Parnaradio - A Radio Mais Eclética da Web
More Website Templates @ TemplateMonster.com. April 02, 2012!

Empresariado, governo e FAB buscam solução para uso do Augusto Severo

Entidades e administração pública tentam afinar o discurso sobre o uso do terminal de passageiros do aeroporto de Parnamirim

Saiba Mais

A possibilidade do terminal de passageiros do Aeroporto Augusto Severo ter seu potencial econômico aproveitado voltou a ser pauta de discussão entre o empresariado, Governo do Estado e Força Aérea Brasileira, que assume o comando do equipamento em 31 de julho.

Na manhã desta quarta-feira (9), uma reunião entre os três atores citados colocou o assunto em pauta. Nenhuma decisão foi tomada a respeito da utilização para fins civis de aeroporto, mas o encontrou serviu para demonstrar que há interesse em afinar o discurso sobre o tema. Participaram o brigadeiro Hudson Potiguara, Comandante da Guarnição de Aeronáutica em Natal, André Luís Gomes Monteiro, comandante da Base Aérea de Natal (BANT), Zeca Melo e Silvio Bezerra, do Sebrae, Marcelo Queiroz, da Fecomércio, Pedro Terceiro de Mello, da Fiern, e Silvio Torquato, titular da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico.

“Existiam muitas conversas do que seria feito da estrutura do Augusto Severo, um centro de convenções, uma rodoviária, e a reunião de hoje foi para cessar isso”. Torquato também afirmou que as conversas continuarão até que se chegue à melhor decisão para o Rio Grande do Norte. Ele lembrou o lançamento do Mais RN, estudo feito pela Macroplan encomendado pelo governo estadual e Fiern, que irá esclarecer o que sera ideal para utilizar a área.

Cessão

As próximas discussões sobre o assunto deverão considerar a possibilidade do Governo do Estado reaver parte da área que desapropriou e doou à União para ampliação da pista do aeroporto, conforme antecipou o portalnoar nessa terça-feira (8)

Sobre o assunto, a Procuradoria Geral do Estado esclareceu que o Estado poderá requerer a área de volta caso o contrato de cessão tenha cláusula de reversão prevendo essa medida. Caberá à governadora Rosalba Ciarlini decidir sobre o assunto. A assessoria de imprensa do governo foi procurada sobre o assunto, mas ainda não deu retorno.

Como não deverá interessar ao Estado tomar uma área na qual há uma pista construída, a sugestão defendida pelo trade econômico é uma permuta. Assim, a Força Áerea Brasileira ficaria com a pista e todo o maquinário necessário para regulação de voos, e o Estado ficaria com o terminal de passageiros e a área de estacionamento.

Um estudo da Fecommercio realizado recentemente para tratar das potencialidades do terminal indica que a permuta pode ser não só mais fácil do que se imagina, como seria também justa. Isso porque a área cedida pelo Estado para a construção da pista corresponde a 42 hectares, exatamente a área na qual estão contidos o terminal de passageiros e o estacionamento.

FAB

Em nota encaminhada à redação, o comando da Força Áerea Brasileira afirmou que até agora não foi procurado para tratar de qualquer assunto relativo ao aeroporto.

O comunicado esclarece ainda que o “Comando da Aeronáutica volta a assumir a administração do aeroporto Augusto Severo em 31 de julho” e que “o local vai abrigar um Centro de Treinamento Operacional (CTO). Desta forma, a BANT reforçará a vocação de preparar pilotos para o emprego operacional, concentrando no CTO não só a especialização de todos os pilotos da FAB – já realizada na BANT – mas também diversos cursos de capacitação que os militares realizam durante a carreira”.

Postado Por www.portalnoar.com 10/07/2014

Fechar


Notice: Undefined variable: noticias1 in /home/parnaradio2017/public_html/noticias1.php on line 87

Warning: mysql_fetch_assoc() expects parameter 1 to be resource, null given in /home/parnaradio2017/public_html/noticias1.php on line 87