Campeonato Brasileiro conheceram nesta segunda-feira a tabela básica da competição. O América-RN estreia contra o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, enquanto o ABC recebe o Paraná no Estádio Frasqueirão, em Natal. Os dois jogos estão previstos para o dia 25 de maio.

O primeiro Clássico Rei está marcado para a 14ª rodada, no dia 10 de agosto. O segundo embate entre as duas equipes será no dia 2 de novembro, pela 33ª rodada.

O primeiro jogo do América-RN como mandante será contra o Icasa, na segunda rodada, prevista para o dia 28. Este duelo já deverá ser realizado no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, nova casa do clube rubro, conforme anunciado em coletiva nesta segunda-feira. O local ainda será confirmado pela Confederação Brasileira de Futebol.

Palmeiras

América e ABC vão receber o Palmeiras nas 6ª e 27ª rodadas, nos dias 11 de junho e 5 de outubro, respectivamente.

Postado Por GUIMARÃES (Globoesporte.com) 27/03/2013

Fechar

O LATERAL DIREITO RENATO VOLTA A TREINAR COM BOLA

Jogador está recuperado da lesão no tornozelo direito que o tirou dos gramados por mais de 30 dias. Equipe só volta a jogar no dia 3 de abril.

Saiba Mais

Após mais de um mês, o lateral-direito Renato está de volta aos treinamentos no ABC. O jogador participou de atividade física com o restante do elenco alvinegro, na tarde desta terça-feira, no CT Alberi Ferreira de Matos, em Natal.

Renato está recuperado da lesão no tornozelo direito e será um importante reforço do ABC para o segundo turno do Campeonato Potiguar. O lateral-direito se machucou no confronto contra o ASA, pelas quartas de final da Copa do Nordeste, no dia 16 de fevereiro.

Nos últimos jogos, o técnico Paulo Porto precisou improvisar o volante Bileu na ala direita, já que Thiaguinho, que havia assumido a posição, também se contundiu.

A estreia do alvinegro no segundo turno do Estadual está marcada para o dia 3 de abril, contra o Potiguar de Mossoró. A partida será realizada no Estádio Frasqueirão, em Natal, com início às 20h30.

Postado Por GUIMARÃES (Globoesporte.com) 27/03/2013

Fechar

FNF DEFINE ARBITRAGEM PARA AS DUAS DECISÕES - PRIMEIRO TURNO.

Ítalo Medeiros de Azevedo apita primeiro \'tempo\' em Caicó, enquanto que Flávio Roberto Sales de Lima comanda o segundo jogo, em Goianinha.

Saiba Mais

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol definiu a arbitragem para os dois jogos da decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar, entre América-RN e Corintians-RN. Os sorteios foram realizados nesta segunda-feira, na sede da entidade, em Natal.

O primeiro jogo, marcado para esta quarta-feira, no Estádio Marizão, em Caicó, terá como árbitro Ítalo Medeiros de Azevedo, sendo auxiliado por Flávio Gomes Barroca e Vinicius Melo de Lima. O quarto árbitro será Caio Max Augusto Vieira.

Já o segundo jogo, marcado para este domingo, no Estádio Nazarenão, em Goianinha, ficará sob o comando de Flávio Roberto Sales de Lima. Os assistentes serão Luiz Carlos Câmara Bezerra e Valdomir Antonio de Araújo Júnior, tendo como quarto árbitro Zandick Gondim Alves Júnior.

Postado Por GUIMARÃES (Globoesporte.com) 27/03/2013

Fechar

JOGADORES DO AMÉRICA PEDEM MAIS ATENÇÃO COM O CORINTIANS

Jogando no Estádio Nazarenão, time foi derrotado pelo Corintians-RN por 1 a 0. No reencontro, jogadores alvirrubros pedem atenção ao Galo do Seridó.

Saiba Mais

Às vésperas da decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar, os jogadores do América-RN  mantém o mesmo discurso antes da partida contra o Corintians-RN: atenção. Quando se encontraram pela primeira vez este ano, na partida de estreia do alvirrubro na competição, a vitória ficou com o Galo do Seridó, por 1 a 0.

Agora, os times duelam em dois jogos para saber quem será o campeão da Copa RN e assegurar uma vaga na Copa do Nordeste. Sabendo da responsabilidade em garantir também a presença na final do Estadual, o goleiro Dida espera um adversário muito mais ofensivo por estar jogando em casa.

- O primeiro jogo em Caicó nos obriga a ter uma atenção ainda maior. Eles (Corintians) mostraram uma qualidade no nosso jogo de estreia, onde jogamos no Nazarenão e acabamos derrotados. Tanto uma estreia quanto uma final exigem uma atenção e uma preocupação maior. Nós temos que respeitá-los, mas vamos fazer o máximo para conseguirmos um bom resultado nesse primeiro jogo, para quando jogarmos em casa, com o apoio do nosso torcedor, termos a chance de sermos campeões – planeja Dida.

Postado Por GUIMARÃES (Globoesporte.com) 27/03/2013

Fechar

CORINTIANS ANUNCIA CONTRATAÇÕES E VIVE EXPECTATIVA DA DECISÃO

Goleiro Carlos Aguiar e atacante Damião são confirmados pelo Galo do Seridó para a sequência do Campeonato Potiguar. Caicó vive clima da final do primeiro turno.

Saiba Mais

O goleiro Carlos Aguiar, ex-União-AL, e o atacante Damião, que disputou a primeira fase do Campeonato Potiguar pelo Palmeira-RN, são os novos reforços do Corintians-RN para a sequência do Estadual. A informação foi confirmada nesta terça-feira, pela assessoria de imprensa do clube.

O atletas devem chegar a Caicó nesta quarta, e serão apresentados oficialmente no mesmo dia. A expectativa da diretoria alvinegra é já colocá-los em campo no próximo domingo, contra o América-RN, na decisão do primeiro turno.

Carlos Aguiar tem 24 anos, e é paraibano de Campina Grande. O defensor pertence ao Campinense, e foi emprestado ao Galo até o final do Estadual. No ano passado, ele defendeu as cores do Caicó, arquirrival do Corintians. Já Damião é um pouco mais experiente, e tem 29 anos. Essa será a sua segunda passagem pelo alvinegro seridoense. A primeira aconteceu em 2010.

Marizão deve lotar

Quatro mil ingressos serão colocados à venda pela diretoria do Corintians para a primeira partida da final do primeiro turno do Campeonato Potiguar, contra o América-RN. As entradas custarão R$ 20 (arquibancada) e R$ 10 (geral/estudante/idoso), e estarão disponíveis a partir das 18h desta quarta-feira, nas bilheterias do Estádio Marizão, em Caicó.

Cerca de 500 ingressos serão reservados para a torcida do América, que deverá entrar no estádio pelo portão utilizado normalmente pelos torcedores do Caicó. O presidente do Corintians, Raimundo Lobão, espera pelo menos 3.000 pessoas no jogo desta quarta.

Postado Por GUIMARÃES (Globoesporte.com) 27/03/2013

Fechar

CBF DIVULGA A TABELA - BÁSICA - DA SÉRIE B - 2013

A Confederação Brasileira de Futebol - CBF, divulgou nesta segunda feira (25/03/2013) a tabela básica da Série B- 2013.

Saiba Mais

O Campeonato Brasileiro da Série B - 2013, terá incio no dia 25 de maio e seu final para o dia 30 de novembro de 2013. 

As equipes que desceram para fazerem um "estágio" na Série B - 2013, foram: Palmeiras, Figueirense, Avai e Sport.

As equipes que receberm "promoção" para disputarem a Série B - 2013, foram: Paysandu, Oeste, Icasa e Chapecoense.

Confira a primeira rodada:

OESTE     X     AVAÍ

FIGUEIRENSE     X    AMÉRICA - RN

JOINVILLE     X    BRAGANTINO

ICASA     X    SPORT

ABC     X     PARANÁ

PALMEIRAS     X     ATLÉTICO - GO

SÃO CAETANO     X    CEARÁ

GUARATINGUETÁ     X    AMÉRICA - MG

PAYSANDU     X     ASA 

Postado Por GUIMARÃES - REPORTAGEM PRÓPRIA. 24/03/2013

Fechar

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA DESPESA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RN

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA TERÁ QUE SE EXPLICAR PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE ALTAS DESPESAS.

Saiba Mais

O Ministério Público Estadual (MPE), por intermédio da 60ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, instaurou um Inquérito Civil Público para apurar possíveis irregularidades nos gastos da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Como primeira providência, o Ministério Público requer que o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, envie cópias à Procuradoria Geral de Justiça dos processos de pagamento referentes às despesas com verbas alimentares.

A portaria que avisa sobre a abertura do inquérito foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE). A peça é assinada pelo promotor de defesa do Patrimônio Público, Afonso de Ligório, e tem como fundamento legal as leis 8.429/92 – sobre atos de improbidade administrativa que importam enriquecimento ilícito – e 8.666/93 – licitações e contratos administrativos.

Procurado pela TRIBUNA DO NORTE para explicar as razões das suspeitas, o promotor não revelou detalhes. Alegou que não se encontrava no gabinete, naquele momento, e limitou-se a afirmar que o inquérito instaurado ontem “é mais um, entre outros” sobre os gastos realizados pelo Poder Legislativo estadual. “No momento não estou com as informações dessa ação. Além deste, temos outros inquéritos  sobre a Assembleia e alguns ainda serão publicados”, afirmou Afonso de Ligório.

De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia, a Procuradoria do Legislativo ainda não foi comunicada sobre a abertura do inquérito e, portanto, não poderia comentar o assunto. “A Procuradoria vai aguardar ser comunicada oficialmente sobre o assunto para poder emitir alguma informação”, informou o jornalista Rubens Lemos Filho, diretor de comunicação.

Servidores

O Ministério Público Estadual investiga a Assembléia Legislativa em outras áreas. Às vésperas de realizar o primeiro concurso público de sua história, o Legislativo ainda não tem perspectivas de quando contará com o desfecho de uma ação proposta pelo MPE, em 2008, e que envolve cerca de 40% do efetivo de servidores da Casa. Há quatro anos que os promotores do Patrimônio Público pedem na Justiça a demissão de mais de 190 funcionários efetivados no Poder Legislativo sem concurso público. Na ação consta 21 processos, que hoje tramitam principalmente no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, e no Tribunal de Justiça do Estado.

O Ministério Público Estadual já perdeu em algumas instâncias. Os servidores que ainda estão ativa foram incluídos no regime estatutário, com estabilidade e diversos outros benefícios.

A Assembleia tem hoje, segundo dados do Portal da Transparência, 404 servidores efetivos. Além disso, de acordo com a Assessoria de Comunicação, há 321 servidores comissionados. Até hoje nenhum concurso público foi realizado na história da Assembleia. Isso significa que os servidores foram admitidos sem concurso. Alguns foram remanejados. O Ministério Público viu ilegalidades, mas a tese foi rejeitada pelo TJRN e pelo Superior Tribunal de Justiça.

AL informa que houve ampliação do “auxílio”

Os gastos com o pagamento de auxílio-alimentação aumentaram 846%, no período de três anos, na Assembleia Legislativa. A informação consta do portal da Transparência do Legislativo. No primeiro trimestre de 2011, a Assembléia estadual pagou R$ 345.424,20 como ajuda de custo para alimentação aos servidores da Casa. No mesmo período do ano passado, o valor subiu para R$ 388.771,86. Este ano, houve um acréscimo significativo. Entre janeiro e março, foram pagos R$ 3.269.771,03.

Os dados integram o único item que se aproxima do objeto de investigação do MP, mas a relação não foi confirmada pelo promotor.  A assessoria de imprensa da AL explicou que o aumento dos gastos com ajuda para alimentação é conseqüência da reforma administrativa realizada ano passado. Segundo a assessoria, o benefício de auxílio-alimentação era restrito, até 2012, aos funcionários efetivos da Casa. “Com a reforma, o benefício foi estendido a todos os funcionários. Por isso, esse aumento nos números”, informou Rubens Lemos Filho, diretor de comunicação.

Postado Por GUIMARÃES - TRANSCRITO DA TN 24/03/2013

Fechar